sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Em dever dos princípios

 

À vista da imprecisão sobre informações no texto que escrevi comentando a crítica situação humanitária enfrentada pelo governo ditatorial de Cuba, que culminou com os protestos organizados por moradores daquele país, o querido irmão Ubiracy Veloso escreveu a seguinte mensagem: “Digo novamente, meu caríssimo Ir. Adalmir - avante, em dever dos seus princípios! - Se me permite e, se for possível, solicito declinar o nome do Religioso. Evidente que não irei dialogar e nem contradizer o que ele pensa da Revolução Cubana, porém, se for pessoa conhecida mundialmente, lógico que tem efeitos em suas conotações ideológicas! Desculpe-me por esse atrevimento, pois me considero um democrata! Renovo a minha consideração e admiração.”.

Em resposta à amável ponderação, eu disse que não se trata de atrevimento algum da parte do amigo, mas preciso dizer que, em todas as minhas crônicas, procuro não mencionar o nome das pessoas, salvo quando normalmente o assunto é tratado diretamente com elas, que, no caso, a educação exige que seja assim.

Do contrário, evito falar nomes de políticos e pessoas, até mesmo como forma de respeito, mas, em muitos casos, mesmo sem mencioná-los, eles ficam explícitos por meio da nomeação do cargo por eles ocupados.

O autor referido na minha crônica é o nobre Frei Beto, religioso de muita influência e bastante respeito da esquerda, porque ele escreve muito bem e sabe, como ninguém, dizer exatamente o que ela gosta de saber sobre o mundo do socialismo, do qual ele entende como ninguém, embora ele seja religioso católico e sobre ele eu disse um pouco o que pensava, no meu texto.

Mais uma vez, peço desculpas pelo meu estilo de discrição sobre os personagens que povoam as minhas crônicas, porque foi a forma que achei ideal e elegi para seguir, como hábito retilíneo e de certa forma respeitoso ao ser humano.

Muito obrigado, mais uma vez pelo carinho, dizendo que a minha admiração é recíproca e no mais elevado sentimento de admiração, como sempre tenho demonstrado.

Brasília, em 1º de agosto de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário