domingo, 12 de janeiro de 2020

Salve os "profetas" da chuva

Os famosos “profetas” da chuva, como são conhecidos os experimentados senhores que se encarregam, todo início de ano, de anunciarem se o inverno será bom ou não, já se manifestaram no sentido de que haverá “Uma boa quadra chuvosa.”.
Um “profeta” da chuva adiantou que vai haver muita chuva no sertão, cuja previsão tem a mesma opinião de outros profetas, para o ano de 2020, acaba de se iniciar.
Em Quixadá, no Sertão Central do Ceará, foi realizado o 24º encontro dos “profetas” da chuva, sendo que eles são unânimes quanto à promissora invernada.
Em geral, as previsões deles, feitas por meio da análise de plantas e até mesmo com base no sol, indicam "um inferno bom".
As observações de um agricultor apontam o início das chuvas logo no começo do ano, cujas previsões são feitas com a utilização de elementos diferentes para a confirmação de suas análises, cujos diagnósticos têm como base os sinais da natureza.
Ele disse que "Esse ano vai ser um inverno maneiro. Os açudes de grande porte vão tomar pouca água, segundo o que eu pesquiso", tendo afirmado que costuma acertar nas previsões.
Ele revelou que "O sol está alvo, escamado e com neve de chuva. Se ele tivesse limpo, sem nenhuma nuvem, aí não tinha inverno. Ele deu bom.”.
Outro “profeta” disse que “Esse ano as previsões têm algumas boas e outras fracas,”, tendo ele dito que também fez previsões que não foram positivas.
Um “profeta” de Quixadá também acredita em boa quadra chuvosa para o Ceará.
É evidente que os “profetas”, sendo do Ceará, eles fazem profecia para aquele estado, mas as previsões são próprias para o Nordeste, diante das suas características serem semelhantes, em se tratando da mesma região geográfica.
Um “profeta” fez análises em plantas que, segundo ele, os resultados indicam fortes chuvas no estado, segundo a sua experiência, tendo afirmado ainda que "O flamboyant está florando, tá pouca, mas vai encher porque tem os frutos para florar. Se vai florar é porque vai ter chuva na quadra invernosa todinha, um mês mais outros menos", conta o profeta, que acredita que o inverno perdure além dos quatro primeiros meses do ano.
É muito importante que a voz das experiências dos “profetas’ da chuva se manifeste para reafirmar a grande expectativa dos nordestinos, com relação à invernada que já começou com a queda de boas chuvas, à vista das promessas enviadas por Deus, quando já mandou que se precipitassem, logo no início do ano, boas quedas de água, mostrando que, enquanto houver esperança, esse quadro desolador tende a se transformar em momentos gloriosos, com muitas chuvas no Nordeste.
Queira Deus que esse início promissor de chuvas se repetia com muito mais afinco, de modo que a permanência das chuvas seja sinal de que a plantação prospere e o inverno seja o melhor dos últimos anos, que somente prometeu e ficou devendo final feliz, principalmente para os pequenos agricultoras, que colheram muito menos do que o esperado.  
A verdade é que, em cada início de ano, há realmente essa expectativa sobre a confirmação de boa invernada e ninguém melhor do que esses senhores para dizerem sobre as suas experiências, que, desta vez, são todas na mesma linha de que o inverno está garantido, graças às suas experiências com base em elementos da natureza, que são fonte de inspiração e da certeza de muitas esperanças sobre a presença constante das chuvas, que são a certeza da alegria dos nordestinos.

Vamos todos cerrar nossas crenças nas projeções dos “profetas” da chuva, pedindo a Deus que eles estejam completamente cobertos de razão, quando anunciam muitas chuvas e bom inverno, que são forma de fartura de legumes, verduras, frutas e a garantia da água em abundância para o abastecimento das cidades daquela região abençoada por Deus.
Brasília, em 12 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário