domingo, 21 de abril de 2024

Parabéns, Brasília!

 

Comemoram-se, nesta data, 64 anos da existência de Brasília, que cada vez mais se consolida como a capital do Brasil e de todos aqueles que sonharam vir para a nova capital e vencer na vida.

Lembro-me que, quando decidi vir para cá, logo no início do longínquo ano de 1966, eu trouxe comigo a inquebrantável vontade para enfrentar, sabidamente, tormentas e tempestades, diante das minhas limitações de todo ordem, como de fato tudo isso aconteceu, mas nunca desisti de seguir em frente, porque, naquela época, a sorte estava lançada e não havia como retornar à origem, em que pese da saudade da família, dos amigos e de tudo que eu havia deixado para trás.

Eu trouxe comigo muito pouca coisa na minha valise, sem experiência de nada, sem conhecimento de nada, sem estudos, sem profissão, mas ela continha o maior volume que era a minha disposição para enfrentar todos os desafios.

Certamente que foi melhor que tudo tivesse sido exatamente assim, porque esse conjunto de dificuldades teria sido a senha para me mostrar que a força de um homem nasce precisamente nos momentos mais tenebrosos, em que tudo converge para sinalizar sobre a necessidade do permanente encorajamento para a luta, não importando os obstáculos que são postos no caminho para serem ultrapassados e vencidos.

A verdade é que tenho plena e perfeita noção de que jamais eu teria vencido sozinho, mesmo com todo empenho na trincheira que construí para vencer as piores dificuldades de quem estava começando com o completo despreparo em tudo e de toda ordem.

Entendo perfeitamente que, com a ajuda divina, todos os anjos da guarda apareciam para mim nos exatos momentos que eu precisava deles, trazendo a solução que eu precisava para os problemas e, assim, fui seguindo em frente, passo a passo, tijolo por tijolo colocado no meu edifício de vida, construindo minha longa trajetória, à medida da recompensa dos empreendimentos e do sacrifício.

Hoje, relembrando o passado de muito altruísmo, verifico que o meu lugar de destino era exatamente em Brasília, onde eu pude mostrar toda a minha capacidade de aprendizagem e superação, como quem veio de muito longe seguindo o sonho profético de Dom Bosco, para a terra que jorra “leite e mel”, porque aqui se oferece todas as oportunidades para quem realmente tem disposição para compreender que ser feliz é lutar tenazmente por um lugar de glória construído exclusivamente com a soma do seu suor, evidentemente também contando com a grande sorte da atração para a sua companhia da enorme ajuda de muitos anjos da guarda, que viram em mim algo de merecimento, sob a compreensão de que ajudar o próximo sempre faz bem.

Sinto feliz em resumir, em palavras, a síntese de um pouco da trajetória da minha vida, que foi transformada no que ela é graças aos esforços de quem nunca desistiu de ser feliz e lutar por isso.

Hoje, diga a Brasília que a sua existência, cada vez mais consolidada e progressista, enche o meu coração de alegria, principalmente pela oportunidade de lhe agradecer por tudo que você propiciou para que eu usufrua todas as benesses oferecidas por esta cidade maravilhosa, que tem sido um dos melhores lugares para se viver.

Parabéns, Brasília, desejando que você seja sempre motivo de orgulho dos brasileiros.                 

Brasília, em 21 de abril de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário