quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Publicação do meu 54º livro

            É com muita satisfação que anuncio a conclusão de novo livro da minha lavra, que passa a constituir a minha quinquagésima quarta obra literária e se junta à minha coleção, cujo acontecimento contribui para a feliz renovação das energias que necessito para a continuidade das maravilhosas atividades de escrever.

Dando continuidade à praxe que tenho adotado, com a dedicatória de meus livros às pessoas importantes e queridas, tenho o prazer de homenagear, desta vez, o admirável doutor Luiz Gomes, médico de formação, que me acolheu, com muito afeto, no seu apartamento, quando cheguei em Brasília, no liminar de 1966.

A fotografia da capa do livro é linda visão panorâmica do entardecer de Brasília, que, mais uma vez, a embeleza.  

Transcrevo, a seguir, a dedicatória elaborada com muito carinho, no meu 54º livro, onde homenageio admirável médico, que merece aplausos por sua especial dedicação aos cuidados do seu semelhante:

                                               “DEDICATÓRIA

Com muita satisfação no coração, dedico este livro ao saudoso doutor Luiz Gomes (in memoriam), pessoa da minha estima que me deu guarida na minha chegado a Brasília, nos idos de 1966.

Sem ter endereço senão o do querido padrinho Pinheiro, o meu destino foi, no primeiro momento, o apartamento dele, cujo imóvel passava por reforma geral, com destaque para a pintura das paredes, local este onde permaneci por meses, até arranjar outro lugar para ficar.

Lembro-me, com muita saudade, que doutor Luiz era pessoa já com mais idade, que até poderia ser meu avô, mas ainda trabalhava em hospital público e prestava expediente com muita assiduidade e dedicação, todo dia estava ele no batente, em clara demonstração de amor à profissão da medicina.

Doutor Luiz morou por algum tempo em Uiraúna, isso no fim da década de cinquenta e início da década de sessenta, tendo prestado excelentes serviços médicos na cidade e em outras localidades da região, principalmente como médico generalista, que terminava sendo a especialidade de todo médico daquela época, para o atendimento de todas as doenças.

Doutor Luiz era casado com a querida prima Elza Pinheiro, irmã de padrinho Pinheiro, que tinha excelente amizade com o meu homenageado.

Eu gostava muito de conversar com doutor Luiz, que tinha vasta inteligência e não se cansava de abordar assuntos os mais variados e interessantes possíveis.

Doutor Luiz tinha um hobby, como se diz de paixão mesmo, que era o box, o seu esporte preferido, tanto que ele frequentava assiduamente a Academia da Polícia Militar, para acompanhar seus ídolos, pois era ali onde ele se realizava vendo as lutas entre bons pugilistas e de renome locais e nacionais.

Doutor Luiz gostava tanto desse esporte que achou de morrer exatamente na academia onde ele sempre frequentava, quando assistia à luta de boxeadores, depois de ter sido acometido por ataque cardíaco e ali mesmo de despediu da vida, depois de tê-la colocada a serviço do seu semelhante, como brilhante médico, salvando vidas e curando seus clientes, porque era exatamente o que ele se preocupava em realizar como fiel filho de Deus, que tinha como princípio a prática do bem.

          Meu coração pede que eu o homenageie com a dedicatória deste livro, que é prova do meu reconhecimento e da minha gratidão à pessoa muito especial, tanto por sua generosidade de ter me aconchegado no calor do seu lar, por muitos dias, sabendo que a minha presença não era tão cômoda como se fosse da convivência de pessoa da própria família, pois, no meu caso, ele não tinha a menor obrigação de me aceitar com maior naturalidade, senão pela bondade que emanava do seu coração magnânimo, que me acolhia sempre com amor e muita alegria de boa amizade, em todos os momentos.

A lembrança de prestar essa singela homenagem ao querido e saudoso doutor Luiz Gomes faz meu coração se renovar de felicidade, por saber que, na simplicidade dele, haveria a certeza de que Deus o recompensaria por seu gesto de muita nobreza, em permitir que eu fosse maravilhosamente acolhido no seu lá, em momento muito especial da minha vida, porque eu não tinha outra alternativa.

Muito obrigado, amado doutor Luiz Gomes, pelas bondade e carinho, com o meu ardente desejo de que, na morada celestial, o senhor tenha sido recompensado pelos mesmos gestos de amabilidade que foram dispensados à minha pessoa.”.

O meu muito obrigado.

          Brasília, em 19 de agosto 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário