domingo, 6 de novembro de 2011

Cantinho feliz

Um site da cidade de Uiraúna mostra algumas fotografias de partes do oratório, da antessala do oratório, da escada que liga o piso ao sobrado e da sala principal da Casa Grande, localizada no Sítio Canadá. As belas imagens tiveram a magia de me emocionar e ao mesmo tempo me transportar para um passado longínquo e maravilhoso, pelo fato de ter sido naquela linda casa que surgi para o mundo dos mortais, passei grande parte da minha infância e forjei meus incríveis sonhos de vida. Elas também suscitaram ótimas lembranças da minha tenra idade, porque nos aludidos locais se passaram momentos de pura nostalgia, que marcaram de forma indelével minha vida. No oratório, eram realizadas as novenas, com destaque para as do mês de maio, que contavam com a participação de familiares e amigos da região, sempre dirigidas pelos meus amados e inesquecíveis avós, que seguiam ritual próprio e muito lindo de orações e cânticos religiosos. Era tudo muito solene e respeitoso diante daquele oratório, que minha avó cuidava diariamente com reverência, carinho, flores, oração e adoração. A amiga escada, de madeira rústica, servia de meio e caminho para me alçar ao amplo sobrado, de vista panorâmica simplesmente fantástica e inigualável, onde eu costumava sediar meu aviário, que fazia feliz uma criança da roça da minha época, por possuir algumas gaiolas com pássaros da região, das espécies rolinha e canários da terra. Aquilo me fascinava demais e contribuía para me entreter por boa parte do precioso tempo da minha infância, tanto que eu ficava à procura de canários, por apreciar o seu canto melodioso. A sala principal sempre encantava, por ser a entrada e saída do casarão e também por ter uma vista de rara beleza. Ela ainda tem destacada importância por ser próxima ao quarto onde a cegonha me deixou, fortalecendo com isso os laços de afinidade desde o corte do principal cordão da vida. Com certeza, as melhores heranças deixadas nesta vida para as pessoas são o ensinamento da fé e da devoção ao bem e aos bons costumes e o aprendizagem à prática do amor. Esses tesouros felizmente me foram plenamente franqueados. Como foi bom rever por imagens atuais esses recintos de minha intimidade pessoal longínqua, que têm ligação com momentos felizes de minha vida e que me trazem recordações de fatos marcantes, alegres e saudáveis passados com pessoas simples, mas igualmente cheias de felicidades e que certamente estavam contribuindo para minha formação como pessoa que procurou seguir seus bons ensinamentos de pureza e de amor familiar. A amada e linda casa dos meus queridos avós e tios, cujas saudades embalam hoje os dias da minha vida, sempre foi bastante aconchegante e acolhedora e quem mora nela terá sucesso em tudo, porque os seus fluidos são os mais puros e melhores possíveis. Obrigado, Senhor, pelos momentos mágicos de felicidades vividos no Casarão do Canadá.  


ANTONIO ADALMIR FERNANDEES


Brasília, em 06 de novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário