domingo, 3 de abril de 2011

A força da amizade


Diante da enorme repercussão que minhas mensagens de despedidas e agradecimentos tiveram perante meus amigos e familiares, sinto na obrigação de divulgar algumas opiniões e as respectivas respostas, com vistas a mostrar que os textos tiveram por finalidade refletir exatamente o momento da minha despedida do ambiente de trabalho que me fazia feliz e que essa felicidade certamente não sofrerá solução de continuidade, porque jamais poderá ser interrompida, visto que saberei perfeitamente encarar a realidade da vida na sua verdadeira dimensão. Não há dúvida de que essas mensagens podem até ter causado estranheza para alguém, mas foram ditas por quem apenas teve a coragem de externar os seus sentimentos, num momento marcante na sua vida profissional, que faz parte de um passado maravilhoso e que foram registradas com o objetivo de patentear a gratidão à instituição e aos companheiros de jornada. Sem dúvida, foi um grande aprendizado que gostaria de pô-lo em prática no resto da minha vida. Eis algumas mensagens recebidas de amigos e familiar, com as respectivas respostas: “Seus artigos estão excelentes como sempre e acredito que você lavou a alma quando conseguiu louvável de sua parte todo esse reconhecimento. Você mostrou e provou mais uma vez o ser humano de alma limpa, boa, transparente e alegre que sempre demonstrou ser. Desejo que você seja muito feliz nessa sua nova etapa de vida e procurando ocupar seu tempo com coisas que lhe dão prazer e alegria. Sinto muita alegria, orgulho de ter um amigão como você.”. Agradeço pela sua sensibilidade ao analisar os fatos e expressar o seu entendimento sobre as mensagens que escrevi acerca da minha aposentadoria. Só acredito que você pesou na caneta, porque sei que sou pessoa de bem, mas reconheço as minhas limitações também. Contudo, fico feliz porque você diz aquilo que eu procuro ser na vida, agindo sempre para a construção de algo bom e, principalmente, procurando não interferir nos interesses de ninguém, porque cada pessoa tem seu livre arbítrio. “Todos nós temos nossas limitações, mas estamos sempre nos esforçando e procurando ser um pouco melhor. Outras pessoas não têm o menor interesse em ser solidário, amigo, respeitar as diferenças e se interessar pelo próximo. São soberbas e estão sempre querendo ser melhor do que os demais.”. Concordo com você e só me resta agradecer as suas ponderações, que as tomarei como forma de estímulo. “É muito bom saber agradecer e reconhecer. Wagner com certeza não esperava ter sido tão importante para você e porque também é difícil as pessoas fazerem esse tipo de coisa. É importante essa troca, não é? Vocês foram funcionários brilhantes e excelentes colegas.”. Eu disse ao Wagner que não fiz nada demais, apenas me senti na obrigação de dizer o que realmente ele foi para mim. É evidente que ele me ajudou porque percebeu o meu zelo profissional, a minha dedicação e o meu interesse em defender as causas do Tribunal. Graças a Deus, como forma de reconhecimento e agradecimento, todo dia rezo pelas pessoas que me ajudaram e pelas que continuam me ajudando, que não foram nem são poucas, e toda vez que me encontro com aquelas que são mais caras, faço questão de dizer-lhes da gratidão que sinto por tudo que elas fizeram por mim. Com certeza absoluta, reconheço que, não fosse a ajuda dessas pessoas, jamais eu teria chegado tão longe nos meus objetivos. É verdade que Deus se encarrega de colocar as pessoas certas no meu caminho, que não foram somente de rosas, não. Muitos espinhos se colocaram à minha frente, mas os anjos protetores e amigos se encarregaram de afastá-los, um a um, todos ao seu tempo e da melhor forma possível. O importante é que posso contar com os amigos e amigas, como você. “Ao ler as novidades no teu blog , caí na real!! Mas custei a crer que você encerrou tua jornada no Tribunal!!  Brilhante carreira por sinal, não só eu acho isto, é claro, porém todos que te acompanharam por muito ou pouco tempo, te admiram muito, tenho certeza! Parabéns, merecidos, e te aviso,  logo, logo, você vai saber que ‘existe vida’ fora daquele Tribunal,  e que é muito, mas... muuuiiiito melhor!!!”. Muito obrigado pelo apoio e pelas palavras elogiosas à minha pessoa. Posso até acreditar que são palavras sinceras, principalmente vindas de você que me conhece, por ter sido parte de nosso projeto no Tribunal e soube, como ninguém, acompanhar uma fase difícil, nos idos anos de oitenta, quando tudo era feito por verdadeiro amor à instituição, porque a tecnologia e a informática existentes na atualidade eram pura miragem. Com certeza, estou preparado para usufruir da vida fora do Tribunal. A verdade é que a gente ama mais aquilo que conhece e agora eu vou conhecer essa nova realidade. Não há qualquer dúvida de que o momento da saída tinha que ser agora. Eu já vinha me preparando para isso e com a ascensão da Marli à Presidência do Tribunal, não me restou outra oportunidade para exercer a única coisa que gostaria de continuar fazendo, que é preparar relatório e voto nos processos. Então, tudo veio a calhar: a minha vontade de parar, mas algo dizia que continuasse até quando desse, e a absoluta falta de processos, para análise. Foi tudo como Deus preparou, ou não foi? “Desculpe a minha falta de tato e, principalmente, o fato de não poder responder literariamente à altura a sua bela carta de ‘agradecimentos’ pela amizade e companheirismo. A sua saída ‘à francesa’ não impede que eu, mesmo a distância, me comova com suas palavras e com seu jeito de ser. Sinta-se abraçado ontem, hoje e sempre. Aproveite este momento de contemplação (inatividade no Tribunal) que você está passando para se conhecer por inteiro. Dizem que o ser humano só ama aquilo que conhece.”. Agradeço a sua demonstração de amizade e principalmente as suas palavras de apoio, aproveitando para dizer-lhe que não se trata de "bela carta de agradecimentos", mas sim de puro sentimento de apreço por todos vocês, conforme ficou patenteado nos artigos que postei no meu blog. Seus abraços foram inseridos e armazenados na enorme bagagem da mudança, porém menos de 11 carretas transportadoras. É isso aí, papa: o fim de cada etapa sempre carrega em si o início de uma nova fase. Restam a alegria e o saudosismo pelo tempo que passou e a expectativa pelos novos desafios que virão. Parabéns pelo término dessa fase. E que venha a próxima!”. Sem dúvida, chega ao término, no momento certo, uma fase importante na minha vida. Agora, é bola pra frente e com certeza já estou preparado para novos tempos e, se necessário, para novos desafios. Essas são as mensagens de carinho e apoio que recebi e, por serem tão importantes para mim, faço questão de colocá-las na minha página da internet, para que todos saibam o meu apreço pelos seus autores e também como forma de agradecimento.    

ANTONIO ADALMIR FERNANDES

Brasília, em 03 de abril de 2011
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário