quinta-feira, 18 de abril de 2019

Solidariedade também com a humanidade


Vem circulando, na internet, mensagem estranhando, de certa forma coberta de razão, fortuna de dinheiro para a reconstrução da Catedral de Notre Dame, com os seguintes dizeres, in verbis:Conseguiram desbloquear centenas de milhões de euros, em poucas horas, para uma catedral em chamas..., mas nem um euro para uma criança que morre de fome!
Diante dessa constatação, em que as muitas pessoas se solidarizam coma causa da igreja famosa, expondo críticas diversificadas sobre a questão em foco, eu tive a ideia de sugeri no sentido de que seja conseguido junto à administração da Catedral de Notre Dame autorização junto a quem cuida daquele monumento, para a colocação de uma urna-cofre segura, com a finalidade de se angariar dos turistas que a visitam, o depósito voluntário de apenas um euro ou a metade dele ou o tanto que ele quiser doar.
A arrecadação pertinente será revertida totalmente para a aquisição de alimentos a serem enviados aos locais mais carentes de comida ou para onde houver pessoas potencialmente famintas.
Será que já houve alguma iniciativa tão apropriada e importante nesse sentido? Possivelmente, não.
Certamente que medida nesse sentido seria atendida prontamente, por se tratar de gesto da maior relevância em termos humanitários e que não representa nem mesmo uma pequena xícara de cafezinho, em relação ao consumismo que nem se nota, quando o turista estar envolvido no embalo das entusiásticas atividades turísticas.
Como si diz, no popular, de grão em grão, a galinha enche o papo, não é mesmo?
Conviria que, se alguém tem conhecimento quanto às relações sociais ou diplomáticas junto a organismos de defesa dos direitos humanos, que aproveite o ensejo da comoção mundial sobre o terrível sinistro ocorrido com o referido monumento histórico mundial, para pôr em prática a sugestão em referência, que parece muito simples, porém com potencialidade de bastante justiça humanitária, pouco dispêndio e de extraordinária relevância para o bem da humanidade, pelo menos, na tentava de se minimizar o sofrimento de nossos semelhantes que padecem por falta de alimentos.
No presente caso, as pessoas de boa vontade se adiantaram em oferecer ajuda, que tem muito a ver com o momento desolador do povo francês, praticamente fazendo correlação ao momento de enorme estarrecimento com o ato de generosidade, para tornar realidade a ligação do seu nome à reconstrução da Catedral de Norte Dame.
Nesse contexto, parece que a ocasião sugere a criação de campanha com finalidade específica,  que motive os turistas a doarem o mínimo do valor básico de um euro apenas, para o fundo mundial destinado a aquisição de alimento para pessoas famintas.
Nesse caso, a grande vantagem da ideia é a possibilidade da prática direta do bem, com ajuda mínima, que somada, redundará em fortuna, com capacidade para levar comida a milhares de pessoas sem as mínimas condições de receber socorro de outra forma.
Trata-se de gesto muito simples, mas extremamente poderoso, diante da certeza de que todos os turistas vão ficar felizes em ajudar, tendo a certeza de que o dinheiro vai realmente para a compra de alimentos, em razão da seriedade com que esse projeto precisa ser efetivado, com as características de contribuição a quem realmente precisa.
O mundo precisa urgentemente dessa forma de corrente de solidariedade vista como muito simples, mas de poder muito forte, diante do mecanismo que pode ligar o sentimento de Deus, com a colocação da urna-cofre em local estratégico junto à catedral ou dentro dela, com uma placa mostrando a importância das características divinas de se solidarizar com o sofrimento do ser humano, que precisa de ajuda.
Essa ideia pode perfeitamente se estender para outros monumentos históricos mundiais, diante da potencialidade exitosa do seu propósito, que é o de ajudar a diminuir a forme no mundo.
Na verdade, é possível se imaginar que o poder mágico de Deus concede maior facilidade para algumas pessoas do que para outras e parece compreensível que, de igual modo, quem tem mais bens também tenha o natural discernimento sobre a necessidade da prática e do sentido do que seja doação cristã àquele que menos ou nada tem, porque isso é forma inteligente de se alcançar os verdadeiros princípios e ensinamentos sobre fraternidade pregados por Jesus Cristo.
É muito importante que a sociedade mundial, incluídos aí, em potencial, os turistas, possa refletir, neste momento de justa solidariedade com o monumento turístico mundial, a Catedral de Notre Dame, e, então, por que não ser também magnânimo e aderir às causas da reconstrução de outro importante monumento humanitário também mundial, representado pelo ser humano que passa fome?Parte inferior do formulário
       Brasil: apenas o ame!
Brasília, em 18 de abril de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário