segunda-feira, 15 de abril de 2024

Críticas

 

Conforme vídeo que circula nas redes sociais, um professor é  homenageado pelo Fórum da Liberdade, com o prêmio “Liberdade de Imprensa”, que se destina a reconhecer o seu trabalho em prol ao desenvolvimento do pensamento crítico.

O homenageado tem vários cursos de pós-graduação, tendo desempenhado muitos cargos nos setores empresariais, que ele é também   considerado referência na sua área de atuação, por se destacar por seu reconhecido trabalho.

No discurso, ele fez severas críticas ao sistema atual que permeia o tema liberdade de expressão, que passou por processo de mudança, tendo afirmado que sente vergonha de ver que vem sendo censurada a exposição da defesa do pensamento, na forma cruel de se reprimir o aperfeiçoamento democrático.

O professor esclareceu por que ele é intransigente defensor da salutar liberdade de expressão, mesmo no caso de fake News, porque esse princípio tem a faculdade de se permitir o vicejar da verdade, que, enfim, é o que realmente interessa em país livre e evoluído, em termos democráticos.   

Como se pode perceber, trata-se de professor que mostrou ser extremamente conhecedor das raízes dos gravíssimos problemas institucionais brasileiros.

Tanto isso é verdade que a sua narrativa foi ao âmago das causas dos males que afligem as estruturas da cambaleante democracia brasileira.

A segura e a competente abordagem de tema delicado nos levam a acreditar que o professor domina, com bastante experiência e conhecimento de causa, os meandros das táticas empregadas pelo sistema dominante.

Ou seja, normalmente quem tem destreza na identificação dos recursos para determinada prática de atividade intricada, em princípio, sabe também lidar com o antídoto para a anulação da sua eficácia.

Diante disso, não há a menor dúvida de que é da maior importância a sabedoria e o conhecimento acerca dos fatos que estão incomodando os brasileiros honrados e dignos, como forma segura do seu diagnóstico, como tão bem foram dissecados pelo nobre mestre, mas é possível se acreditar que muito mais relevante é ter a inteligência para oferecer seus préstimos com vistas à formulação de medidas capazes de contraposição das arbitrariedades prevalentes.

Sim, pode até terem alguma finalidade as críticas contra os atos abusivos e antidemocráticos, mas somente têm eficácia mesmo, com notoriedade, as medidas concretas adotadas contra eles, mesmo que os recursos sejam rechaçados, porque a tirania jamais vai concordar com nenhuma forma de contestação à sua atuação, que, para ela, não existe nada a ser reparado nem contestado.

Não obstante, nas circunstâncias, é de extrema importância o registro que se faça para se evidenciar, com precisão, a ocorrência de abuso de autoridade e de extrapolação dos ditames jurídicos, que são algo inexistentes nas críticas inúteis e inócuas, de vez que elas não passam disso, não tendo força alguma para mudança dos atos sob questionamento.

Enfim, apelam-se por que as pessoas especializadas em pensamento crítico, com capacidade para a identificação das maldades na administração pública, em especial nas searas políticas e jurídicas, se dignem a contribuir para a formulação de medidas concretas contra os ato abusivos, arbitrários e inconstitucionais, porque isso realmente condiz com forma de amor à pátria, no sentido de contribuir para a moralização do Brasil.

Brasília, em 15 de abril de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário