quarta-feira, 17 de abril de 2024

Parabéns, doutor Francisco Pinheiro Rocha

 

Com muita honra, recebi convite do presidente da ilustrada Câmara de Vereadores de Uiraúna, vereador Benevenuto Claudino, para participar da sessão solene destinada à entrega do título de Moção de Aplausos a alguns agraciados, entre os quais destaco o doutor Francisco Pinheiro Rocha.

Diante disso, expressei sentimento de muita alegria pela justíssima  homenagem que será prestada ao querido e notável doutor Pinheiro, que é forma de extremo ajuste ao necessário reconhecimento à grandeza de um dos mais ilustres filhos de Uiraúna, que tanto honra a nossa terra natal, por toda a sua extensa obra dedicada à causa de amor à humanidade.

Mesmo que o doutor Pinheiro não quisesse, à vista da sua índole natural de modéstia, ele não tinha como recusar o título mais do que merecido de “O Médico de Brasília”, que lhe foi atribuído pelo Sindicado dos Médicos do Distrito Federal, cuja honraria consta do livro publicado em sua homenagem, sob o título “DR. PINHEIRO, o médico de Brasília”.

A trajetória profissional de doutor Pinheiro é algo extraordinário, que tem o reconhecimento por sua notável contribuição à Ciência Médica, à vista do tanto da sua disponibilidade pessoal em prol do aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas, objeto de toda a sua vida dedicada aos hospitais, no Brasil e no exterior, especialmente na França ele é associado à classe médica francesa.

Não à toa que esse médico excepcional se tornou ícone na área da medicina ante a importância do seu legado, tanto na prática nos centros cirúrgicos como nos laboratórios de residência médica, formando novos profissionais na área da cirurgia especializada.

O doutor Pinheiro teve a brilhante vocação de ser médico, como ideário dedicado, com muito amor, ao salvamento de vidas humanas, tendo por princípio essencial os sentimentos seguidos do Evangelho de Jesus Cristo, por pessoa arraigada à fé cristã que ele é, que procura valorizar o amor ao próximo, por meio do seu sagrado vínculo aos recursos da medicina.

O doutor Pinheiro é a síntese da pureza da bondade ínsita do ser humano, em forma de disponibilização da atenção e do amor ao próximo, tudo mostrado e evidenciado por meio da dignidade na vida pública, na fé em Deus e nos princípios cristãos e tudo o mais que fortalece o coração do ser humano que tem a consciência sobre a realização das práticas sublimadas no bem e no amor.

Alguém escreveu uma linda canção religiosa, onde tem uma expressão que fala exatamente o seguinte “O mundo pode até fazer você chorar, mais Deus te quer sorrindo“.

Tempos atrás, em texto que eu reverenciei algumas qualidades de douto Pinheiro, eu disse que, em apologia à referida expressão, que “Deus quer ver doutor Francisco Pinheiro Rocha sempre sorrindo”, evidentemente em contemplação à sua obra extraordinária como médico de escol, que tem sido  completamente genial na dedicação da sua vida ao serviço do cuidado integral da vida humana, com habilidade e carinho próprios de quem foi orientado por Deus para ser o seu fiel mensageiro na área médica, que tem o dom também operar milagres, salvando vidas.

O doutor Pinheiro tem sido não somente referência e modelo de capacidade e inteligência na profissão de médico cirurgião, mas especialmente exemplo de honradez, ética, moralidade, dignidade, entre outras qualidades inerentes à conduta de homem de bem, conforme isso e abanado por seu invejável currículo como cidadão.

Ele conseguiu construir, ao longo da sua vida, incomparável legado de serviços em benefício do seu próximo, tendo cumprido fielmente um dos ensinamentos disseminados por Jesus Cristo, que, em determinada ocasião, respondendo à indagação de discípulo Dele, disse que, para ser bom cristão, era preciso apenas "amar ao próximo como a si mesmo", princípio esse que é seguido rigorosamente por doutor Pinheiro, que tem sido fiel devoto da sua profissão em amor ao próximo.

Sem margem de dúvidas, é justo se afirmar que o doutor Pinheiro se notabilizou como pessoa plenamente realizada na vida, tendo a certeza tanto de ter valioso acervo de importantes trabalhos na área da medicina como também de ter a oportunidade de conhecer, em vida, o magnífico retorno do manancial planejado e executado sob as suas eficientes orientação e gestão, onde ficaram evidenciadas, de forma indelével, as marcas da sua brilhante passagem, com o selo largamente atestado do melhor padrão de qualidade em tudo feito por ele.

Ressalte-se que todo o seu relevante trabalho foi revertido em benefício do seu semelhante, sob a égide da Ciência Médica, que permite ao homem essa maravilhosa oportunidade para a realização de preciosos procedimentos voltados diretamente para o bem da humanidade.

É evidente que doutor Pinheiro, com a sua ampla experiência na área da medicina e nos trabalhos como cientista de altíssimo nível, entende perfeitamente avaliar a grandeza da sua obra e o tamanho do seu legado passará para a história como sendo da maior importância para o ser humano.

Por fim, convém, muito mais por dever de justiça, ressaltar um pouco da admirável e excelente participação do doutor Pinheiro na história administrativa de Brasília, quando essa cidade teve a importante oportunidade de conhecer um dos maiores empreendedores e gestores públicos, que pontificou como modelar e competente Secretário de Saúde do Distrito Federal, a par do seu destacado trabalho como médico dedicado à área cirúrgica, em perfeita harmonia com os anseios da sociedade brasiliense.

O notável doutor Pinheiro se tornou figura principal na construção, como obras complementares, da rede médico-hospitalar do Distrito Federal, tendo contribuído para oferecer a garantir da oferta dos serviços essenciais para a sua população: a saúde pública de qualidade, inclusive sendo ele responsável pela construção de alguns hospitais e a conclusão das obras do Hospital de Base de Brasília, o principal da capital federal.

Sobreleva sublinhar a importância do amplo e exemplar trabalho realizado pelo doutor Pinheiro, como forma de se permitir o registro sobre a brilhante história de pessoa que se dedicou, por toda a sua vida, com invulgar desenvoltura no sistema médico-hospitalar do Distrito Federal, na qualidade de médico cirurgião e, em especial, como competente e modelar gestor público, por ter construído importantes unidades hospitalares.

Na verdade, à vista do seu extraordinário desempenho como pessoa pública, como médico e gestor de qualidade, cuja obra é cristalinamente notável,  o doutor Francisco Pinheiro Rocha é digno do título de ícone da medicina brasiliense, à vista dos seus magistrais legados de altruísmos, méritos e atributos pessoais, unanimemente reconhecidos pela classe médica.

Por tudo que foi exposto acima, parece lícito se afirmar que a saúde pública do Distrito Federal jamais teria alcançado o nível de qualidade que ostenta na atualidade sem a competência da gestão do quilate do revolucionário e visionário doutor Francisco Pinheiro Rocha, que conseguiu colocar no patamar desejável de eficiência e eficácia o atendimento dos serviços inerentes à saúde pública local, graças às importantes medidas implementadas na gestão dele.

À toda evidência, o doutor Pinheiro é orgulho de Uiraúna, sob o respaldo no seu vasto e invejável acervo de realizações coligidas ao longo da sua notável vida como profissional da Medicina, a par do inegável reconhecimento da crítica e da sociedade, tendo se tornado servidor incansável e ardoroso na dedicação de esforços e empenho no salvamento de vidas ou quando mais ainda na busca da melhoria da qualidade da saúde pública, onde trabalhou arduamente por longos anos.

A Moção de Aplausos outorgada a doutor Pinheiro reconhece a real importância desse grande homem como filho de Uiraúna, que corresponde ao grande amor que ele sente no peito pela terra onde orgulhosamente nasceu e viveu a sua infância, tendo se banhado nas águas do antigo açude do padre, como era assim chamado, para o arejamento da sua imensa intelectualidade que fora aflorada extraordinariamente, tempos depois.

 Certamente que Uiraúna sente-se honrada em ter sido berço de pessoa do quilate do doutor Francisco Pinheiro Rocha, que realmente dignifica o nome dessa cidade, porque, possivelmente, sem desmerecer as qualidades de ninguém, nunca mais nascerá nesses torrões sagrados de Padre José de França Coutinho, outra pessoa com tamanho brilhantismo como demonstrado pela magnitude da autoridade dele, no tocante à nobre e complexa área da Medicina.

Enfim, é com muita honra que me associo ao povo de Uiraúna para parabenizar o seu mais ilustre filho, o notável doutor Francisco Pinheiro Rocha, que recebera, em 29 de abril corrente, o reconhecimento, em forma de aplausos, evidentemente pelo conjunto da sua importante obra, que realmente é motivo de orgulho para a sua terra natal, uma vez que não poderia haver nada mais expressivo do que a entrega da láurea pela grandeza das suas obras em benefício do seu próximo, em especial, para o povo do Distrito Federal, foi servidor público de carreira, na área da medicina.

É com muito carinho que saúdo o doutor Francisco Pinheiro Rocha, pelo reconhecimento consignado pela colenda Câmara de Vereadores de Uiraúna, que mostra a real importância do seu legado, na forma de resumo da evidenciação do bem maior que foi feito por toda a sua vida, em benefício do seu semelhante, que se traduz em lição de amor ao próximo.

Parabenizo o doutor Francisco Pinheiro Rocha, os demais agraciados e a colenda Câmara de Vereadores de Uiraúna, pelo congraçamento que faz justiça ao mérito.  

Brasília, em 17 de abril de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário