quinta-feira, 2 de maio de 2024

Festa da democracia

Conforme mensagem divulgada na internet, uma pessoa descreve a “Festa da Democracia”, dizendo muito da realidade sobre a atuação dos políticos brasileiros, além de mostrar os abusos que são praticados com o emprego do dinheiro público, conforme o texto a seguir. 

“Trajes finos, ternos de primeira. À mesa o que há de melhor: lagosta, carpaccio e bebidas premiadas. Seja bem-vindo à festa da democracia, uma cerimônia paga com o seu dinheiro, para que eles aproveitem ao máximo. Entre os presentes somente cidadãos de primeira classe, porque a festa da democracia é você que paga. Auxílio moradia, verba para o paletó, aposentadorias generosas, motoristas particulares e até vale gasolina. No brasil, temos o segundo Congresso Nacional mais caro do mundo, um custo de mais de14 bilhões por ano, no bolso dos brasileiros. Isto porque a festa da democracia é você que paga. Fique tranquilo, pois ao final do dia sempre sobram as migalhas. Escolas caindo aos pedaços, ruas esburacadas, hospitais sucateados, criminalidade generalizada. Custeamos o luxo à troca de lixo. Lagosta para ele, cesta básica para você. Hospital de luxo para eles, SUS para você, segurança armada para eles, insegurança para você. Isto porque a festa da democracia é você que paga. São burocratas e políticos que usam a máquina pública para interesses próprios. No fim, o preço disso tudo é um só, uma nação sufocada pelos tentáculos daqueles que sugam até o último centavo do povo, sob pretexto do penhor. A impressão é a de que a população é a plebe e eles são os verdadeiros senhores feudais. Mas se todo poder emana do povo, como chegamos até aqui?”   

 É realmente espantoso e extremamente incompreensível que o poder emane do povo, mas o seu representante, que tem o exclusivo dever de atuar em defesa dele, simplesmente o abandona para cuidar de seus interesses políticos.

Trata-se de situação notoriamente esdrúxula, em que quem tem o poder para eleger, não passa de bobo da corte, assistindo continuamente festivais de extravagâncias, abusos, exageros e deformidades com o emprego de recursos públicos.

Essa situação é verdadeiro show de horrores, consentido e respaldado pelo timbre da legalidade, eis que os inescrupulosos, desonestos e aproveitadores do dinheiro dos contribuintes não têm nenhum compromisso como contrapartida em relação aos votos recebidos.

O que se percebe, na realidade, é que a depravação e a insignificância na política é o espelho que reflete fielmente o pensamento degenerado e medíocre dos eleitores, que não se empenham em aprimorar o seu voto, no sentido de se evitar votar em candidatos desonestos, incompetentes, indignos e irresponsáveis, com relação à essencialidade da finalidade política.

Em síntese, tem-se como certeza absoluta, diante das constatações, evidenciadas pelos fatos políticos, que o povo tem os seus representantes políticos que bem merece, cujas mentalidades se equiparam, conforme mostram os resultados das eleições, que nem poderiam ser diferentes, em razão do nível inferior dos eleitores, que não estão nada preocupados o que fazem os seus representantes políticos.

Conviria que as pessoas esclarecidas, ao contrário das postagens de mensagens criticando o deplorável status quo, que não contribui para mudar absolutamente nada, seria muito mais importante se elas tivessem a iniciativa de mobilização da sociedade para a conscientização do verdadeiro poder do voto, no sentido de que ele possa ser empregado para eleger candidatos que se comprometam em trabalhar exclusivamente em defesa da população e ainda ajudando a eliminar, da vida pública, as pessoas desonestas e aproveitadoras do dinheiro público.

Pode-se afirmar que, caso nada seja feito nesse sentido, a promiscuidade política somente se intensifica em novas eleições, obviamente em prejuízo do próprio povo, que são diretamente prejudicados, infelizmente.

Brasília, em 1º de maio de 2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário