quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Os "profetas" da esperança

A previsão dos afamados “profetas da chuva” é de que a seca que inferniza a região nordestina há, pelo menos três anos, deve se encerrar no fluente ano, cujos indicadores prometem muita chuva.
Os citados “profetas” são compostos por sertanejos cearenses que fazem prognóstico sobre o tempo com base em interpretação de elementos da natureza, sendo que cada qual tem o próprio método, a exemplo da análise com mandacarus, formigas, cupins, abelhas, casa do joão-de-barro, floração do juazeiro e outras experiências infalíveis.
Anualmente, eles se reúnem na cidade de Quixadá, no interior do Ceará, próximo à Pedra da Galinha Choca, que é ponto turístico da região. Ali eles fizeram profecia para 2015, chegando à conclusão que haverá bom volume de chuva. Eles estão bastante otimistas com relação às chuvas, garantindo mesmo, no dizer de um “profeta”, que a “natureza tem dado todos os sinais com bastante clareza”.
Um “profeta” afirmou que vai chover muito na região, à vista da experiência na atividade do maribondo de chapéu, assim conhecido por desenvolver colmeia em forma de chapéu. Ele disse que “A casa dele está completa. Um chapéu completo. Ele faz isso para se proteger da chuva. Um sinal claro de que vai chover forte em breve. Nos anos anteriores, a casa dele estava toda incompleta.”.
Outro “profeta” preferiu observar a floração do juazeiro, árvore típica da região. Ele conta que, neste ano, a floração ocorreu de forma irregular pelos galhos da árvore: “A natureza quer nos dizer que teremos meses ruins e meses bons. Não teremos um tempo direto de chuva. O bom sinal é que a floração foi grande em muitas regiões onde tem o juazeiro”.
A plateia do encontra em tela é formada, essencialmente, por agricultores, que são os interessados diretos pelas chuvas no sertão nordestino. Apesar de ter tido prejuízo nos últimos anos, devido à escassez de chuva, um plantador de feijão se diz otimista, por acreditar nos visionários que preveem “fartura d’água”. E concluiu: “Já é muito tempo de seca. Quero escutar profecia boa, porque seca ninguém aguenta mais.”.
Não há a menor dúvida de que a previsão da chuva feita pelos “profetas” é muito importante para se acreditar que este ano, pelo menos, as perspectivas são positivas, à vista dos fortes indicativos que vêm da natureza, que normalmente são infalíveis e isto se transforma em muita esperança para o sofrido povo nordestino, que não se abate somente pela falta de água, mas também pela indiferença das autoridades públicas, que ignoram completamente as agruras decorrentes da seca inclemente.
Louvem-se as auspiciosas previsões dos profetas da chuva, que prenunciam muitas chuvas para a felicidade do bravo povo sertanejo, que não merece passar novamente por mais tragédia que se repetiu nos últimos três anos.
Os prognósticos são unânimes e apontam novos tempos de bonança e de fartura para os nordestinos. Isso é muito bom, pela possiblidade da obtenção da reserva de água, que é a fonte primária da vida, a qual tem sido dificultada nos últimos anos para os sertanejos.
Desta vez, com certeza, Deus será magnânimo para o povo do Nordeste, que tem sido indevidamente castigado pela escassez do precioso líquido.
É muito importante que os nordestinos se fortaleçam com essas boas notícias e formem pensamentos convergentes no sentido de que as previsões dos "profetas" da esperança se tornem verdadeiras e se transformem em realidade substancial, para a felicidade dos bravos sertanejos.
Que assim seja!
 
ANTONIO ADALMIR FERNANDES
 
Brasília, em 11 de fevereiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário