sábado, 27 de junho de 2020

Um pouco mais sobre o mestre...


Na crônica que escrevi sobre a apresentação, em live, da banda Jesus, Maria e José, de Uiraúna, Paraíba, fiz questão de registrar a inestimável contribuição que o fantástico maestro e professor Ariosvaldo Fernandes fez em engrandecimento do prestígio dessa banda, não somente por ter sido um dos maiores músicos que pontificou nela, mas também foi responsável pela formação de bons músicos que a integraram.
Para meu júbilo, o prestigiado escritor e mestre Xavier Fernandes, filho do ilustre e respeitável homenageado, manifestou-se dizendo da alegria de ter acompanhado a belíssima apresentação da banda, ao tempo em que também demonstrou seu regozijo de ter visto o maestro Ariosvaldo sendo lembrado, com justiça, no meu texto.
A belíssima mensagem, acima referida, foi redigida nestes termos:Caríssimo Adalmir.! Realmente tivemos nesse domingo 21/06/20. Um show belíssimo, um concerto apresentado por nossa Gloriosa BMJMJ. que é o nosso melhor e maior patrimônio artístico Cultural. Foi Uma tarde de Domingo que nos encheu de muitas Emoções, orgulho e alegrias. Quem quis ver viu! O mundo viu o quanto é nobre a arte da Música na nossa querida Uiraúna. Executando um repertório todo especial, que nos colocou presentes e ao vivo, como se estivéssemos lá na nossa terra. Foi maravilhoso e que venham mais apresentações para aliviar nossas saudades e sentir de novo o coração pulsar mais forte. Agradeço ao ilustre conterrâneo pelas referências elogiosas que sempre faz ao meu Pai: Ariosvaldo. É uma honra e satisfação ver a sua consideração e dedicação ao trabalho que foi desenvolvido por Ariosvaldo por décadas, quanto a formação de uma grande quantidade de músicos que passaram pela Banda e também ele além de professor e também maestro, foi componente por mais de 50 anos da Banda ao lado de Dedé Capitão os dois eram pilastras de sustentação da Banda. Era muito Amor e dedicação. Somados a outros grandes músicos e várias gerações que fizeram parte da nossa Banda. Eu mesmo fiz parte durante 25 anos, foram os melhores tempos da minha vida. Quantas saudades! Mas a vida avança e outros continuam e continuarão essa magnífica história. Mais uma vez obrigado pelas referências. E parabéns pelo seu brilhantissimo Comentário, Sua caneta reluz em raios de sabedoria e elegância no trato com o vernáculo... Um forte abraço! Saúde. JP22/06/2020. FXF.”.
Em resposta ao ilustre mestre Xavier Fernandes eu disse que é sempre com muita satisfação que tenho a oportunidade de falar de pessoa que eu prezo e sinto no coração muita gratidão, porque seu querido pai, maestro Ariosvaldo Fernandes, fez algo por mim que certamente ninguém teria feito, que foi me ensinar, de graça, a arte musical, que era dominada por ele com magistral competência e inigualável sabedoria, a par da sua alegria de repassá-la para quem o procurava para aprender, como eu fiz.
Porém, quis o destino que não foi possível o aproveitamento dos ensinamentos ministrados por ele a mim, por exclusiva obra do destino escrito por Deus, dando a entender que a música, que tanto me encantava, ficou apenas no desejo, como diz importante canção da MPB: a música foi um rio que passou na minha vida.
Não obstante, é notório que as lições de músicas, não tendo tido nenhum benefício para mim, em termos práticos dos ensinamentos, o contato com o mestre Ariosvaldo, contribuiu sobremaneira para que o meu sentimento sobre as qualidades profissionais e humanos dele fossem passíveis de acentuada percepção, ao me possibilitarem a formação de juízo sobre a índole de um dos maiores filhos de Uiraúna, que nunca vou me cansar de sentir honrado em descrever, ainda que minimamente, as qualidades de pessoa que merece, sem sombra de dúvida, o título honorífico de herói de Uiraúna, em absoluta harmonia com o seu notável legado em forma da construção do bem e do benefício em prol do seu semelhante.
Sinto-me muito feliz por ter a oportunidade de mostrar o verdadeiro valor da pessoa que foi o professor Ariosvaldo Fernandes, porque ele encarnou as qualidades e os princípios dignos de serem apontados para as gerações como pessoa que foi autêntico exemplo a ser seguido, por suas maravilhosas ações de bondade e amor ao próximo.
Agradeço, mestre e escritor Xavier Fernandes, seu carinho ao meu trabalho literário.
Brasília, em 22/06/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário