sexta-feira, 30 de maio de 2025

Triste incompetência

 

Em mensagem que circula nas redes sociais, alguém escreveu que “É triste constatar que nossa democracia representativa é tão frágil e ineficaz que chegamos ao ponto de torcer pela Lei Magnitsky para que se coloque um mínimo de freio no autoritarismo que avança no Brasil.”.  

Sim, é muito triste a constatação de que a democracia brasileira seja realmente frágil e ineficaz, ao ponto de os brasileiros torcerem pela aplicação, entre nós brasileiros, da Lei Magnitsky, que vige nos Estados Unidos da América, tendo por finalidade a aplicação de medidas corretivas a quem desrespeita os direitos humanos e as liberdades democráticas.

Agora, é muito mais lamentável ainda se perceber que se recorre à medida legal norte-americana para se tentar pôr freios ao reinante autoritarismo no país tupiniquim, quando a gravíssima crise institucional, com repercussão nos direitos humanos e democráticos diz respeito exclusivamente ao Brasil, sem qualquer influência direta naquele país.

Ao meu sentir, isso demonstra de forma absolutamente eloquente a incapacidade, a incompetência e o despreparo de os próprios brasileiros resolverem os seus problemas, tendo que esperar ajuda vinda de país que não tem qualquer nem deveria ter ingerência nos negócios exclusivamente de interesse do Brasil.

Isso sim não é só tristeza, mas verdadeira vergonha que país com a grandeza continental do Brasil ainda precise depender de ajuda externa para tentar solucionar os seus gravíssimos problemas institucionais.

Cadê, enfim, a dignidade de um povo, que não pode contar com a capacidade, a competência e o preparo de seus ditos importantes políticos, que se profissionalizam na vida pública exatamente para defenderem as causas da sociedade, como, no caso, em especial, os direitos humanos, mas, no momento crucial da nacionalidade, eles simplesmente ficam à mercê da ajuda além-fronteiras, exatamente em demonstração de pura desnecessidade de ação no campo político, que seria precisamente a sua especialidade?

Então, caso a aludida normal legal não seja aplicada com relação ao Brasil, isso significa se afirmar que que as medidas contrárias ditames jurídicos vão continuar normalmente, justamente porque ninguém, no país tem condições de propor medidas em contraposição às arbitrariedades?

A evidência do despreparo e da incompetência dos políticos brasileiros sinalizam, com muita clareza, para a urgente necessidade da renovação dos quadros políticos, de modo que se possa evitar essa vergonhosa forma de se esperar que alguma medida de ajuda venha do exterior, à vista da notória incompetência de nossos atuais políticos.

Acorda, Brasil!

Brasília, em 30 de maio de 2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário