sábado, 20 de abril de 2024

O intocável

 

Diante de crônica da minha lavra que critiquei a inocuidade da mobilização dos cariocas, pelo último ex-presidente do país, sob o argumento de defender a democracia e a liberdade de expressão, apresentando como agenda apenas a necessidade de fotografar a multidão e enviar para o mundo, como forma de denunciar a ruptura dos direitos humanos e outras garantias constitucionais, uma pessoa se manifestou em contrariedade ao meu texto, tendo afirmado a mensagem a seguir.  

Apoiado. Todos tem o direito de ter uma opinião, respeito isso. Mas ofensas ao Ex Presidente eu não aceito. Nesse Grupo NÃO. Sei que vcs não vão perder nada, mas saio do Grupo. Apesar de perseguido, ele continua lutando pelo povo. Fiz meu juramento em 1967 e ele continua valendo. Não estou dizendo que ele é o melhor do mundo, mas me apontem um melhor. Fazer no Grupo relatórios contra ele é DESRESPEITAR a maioria dos Componentes. Esse Grupo foi feito para tratar assuntos da 162. Respeitem.”.

Essa mesma pessoa afirmou que é correto, sim, se tirar fotografia e enviar para o mundo, em forma de denunciar as arbitrariedades que grassam no país tupiniquim.

Em resposta à aludida mensagem, eu disse que não tencionava polemizar com o meu texto, que contém a minha verdade e cada pessoa tem a sua e ambas precisam ser respeitadas, sem limites, porque isso se insere no direito constitucional da liberdade de pensamento e dos direitos humanos, que é simplesmente desprezado por pessoas que se acham que são donas da razão e da verdade.

Como se dizer que “Todos tem (sic) o direito de ter uma opinião, respeito isso.”, mas, ao mesmo tempo, ameaça se afastar do grupo certamente, por incoerência, em discordar das opiniões contrárias às suas?

Calma, rapaz, o comentário que fiz é pertinente a todo brasileiro que almeja o melhor para o Brasil, diante da disseminação de atos de pura incompetência, quando o momento de enorme e gravíssima crise institucional exige medidas somente de competência ao extremo, que é algo inexistente nas propostas apresentadas pelas lideranças políticas da oposição, que idealizam combater as questionáveis medidas inconstitucionais apenas tirando fotografia da multidão e mandando-a para o exterior, em forma de denúncia.

Jamais, na minha vida, eu vi se criticar no bom sentido, mostrando a inocuidade das manifestações populares, que poderiam ser realizadas, sim, mas com o propósito de se apresentar medidas concretas contra os atos e as medidas arbitrárias e abusivas, de modo que pudessem contestar o predomínio da tirania, que se alastra justamente por nada ser feito para incomodar a estrutura da ditadura da toga, conforme mostram os fatos.

Na minha concepção, diferente do que muitos pensam, nunca que fotografia mandada para o mundo tem alguma capacidade para defender a democracia e a liberdade de expressão, cujos objetivos foram mencionados exatamente dessa forma, no vídeo em causa.

É direito das pessoas concordarem com os seus líderes políticos, sob a sabença de que o povo tem os seus representantes políticos que bem merece, exatamente porque ambos têm a mesma mentalidade política.

Sem tencionar contrariar as sumidades em política, tenho entendimento em contrário, no sentido de que a denúncia ao mundo, mostrando, por meio de fotografia, que a multidão de brasileiros está extremamente revoltada contra a tirania predominante no Brasil, isso tem a especial relevância de evidenciar que se trata de situação delicadíssima vivida no país, que é da exclusiva competência dos brasileiros resolverem com os próprios esforços e com medidas apropriadas, nas circunstâncias, sem necessidade de reclamar ao mundo, que não tem interesse algum em se sacrificar pelos negócios do Brasil.

Ou seja, o artifício de se denunciar e mostrar, por meio de fotografia, ao mundo a sujeira que grassa livre e soberanamente no Brasil tem também o condão de se evidenciar, de forma cristalina, a plena incompetência dos políticos brasileiros de oposição, que tiveram a iniciativa de combaterem a situação da ditadura em curso tão somente com “importante” instrumento de se denunciar, ao mundo, a cruel realidade e, para não restar a menor dúvida sobre a insatisfação da população, foi resolvido também que seria enviada fotografia para o exterior.

Resta apenas aplaudir as mentes brilhantes dos políticos brasileiros de oposição, em defesa da democracia e da liberdade de expressão, por agirem na busca de medidas nitidamente ineficazes contra os atos criminosos do sistema dominante.

Gostaria de lembrar que o competente e dinâmico governador de São Paulo, na minha opinião, é mil vezes melhor do que o político idolatrado por muitos brasileiros, que é direito deles, assim como muitos brasileiros também acham o atual presidente do país, sem nenhuma significação política nem administrativa, como o melhor e mais honesto do mundo.

Tudo isso é absolutamente normal, visto que os pensamentos ideológicos estão sob o palio dos princípios democráticos, inerentes à liberdade de pensamento.

Por fim, digo que ninguém precisa sair grupo, nem eu, porque eu prometo nunca mais escrever as minhas mensagens na coluna deste grupo, que muitos integrantes dele, pasmem, acham extremamente essenciais a liberdade de expressão e o direito de se dizer a verdade, certamente porque isso tem amparo na Constituição brasileira, desde que não envolva a figura do “todo-poderoso”, que é considera impoluta e intocável.

Brasília, em 20 de abril de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário