terça-feira, 24 de setembro de 2024

A volta da visão?

 

Enfim,  parece surgir uma luz no fim do túnel para um gravíssimo problema enfrentado pelo homem, conhecido como cegueira.

Pois bem, a Neuralink anunciou que está desenvolvendo projeto com vistas ao implante de olho, o qual foi denominado de Blindsight, com o objetivo de restaurar a visão de pessoas com cegueira total ou parcial.

Recentemente, a Food and Drug Administration (FDA) classificou o aludido implante como um "dispositivo inovador", reconhecendo a importância de agilizar as medidas às suas conclusão e avaliação quanto à sua eficácia. 

A própria Neuralink divulgou essa importante notícia em sua página, na rede social X, destacando o reconhecimento da FDA.

Um dos fundadores da Neuralink aproveitou para explicar mais detalhes sobre o funcionamento do Blindsight, afirmando que esse projeto “permitirá que, mesmo aqueles que perderam ambos os olhos e o nervo óptico, possam voltar a enxergar. Desde que o córtex cerebral esteja intacto, o dispositivo pode até permitir que pessoas cegas de nascença vejam pela primeira vez”.

O fundador do Neuralink esclareceu que, “no início, a resolução da visão proporcionada pelo Blindsight será limitada, mas acredita-se que, no futuro, o dispositivo tem o potencial de ser melhor do que a visão natural".

Diante somente de notícias desagradáveis, essa do projeto cognominado Blindsight é mais do que alvissareira, porque traz importante perspectiva de cego puder enxergar, que é algo absolutamente impossível nas condições atuais.

Graças ao deus da visão, alguém de muita visão, em todos os sentidos, decidiu investir uma fortuna, na esperança de que o seu esforço resulte em importante benefício para a humanidade, uma vez que a cegueira é algo considerado irreversível.

Por enquanto, alegremo-nos com a notícia que não poderia ser melhor para a humanidade, tanto para quem é cego ou tem visão reduzida como para as demais pessoas, que ficarão felizes com a conquista da visão.

Brasília, em 24 de setembro de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário