terça-feira, 7 de janeiro de 2020

O resgate da história

Em mensagem onde a estimada conterrânea Inês Vieira disse que simpatizava com a minha pessoa, eu, a par de agradecê-la pelo carinho, disse-lhe que é muito bom saber dessa amizade sincera.
Ato contínuo, eu lhe disse que a imagem dela sempre me faz lembrar do seu amado pai, senhor Joel Vieira, pessoa que considero um dos maiores filhos de Uiraúna, por sua dedicação aos interesses da cidade, sua devoção à Sagrada Família, sua integridade e seu caráter como homem público.
Enfim, eu também disse que o pai dela foi realmente exemplo de cidadão que demonstrou muito amor ao povo de Uiraúna e que ele e a sua família merecem o meu respeito.
Outro ilustre conterrâneo, o festejado professor Xavier Fernandes, dizendo que estava aproveitando o texto que eu mencionei acima, elaborou crônica especial em homenagem ao senhor Joel Vieira, mostrando, em detalhes curiosos, a sua real importância para a vida político-administrativa de Uiraúna, tendo dito que ele foi grande cidadão que muito contribuiu para a história vitoriosa da nossa terra.
O ilustre historiador Xavier Fernandes relata que o senhor Joel Vieira exerceu, com competência e brilho, diversas funções públicas em Uiraúna, como juiz de paz, delegado, secretário municipal, vice-prefeito, tendo assumido o cargo de prefeito, nos afastamentos legais do titular.
O professor Xavier Fernandes disse, em conclusão, que o senhor Joel Vieira foi grande e brilhante personalidade da nossa terra, mesmo não sendo filho natural de Uiraúna, mas ele chegou a ser distinguido, por seu indiscutível mérito, diante da sua luta em prol da cidade, que a amava como se nela tivesse nascido, com o título de cidadão uiraunense.
Diante dessa expressiva homenagem, eu disse ao professor Xavier Fernandes que a sua crônica tinha meus aplausos pela brilhante descrição de importante homem público, escrevendo com muito carinho e saudade, um pouco da riquíssima história desse grande cidadão Joel Vieira, que eu até achava que ele tinha nascido em Uiraúna, mas o seu legado é tão fantástico e impressionante que fica valendo a minha intenção, porque a sua grandeza se iguala ou supera a de tantos importantes nomes que construíram páginas maravilhosas na história da cidade.
Tenho sido contumaz defensor de verdadeiro interesse pelo resgate da rica  história cultural de Uiraúna, em especial no sentido de se valorizar o legado dos grandes benfeitores e construtores dessa querida cidade, mostrando a contribuição que foi efetivamente dada pelas pessoas que se destacaram nas variadas atividades essenciais ao desenvolvimento político, social, econômico, administrativo etc., a exemplo dessa pessoa lendária chamada Joel Vieira, que é sinônimo de trabalho e amor a Uiraúna.
Eu também, mesmo com pouco tempo em Uiraúna, pude acompanhar a intensa atividade político-social desenvolvida por esse importante cidadão, que tanto realizou em benefício dos uiraunenses, tendo ele participado ativamente dos principais movimentos visando à melhor solução para os problemas da cidade, notadamente na sua fase de construção da nova cidade, após a sua emancipação político-administrativa.
Meu coração se enche de alegria diante de merecida homenagem que o estimado historiador, mestre Xavier Fernandes, presta ao senhor Joel Vieira, que foi, cidadão modelo de dignidade, moralidade, honradez e amor às causas de Uiraúna, a quem dedicou o melhor de si, por toda a sua vida, para o encaminhamento do progresso de seu povo.
Acontece que, demonstrando a sensibilidade que lhe é peculiar, o dedicado mestre Xavier Fernandes, diante do que eu escrevi acima, achou por bem dizer o seguinte, agora sobre à minha pessoa: “Agradeço as considerações honrosas que discorreu sobre o texto que relata um pouco, um fragmento da história de Joel Vieira, que realmente é parte importante da história da nossa terra. Um homem de destaque que transitou com dignidade e eficiência para a edificação da terra prometida, desde Belém do arrojado, canaã até tornar-se pássaro preto. Uiraúna. A terra dos músicos e dos sacerdotes... Um forte abraço ao caríssimo amigo Antônio Adalmir. Expoente maior da Cultura da nossa terra. Gênio das letras...Mestre Doutor professor.”.
Mais uma vez, diante da finesse de explanação, fiquei na obrigação de acrescentar algo ao que já havia escrito acima, afirmando que, nós, os uiraunenses, somos gratos ao celebrado historiador mestre Xavier Fernandes, por suas belíssimas crônicas pondo em evidência detalhes das vidas de grandes nomes que contribuíram para a bela Uiraúna que é hoje.
Sem dúvida alguma, esse trabalho de pesquisa e rememoração de fatos históricos merece a nossa gratidão, pela maneira sábia de mostrar a importância de pessoas ilustres e valiosas, que se destacaram em diversas áreas de atuação, dando a sua expressiva parcela de contribuição ao desenvolvimento da cidade.
Por serem fatos incontestáveis, é imprescindível que eles sejam ditos e, felizmente, essa história vem sendo contada e descrita de maneira inteligente, muito adequada e no momento bastante propício, porque já foi perdido tempo demais para se passar para a geração atual o filme sobre esse bonito passado, em forma de crônica, sobre a vida dessas pessoas imortais.
Não sei absolutamente o porquê, mas, naquele exato momento, veio a ideia de se cobrar do historiador-mor de Uiraúna, a crônica sobre a história do mais importante vizinho do doutor Joel Vieira, que nem vou declinar seu nome porque ele bem sabe de quem estou falando, porque o homenageado simplesmente foi consagrado como um dos maiores maestros, músicos, professores de música, entre outros dons artísticos, culturais e profissionais, talentos estes que o qualificam como um monstro, no bom sentido, no mundo da música, que precisa ter a sua vida contada por nada mais, nada menos, seu talentoso filho (outra dica), que sabe como ninguém o verdadeiro valor desse gigante filho de Uiraúna, cujo currículo impressiona por ter sido o maior formador de músicos da história de Uiraúna, entre tantas outas importantes contribuições prestadas à sociedade.
O que importa mesmo é o momento de se contar, novamente, algo especial e relevante sobre a vida de quem permanece cada vez mais vivo e maior dentro de nossos corações.  
Concluo esta exposição dizendo que somente quem tem coração amanteigado e generoso poderia dizer bondosas palavras como essas, em relação à minha pessoa: "Expoente maior da Cultura da nossa terra. Gênio das letras...Mestre Doutor professor.", em gesto de pura magnanimidade que realmente gostaria muito de merecê-lo, mas me considero muito distante dessa interpretação sobre o meu trabalho literário.
É do nosso dever agradecer o grande historiador, mestre Xavier Fernandes, por suas bondade e sensibilidade na descrição dos fatos relacionados aos grandes e importantes nomes que ajudaram a erguer a rica história de Uiraúna.
         Brasília, em 7 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário