quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Um talento nato


Diante da crônica que escrevi em homenagem ao ilustre conterrâneo doutor Raimundo Barbosa (in memoriam), enaltecendo a importância dele para o povo de Uiraúna, inclusive chamando a atenção para o excelente texto da lavra do ilustrado e admirável historiador sobre os fatos da nossa terrinha, o professor Xavier Fernandes aproveitou o ensejo, em comentário, para esbanjar bondade, com rasgões de verbos com elogios ao meu trabalho literário.
Não se sabe ainda onde o catedrático mestre Xavier foi se inspirar e arranjar expressões tão profundas, mas o certo é que ele se excedeu em adjetivações, se não vejamos, in verbis: "Estou mais do que lisonjeado com a sua generosidade quanto ao comentário que escrevi sobre o ilustre Dr. Raimundo Barbosa. Agradeço de coração ao nobre e sapiente Escritor que é sim uma fonte inesgotável de conteúdos rebuscados de parágrafos ilustrados com expressões ricas que impressionam e nos faz beber nessa fonte cristalina, sendo uma verdadeira enciclopédia que nos encanta a cada assunto que aborda...Parabéns grande Master.! É sempre um prazer muito especial. Participar desse banquete requintado e degustar dos seus textos fantásticos e maravilhoso... Parabéns !”.
Sensibilizado e emocionado diante de belas afirmações, só posso dizer que o eminente professor Xavier Fernandes deveria ter pensado melhor para fazer afirmações tão fortes, quando tudo que expôs de lindo e maravilhoso só atribui a mim enorme peso em responsabilidade por algo que está muito acima da minha capacidade intelectual, além de me impingir o dever de nunca decepcionar aqueles que se ocupam em ler meus textos, que, em princípio, precisam corresponder quando não exatamente ao que ele disse, mas não se distanciar muito das suas conclusões de puro carinho.
No meu sentir, o mestre Xavier se expressou com palavras do melhor vernáculo pátrio e que, com toda sinceridade do meu íntimo, não poderiam nascer senão de seu coração magnânimo, que, sem que ele percebesse a grandeza do seu gesto, me atribui adjetivações que vão além do meu merecimento, porque eu apenas me esforço ao extremo para transmitir a experiência de vida, na esperança de explicar de maneira inteligível os fatos da vida.
A sua atitude de bondade à minha obra literária somente contribui para mostrar a sua grandeza na avaliação do trabalho das pessoas, como nesse caso do doutor Raimundo Barbosa, onde o mestre Xavier expôs a verdadeira importância desse gigante homem de nosso tempo, que se destacou entre seus conterrâneos por seu trabalho de muito valor humanitário, tendo deixado precioso legado, que precioso exemplo para outras gerações.
Ontem mesmo, estive comentando com minha amada irmã Vanda sobre a tristeza que invade o meu coração de não haver cultura em Uiraúna, no sentido da permanente valorização de nossos heróis, em forma de política destinada a mostrar o real sentimento de orgulho da cidade, do seu povo, de ter tido um filho com inigualável expressão naquilo que foi feito por ele, como, por exemplo, no caso específico do doutor Raimundo Barbosa, que merece não somente o reconhecimento, mas a eterna lembrança da pujante gratidão, diante da sua grandiosa dimensão como verdadeiro homem público, que reverteu todos seus conhecimentos, em termos de aprendizagem e intelectualidade, em benefício de seu próximo e isso poderia muito bem ser explorado como modelo a ser seguido por todos os filhos de Uiraúna, porque as boas ações precisam merecer destaque, como importantes lições inspiradoras e construtivas.
Tenho esperança de que este meu sonho possa um dia se concretizar, onde os inúmeros heróis de nossa amada Uiraúna sejam alvo de reconhecimento e seus feitos sirvam como relevantes fontes para o surgimento dos heróis desta e de futuras gerações.
Fico muito feliz que Uiraúna tenha um filho com tanto talento como você, admirável mestre Xavier Fernandes, que se destaca, com entusiasmo e incontido prazer, em escrever sobre grandes personagens de Uiraúna, a exemplo deste caso referente ao nobre professor doutor Raimundo Barbosa, que realmente é considerado ícone do nosso querido berço.
Com meus profundos agradecimentos ao professor Xavier Fernandes, por seu carinho ao meu trabalho literário.
Brasília, em 21 de novembro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário