segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Vidas abençoadas!

 

O jornal Correio Braziliense conta, hoje, linda história de amor entre casal que, por força do destino, para quem acredita nisso, se despede da vida, sendo que ele, de 95 anos, foi o primeiro  a partir e, menos de vinte e quatro horas, ela, de 92 anos, segue no mesmo caminho ao rumo do céu, seguido por ele.

Isso, na realidade, se parece como história de compromisso de união eterna, em que a vida de ambos estava ligada com o mesmo fio de união celestial, no sentido de se puder acreditar que um era realmente a razão da existência do outro, em forma de vida, e vice-versa.

É engraçado que os fatos aconteceram segundo se imaginava, à vista da informação da família, de que a mulher sempre afirmava que ela "sempre dizia que não gostaria de viver um dia sequer sem seu esposo. Ela passou anos acamada, mas só partiu depois que ele se foi".

O casal se conheceu numa universidade, em Belo Horizonte, e consolidaram sua união em Brasília, sendo que ela veio primeiro e ele veio logo em seguida, depois de largar o emprego e vir se juntar à sua amada, conforme disse uma de suas filhas, nestes termos: "Minha mãe era uma mulher muito à frente de seu tempo. Ela fez o concurso sem contar a ninguém e foi aprovada. Meu pai, apaixonado, largou seu emprego e veio para Brasília. Mais tarde, ele também passou no concurso para professor. Eles foram o 37º casal a se casar aqui, no DF, e estão registrados no primeiro livro de casamentos".

Outra filha deles disse que "Eles eram um casal comum, mas com valores muito sólidos. Nas dificuldades, enfrentavam tudo de maneira especial e celebravam as alegrias com uma espiritualidade muito forte. A prática do Evangelho era uma realidade no nosso dia a dia, não apenas nas palavras, mas nas ações. Conceitos como 'amor ao próximo' não eram apenas ideias abstratas; eram vividos, refletindo uma fé concreta".

Um neto do casal disse que "Foi um privilégio ver como eles sempre mantinham uma serenidade inspiradora. Foi uma experiência dolorosa (por causa da doença dela), mas ao mesmo tempo foi muito gratificante poder estar próximo, ajudando-os no que fosse necessário".

Vê-se que algo muito lindo realmente aconteceu com esse casal, uma vez que a coincidência da proximidade da passagem dos dois para o reino celestial se houve sem que ela nem tivesse tido conhecimento que ele tinha acabado de ir antes dela, porque ela vinha vivendo sem nenhuma consciência, em razão de ter sofrido AVC, ou seja, ela não sofreu nada diante da partida dele.

É muito fácil se perceber a existência de verdadeiro milagre divino na convivência de duas pessoas especiais, que se amavam muito uma ao outro, em que ambas faziam parte de único plano de vida, que fazia sentido apenas pela existência deles vivos, não importando se ela vivia sem consciência.

Isso faz muito sentido a se acreditar piamente na importância de Deus em nossas vidas, porque Ele é realmente esse Ser capaz de unir as pessoas de maneira quase que inexplicável, como nesse caso, em que tudo começou na universidade e só terminou no reino divino, conforme mostra essa maravilhosa história de amor.

Queira Deus que a bonita história desse fantástico casal possa se materializar em muitos outros casais igualmente abençoados por Deus!

Brasília, em 28 de outubro de 2024

domingo, 27 de outubro de 2024

Punição exemplar

 

Um jogador do Cruzeiro foi expulso por ter cometido falta grave, logo depois de somente, pasmem, três segundos do início do jogo.

Um dirigente do clube anunciou que o jogador expulso receberá penalidade  pesada, em forma de multa pecuniária nos seus salários. 

O dirigente desse que "É inadmissível o que aconteceu com o (omiti o nome). Essa gestão não aceita situação como essa. O (jogador) já foi comunicado de uma multa severa, dentro do que a lei permite. Depois, a gente vai aguardar os próximos passos. O Cruzeiro, acima de tudo, é um clube muito sério. Cumpre rigorosamente o que é combinado. E exige muito profissionalismo impecável. Não concorda com a atitude e, por isso, o (jogador) já foi multado".

A aludida expulsão se deu exatamente porque o jogador do Cruzeiro deu cotovelada em atleta do time adversário e recebeu cartão vermelho, sendo imediatamente excluído do jogo, por se tratar de ação antiesportiva.

Tendo ficado com um jogador a menos, o Cruzeiro foi derrotado por 3 a 0, evidentemente tendo como motivo principal ser obrigado a jogar com um atleta a menos, fato que contribuiu para sobrecarregar o esforço dos demais jogadores, que foram obrigados a se desdobrar para compensarem um jogador a menos, no time derrotado.

Não poderia haver atitude mais coerente como essa adotada pelo dirigente do Cruzeiro, em punir o jogador relapso e irresponsável, quando ele teve a iniciativa impensada de agredir jogador adversário. ´

É importante que a multa seja em valor bastante representativo do salário do jogador, para que ele se conscientize de que ele é remunerado exclusivamente para jogar bola, não cabendo outra atividade extracampo, como agressão a ninguém, porque isso tem como consequência prejuízo para o clube dele.

Essa atitude adotada pelo Cruzeiro precisa urgentemente ser estendida para os demais clubes, que devem seguir o seu exemplo de punir com severidade todas as falhas praticadas por seus atletas, que é forma salutar de se evitar violência no futebol, além de ajudar a preservação da integridade da finalidade futebolística.

Ou seja, é preciso que os jogadores sejam prevenidos, nos contratos com os clubes, que eles são contratados apenas para jogarem bola e outras atividades extracampo, como agressão a outros atletas são passíveis de penalidades, por meio de muitas pesadas, com valor até 80% do salário dele, conforme as circunstâncias.

Certamente que a aplicação de multa exemplar ao jogador terá efeito bastante positivo contra a banalização das agressões em campo, que só prejudicam os clubes, quando os atletas são expulsos, sem motivo suficientemente capaz para justificar a sua atitude impensada.

No caso em referência, o time do jogador expulso ficou com um atleta a menos, por todo o jogo, e o resultado não poderia ter sido pior possível para o clube, com a inevitável derrota, além de ter sido prejudicado na classificação do campeonato.

Urge que todos os clubes brasileiros formalizem a possibilidade de penalidades pesadas aos atletas que prejudiquem os clubes com as expulsões provenientes de agressões injustificadas aos jogadores adversários.    

Brasília, em 27 de outubro de 2024

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

O conforto

 

Conforme notícia que recebi de conterrâneo amigo, a prefeitura municipal de Uiraúna, Paraíba, acaba de adquirir micro-ônibus destinado ao transporte de pessoas que necessitam, entre outros cuidados, de atendimento médico-hospitalar, em João Pessoa, compreendendo também os seus acompanhantes.

Informa-se que se trata de ônibus moderno e especial, equipado com elementos indispensáveis ao conforto e à comodidade para os passageiros, de modo a satisfazerem plenamente às necessidades das pessoas que se deslocam para longa distância, como no destino à capital do estado.

À toda evidência, trata-se de importante e decisiva contribuição para amenizar substancialmente os desgastes natural da viagem, principalmente em se tratando de pessoas idosas e ainda mais estando doente.

É muito importe que o administrador público tenha sensibilidade suficiente para priorizar as necessidades da população, procurando atender aquelas mais urgentes, como é o caso desse ônibus especial, que realmente preenche importante lacuna, na área de transporte.

Aproveito o ensejo para parabenizar a prefeita de Uiraúna, por mais essa relevante iniciativa, formulando votos de que a gestão dela seja abençoada com as graças celestiais, de maneira que ela consiga implementar importantes obras e serviços na sua gestão, sempre em perfeita harmonia com a satisfação anseios das prioridades da população de Uiraúna.

Meus parabéns para a prefeita Leninha Romão e o povo de Uiraúna.

Brasília, em 24 de outubro de 2024

Sem prioridade!

             Segundo informação da mídia, uma turbina do avião presidencial brasileiro teria sido atingida por um pássaro, obrigando-o a retornar, em caráter emergencial, ao aeroporto do México.

Esse episódio causou enorme aborrecimento ao presidente brasileiro, que foi à loucura e não poupou críticas aos pilotos, chamando-os de incompetentes, além de outros aborrecimentos.

Enfim, o presidente do país parece que precisava da ajuda de um pássaro, que foi tragado pela turbina do avião presidencial, cujo acidente causou gigantesco incidente perante a tripulação dessa aeronave, para ele decidir realizar o seu sonho de comprar novo avião para as reiteradas viagens dele, mundo afora.

Certamente que não será uma aeronavezinha qualquer, mas será um avião bastante luxuoso que possa satisfazer aos seus caprichos de extravagância e esbanjamento, como é peculiar para o seu gosto de aproveitador dos recursos públicos.

Mais uma vez a insensibilidade do presidente do país vem à tona, para evidenciar, em especial, a sua completa falta de prioridade sobre as pautas de governo, que certamente não inclui a compra de aeronaves, quando há assuntos da maior importância na fila das urgências para serem executados, em atendimento direto à população, mas eles são postos de lado, justamente porque não dizem respeito à pessoa do presidente, ou seja, passam a ter prioridade e são tratados com urgência tudo aquilo que se refira aos interesses direitos do mandatário.

É preciso que o povo, os verdadeiros brasileiros decidam pôr freios nessa esculhambação com os recursos públicos, com a sua banalização no emprego com os caprichos do presidente do país, diante da necessidade da imposição de limites às esbórnias com o dinheiro dos contribuintes.

Aqui, nesse episódio, vê-se o presidente do país, que ousa abusar da sua autoridade, em desmedido propósito pessoal, mas ninguém aparece em socorro da sociedade, no sentido impedir a realização desse absurdo, quando as lideranças políticas, os órgãos de fiscalização e controle dos gastos públicos, as entidades de defesa da sociedade e principalmente as pessoas em geral poderiam liderar movimento contra as arbitrariedades de compras e gastos do governo, com a impetração de medidas com a tentativa de impedir as despesas absurdas, por meio de recursos expondo a extrapolação do limite da razoabilidade, na gestão pública.

A verdade é que a completa omissão de todos tem o condão de facilitar a perpetuação das loucuras com o dinheiro público, em claro detrimento dos interesses da sociedade e do Brasil.

Urge que os brasileiros de verdade tenham amor à pátria e se conscientizem quanto à imperiosa necessidade de zelar pelas causas do país, não permitindo a prática de abusos e arbitrariedades contra os interesses da sociedade.

Brasília, em 23 de outubro de 2024

   

A inteligência divina

             Em mensagem que circula na internet, foi visto o texto, certamente bíblico, que diz para se acreditar nos poderes divinos, porque Deus acredita naqueles a quem Ele confiar importante missão, na certeza do resultado melhor possível, quando estiver presente a fé, que move montanhas, quando se tem Deus no coração. 

A inteligência divina seria dúbia ou talvez inexistente se o Criador não tivesse capacidade para confiar missão para quem não tivesse condições para desempenhá-la com o devido requisito de  sucesso.

Em outras palavras, seria o mesmo que, na certeza, do contrário, de a missão estar-se fadada ao insucesso, diante da falta de convicção, que tem como pressuposto a fé.

É evidente que o nome de Deus é sinônimo de supremo, porque é atribuído a Ele a importância do Senhor de tudo, porque Ele sabe perfeitamente de que o vencedor será aquele que crê Nele e por isso recebe a confiança e a força para a superação dos obstáculos.

Certamente que de ingênuo Deus não tem absolutamente nada, posto que os Seus projetos têm a confirmação da qualidade assegurada, desde que se acredite que Ele fortalece e ampara quem confiar nos poderes celestiais.

É por isso que precisamos sempre acreditar na Sua infinita bondade, na certeza do sucesso e da vitória.

Brasília, em 23 de outubro de 2024

 

Salve a Estrela Solitária!

 

Jogando em noite inesquecível e iluminada com a luz da sua estrela solitária, o glorioso Botafogo fez desfile de gala nos gramados do Estádio Nilton Santos, a sua sede para os jogos de futebol, e aplicou solene e histórica goleada de 5 a 0 em cima do Peñarol, time uruguaio de renome internacional, podendo sonhar com tão importante vaga do Olimpo do futebol Sul-americano.

A verdade é que o futebol mágico do Botafogo apareceu no segundo tempo do jogo, quando surgiram os gols, um atrás do outro, em sequência atordoante para o time que veio todo retrancado, destinado a assegurar e levar o empate para o seu país.

Não obstante, de repente, a famosa “catimba” foi por ladeira abaixo, quando os deuses do futebol inspiraram os craques do time da Estrela Solitário, que aproveitaram as fragilidades do time uruguaio, que se derreteram, por completo, em campo, e foram obrigados a levar, na bagagem de volta para a casa deles, cinco expressivos gols, que podem servir de passaporte para a final da Libertadores para o Fogão.

Com esse placar considerado avantajado, praticamente inusitado no futebol, em fase próxima da derradeira da Libertadores, crescem as expectativas dos botafoguenses, que jamais imaginariam o surgimento de tanta fúria dos craques do Fogão contra os retranqueiros, que pouco mostraram futebol até mesmo para justificar a sua classificação para a semifinal de importante torneiro mundial.

O importante mesmo é que o time da Estrela Solitária conseguiu cumprir, com capricho e perfeição, muito além do imaginável, o seu dever de casa, de ganhar no seu campo, com placar bastante elástico e relativamente tranquilo para se pensar nas estratégias possíveis para o jogo da volta, na casa do adversário, ainda mais que este terá a obrigação de ganhar do time brasileiro pelo placar de mais de cinco gols, que parece não impossível, mas de dificílima missão, ainda mais quando ele já mostrou que a retranca é sua especialidade mais do que preferida.

Diante de maravilhosa performance de todos os jogadores do Botafogo, que mostraram condições de superação dos obstáculos, em noite gloriosa do futebol mágico, renovam-se as esperanças de que o fantástico time da Estrela Solitária volte a brilhar nos gramados do Uruguai, onde será o palco da confirmação da importante disputa da final da Libertadores da América.

Parabéns, Botafogo, com votos de que a sua estrela permaneça com o melhor brilho estampado nas auréolas de quem pensa em ser e quer ser campeão das Américas!  

Brasília, em 24 de outubro de 2024

terça-feira, 22 de outubro de 2024

À mestra, com carinho!

 

Diante de fotografia da venerável professora Maria do Céu Fernandes, publicada no Facebook, ainda dos tempos da sua jovialidade, quando ela foi minha professora, no querido Grupo Escolar Jovelina Gomes, eu escrevi o texto a seguir.

É sempre muito bom rever, até por fotografia, a figura da admirável e querida professora Maria do Céu, especialmente nessa fase mostrada na imagem, quando eu me lembro com perfeição dela exatamente com esse perfil jovem da minha época, em que eu estudava naquele saudoso educandário.

Agradeço muito à professora Maria do Céu, por sua performance de muito exigente nas suas aulas, inclusive nos deveres de casa, que obrigavam os alunos a se esforçarem aos estudos com muito afinco.

Ao contrário de muitos alunos, eu percebi os reais objetivos das suas aulas, no sentido de que as suas exigências eram para o bem dos próprios alunos.

Por consequência disso, eu correspondi plenamente às pretensões dela e sempre conseguia me esforçar e tirar as melhores notas, me consagrando como aluno estudioso, sendo reconhecido como o aluno primeiro em notas.

É por isso e por outras formas melhoradas de ensino, sempre procurando o melhor para os alunos, que a tenho como a professora que contribuiu em muito com os meus estudos, por eu entender que as suas exigências foram excelentes para o meu enriquecido aprendizagem, certamente valioso para sempre.

Enfim, essa foto me faz voltar aos bons tempos escolares do querido Jovelina Gomes, onde não só aprendi bons ensinamentos, mas principalmente a importância dos estudos na minha vida, iniciados com excelentes professoras, que valorizavam em muito o sentido na persistência no ensino de qualidade.

À professora Maria do Céu Fernandes, com carinho, agradecendo a sua dedicação à majestosa missão de ensinar, com a vocação especial emanada por Deus.

Saudades!

Brasília, em 22 de outubro de 2024

Modelo de transparência

 

Diante da notícia de que a administração de Uiraúna, Paraíba, teria sido agraciada com o selo pelo reconhecimento de gestão mais transparente da Paraíba, eu escrevi o texto a seguir, manifestando meu regozijo por efeméride digna de encômios para a prefeita do nosso querido município.  

Como servidor de Tribunal de Contas, por mais de três décadas, sei muito bem que ninguém melhor para saber avaliar a regularidade do emprego dos recursos públicos do que o Tribunal de Contas, que é órgão de controle externo com capacidade constitucional para dizer a integral regularidade das contas apresentadas pelo gestor público.

Ressalte-se que um dos elementos fundamentais de evidenciação da regularidade das contas públicas diz com a sua transparência, onde todas as despesas são demonstradas à luz da legislação sob a qual os gastos foram autorizados e realizados.

Diante disso, é com prazer de me solidarizar com a prefeita Leninha Romão, pelo justo reconhecimento de importante marca obtida no desempenho das contas do município de Uiraúna, com a outorga da comenda de gestão pública mais transparente da Paraíba. Fato este que comprova o seu empenho de eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos.

É preciso se destacar que a virtude de bom administrador tem o condão de apenas confirmar a rigorosa observância da legislação de regência sobre a aplicação dos recursos públicos, que obrigo o gestor público a demonstrar a boa e regular aplicação do dinheiro dos contribuintes.

 Esse fato não diminui em nada os méritos da prefeita Leninha, que tem sido modelo de eficiência no gerenciamento do dinheiro público, assim comprovado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Parabéns, prefeita Leninha, com votos de que a sua segunda gestão continue a ser modelo não somente de transparência, mas também dos melhores resultados possíveis, para o bem do povo de Uiraúna, que merece ser governado com a marca da eficiência e da competência compatíveis com a sua relevância.

Brasília, em 22 de outubro de 2024

Esperança no futebol brasileiro!

 

O mais importante jogador de futebol brasileiro, da atualidade, revelou enorme alegria ao retornar aos gramados, para participar de partida oficial,  depois de mais de ano afastado, por conta de lesão gravíssima.

O astro do futebol brasileiro entrou em campo, como substituto, durante a vitória do seu time, pelo placar de 5 a 4, em partida válida pela Liga dos Campeões da Ásia, tendo se mostrado empolgado com o retorno, após o apito final.

Ele disse que "Me senti muito bem. Foi um período difícil, mas sempre tive uma equipe incrível me apoiando. Estou feliz por estar de volta!".

Trata-se de excelente notícia que o mais valoroso jogador brasileiro tenha voltado aos gramados, para encantar seus fãs com a magia do seu futebol, que sempre motivara a esperança de bons resultados dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol.

Na verdade, os brasileiros acreditam que, nesse período afastado do futebol, o grande craque brasileiro tenha conseguido reaprender a verdadeira a magia do futebol arte mostrado por ele, em especial em grandes clubes europeus, onde ele se tornou a vitrine do renomado futebol brasileiro de pura qualidade.

Isso tem muito a ver também com a possível reabilitação do brilhante futebol da Seleção Brasileira, que nunca esteve tão perrengue, exatamente no período em que ele esteve afastado dela, por motivo de doença.

Ou seja, o retorno do craque aos jogos de futebol pode também contribuir para a retomada do futebol alegre e esperançoso da seleção, que somente conseguiu ganhar de times bastante inferiorizados na classificação dos eventos que participam, tendo sido motivo de descrédito da opinião pública.

Enfim, compreende-se como excelente notícia a volta aos jogos de futebol do sempre celebrado atacante brasileiro, que sempre se mostrou como como fonte de esperança de grandes conquistas da Seleção Brasileira de Futebol.

Seja bem-vindo a nossa estrela maior da constelação do futebol, cuja seleção ficou um ano sem luz e sem inspiração, diante da pobreza do futebol apresentado nesse período, talvez em reverência àquele que realmente tem intimidade com a bola genuinamente brasileira.

Brasília, em 22 de outubro de 2024

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Questionamento

 

Conforme vídeos que circulam na internet, é noticiado que, na apuração dos votos para o cargo de prefeito na maior cidade do país, um dos principais candidatos ficou mais de uma hora de duração sem ser computado um único voto, evidentemente que os demais candidatos continuavam a receber seus votos, normalmente.

Os vídeos apresentam informações sobre fatos extremamente estranhos, porque eles não se harmonizam com os princípios da racionalidade nem com a evolução tecnológica, ficando muito claro que a falha é absolutamente inaceitável, diante de notório prejuízo causado a apenas um dos candidatos.

Como explicar que o candidato da preferência de parcela expressiva dos eleitores tenha desempenho inferior ao de quem nem se falava o nome dele, na campanha eleitoral, cabendo se inferir que aquela lacuna teria sido proposital, para beneficiar um dos candidatos?

Como explicar a falta da computação de votos de somente um dos candidatos, por mais de uma hora, se não houvesse alguma causa para explicar tamanha omissão?

Tudo precisa ser muito bem explicado, preferencialmente pelo órgão eleitoral, que compete zelar pela autenticidade do sistema de votação, para que esses questionamentos sejam devidamente esclarecidos, à luz dos princípios democráticos.

É evidente que a falta de elucidação dos fatos colocados em questionamento só contribui para suspeitar-se sobre o interesse existente de que é preciso que nada seja esclarecido à sociedade, que é a única e finalmente interessada na verdade sobre o resultado inerente aos candidatos eleitos, porque eles são os seus representantes políticos.

Ora, quando se questiona sobre determinada questão, mas não há ressonância, deduz-se que os princípios democráticos não estão sendo cumpridos, na essencial da sua finalidade, qual seja, em atendimento aos princípios democráticos, à luz da evolução da civilidade.

Ante o exposto, convém que os interessados questionem perante a quem for de direito, para o bem da sociedade e dos direitos fundamentais, os motivos pelos quais um único candidato tem seus interesses contrariados, justamente por se entender que as mesmas falhas havidas não aconteceram com os outros candidatos, havendo indiscutível dano somente para aquele, cuja falha precisa ser esclarecida.

Caso não sejam dados os devidos esclarecimentos, pode-se inferir que as falhas podem ter sido propositadamente, convindo que os fatos sejam devidamente apurados pelo Ministério Público, que tem o dever constitucional de zelar pela regularidade dos atos da administração pública.

Brasília, em 21 de outubro de 2024

domingo, 20 de outubro de 2024

O meu carinho

Diante de crônica de minha lavra, onde eu agradeci mensagem de louvor ao meu trabalho literário, uma amiga escreveu o seguinte: Parabéns pela modéstia, mas realmente é um ótimo escritor”.

Em resposta à amável mensagem, eu disse que imagino que a modéstia é importante virtude de quem reconhece a sua capacidade, que é algo próprio de quem sabe exatamente avaliar a si próprio, quanto ao seu potencial humano e intelectual.

Pensando dessa forma, posso sim me avaliar tranquilamente quanto ao meu alcance em relação ao que escrevo, independentemente do que pensam as pessoas sobre o meu trabalho literário, como a sua valiosa avaliação acerca do que escrevo, que, como já disse, não poderia ser melhor para a satisfação de qualquer pessoa, motivo pelo qual fico bastante agradecido e rogo a Deus que eu possa continuar a merecer a sua confiança de carinho, que a recebo como importante estímulo.

Deixo claro o meu sentimento de alegria pelos votos de incentivo ao que escrevo, mesmo quando, involuntariamente, divirjo da opinião de alguém, porque isso também faz parte de quem tem coragem de se expor, opinando sobre os fatos de interesse da sociedade.

Penso que seria sem graça se nada fosse escrito e ninguém pudesse se manifestar sobre a existência da humanidade. Para mim, escrever as minhas bobagens, em forma de crônicas, é tudo de essencial e vital na minha maravilhosa existência.

Com o meu carinhoso muito obrigado.

            Brasília, em 20 de outubro de 2024 

A academia dos imortais?

 

Em mensagem divulgada na internet, havia escrito que é dia de se comemorar essas figuras eminentes, se referindo a renomados atriz e contar, que são imortais da Academia Brasileira de Letras.

A meu sentir, a Academia Brasileira de Letras foi instituída pelo grande e admirável escritor Machado de Assis, para ser a casa de realmente quem escreve e se torna célebre por suas obras literárias.

Ou seja, a academia tem por finalidade, em essência, ser a casa do escritor e isso foi observado por século, em estrito respeito à tradição, no acolhimento exclusivo de escritores de verdade.

Ultimamente, muitas pessoas, indiferentemente à memória do seu instituidor, estão ingressando na ABL motivado pelo simples prestígio adquirido no mundo artístico, em evidente desvirtuamento da finalidade para a qual ela foi criada.

Isso não é vergonhoso somente para a própria academia, que perde o seu caráter finalístico original, por aceitar o ingresso de quem não preenche, a rigor, os requisitos exigidos como verdadeiros escritores, mas também para esses falsos acadêmicos/escritores, porque eles são intrometidos na academia apenas por circunstância, não correspondendo à relevância e à nobreza do verdadeiro acadêmico.

Isso indignifica tanto a própria academia como as pessoas, por ficar patente que elas não estão à altura e à importância da cadeira na qual eles se sentam, exatamente porque nada escreveram em plena satisfação à posição de imortal da Academia Brasileira de Letras.

Esse fato nada desqualifica as pessoas que não são escritores de verdade, por elas serem respeitadas nas suas respectivas áreas de atuação, onde deveriam permanecer, para dignificar o seu legado, mas nunca elas deveriam incursionar em setor que precisa prestigiar exclusivamente os escritores que possuem imensa obra literária e, por mérito, somente eles deveriam ser aceitos na casa de Machado de Assis.

Brasília, em 20 de outubro de 2024

Vergonha!

 

A Universidade Federal do Maranhão resolveu apurar as circunstâncias em que palestrante ficou rebolando enquanto cantava música de letra erótica, com a exposição da bunda. 

A universidade esclareceu que a apresentação artística foi considerada inapropriada para a ocasião, mas, por cautela, decidiu apurar os estranhos acontecimentos.

O ato ocorreu durante a mesa-redonda promovida por grupo de pesquisa daquela universidade.

A palestrante declarou, como justificativa ao seu ato, que a pedagogia que ela propõe é aquela e que a academia não precisa ser hermética, só falar sobre autores ou ser composta de acadêmicos falando para outros, sem incluir a população.

A expositora é historiadora da arte e mestranda que participa de rodas de conversas focadas com a cultura do ânus.

Aquela universidade informou que está averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis após ouvir todas as pessoas envolvidas, tendo esclarecido que ela “tem compromisso com um ambiente acadêmico, inclusivo, respeitoso e transparente.”.

O grupo de pesquisa esclareceu que a expositora fazia parte, na condição de convidada, do evento e que a artista reproduziu uma de suas músicas e performances no contexto da exposição de sua pesquisa e vivência científica.

À toda evidência, a horrorosa exposição, assim considerada pela opinião pública, onde o foco científico principal era a cultura do ânus, tanto que a artística mostrou as suas ancas, no evento, de forma espontânea, como atrativo artístico no âmbito da palestra, mostra com bastante clareza para realmente onde caminha a cultura brasileira, em que se evidencia verdadeiro declive cultural da sociedade, tendo o importante apoio de unidade educacional ao nível universitário, ou seja, responsável pelo ensino no fim da linha da educação brasileira.

É exatamente para esse fosso da educação que caminha o ensino brasileiro, tendo como mentores pessoas intelectualmente deformadas, que participam de ricos debates destacando o academicismo científico da cultura do ânus, em detrimento do aprendizagem científico outras importantes culturas brasileiras, que interessam mais precisa e diretamente â evolução da humanidade.

Nesse ponto, convém se invocar a mentalidade insensata de antipatriotas e medíocres brasileiros que apoiam, com o seu voto, representantes políticos que patrocinam, evidentemente com recursos públicos, a disseminação de eventos deprimentes e da pior qualidade possível, como se isso ainda fosse algo da maior importância cultural para a sociedade.

Sim, para quem elege políticos que concordam com espetáculos degradante como esse, deve concordar também com a real importância do enaltecimento da cultura do ânus, na atualidade, quando inexistem, ao que tudo indica, prioridades sociais a serem discutidas nas universidades federais, que realmente precisam se preocupar com algo da maior nobreza inerente à cultura do desconhecido órgão humano.

Será se é realmente essa a cultura ideal que os brasileiros estão carentes para se desenvolverem, a ponto de esse assunto "especial" precisar ser apresentada e discutido em mesa-redonda de "altíssimo" nível cultural?     

Na verdade, nada disso chega a ser surpresa nem novidade alguma, quando os brasileiros se conformam, em aceitação pacífica, em ser presididos nas condições atuais, sem qualquer perspectiva de norte seguro quanto às políticas públicas que estão sendo implementadas, quando os resultados têm sido os piores possíveis e imagináveis, em que se verifica que o barco Brasil se encontra totalmente à deriva, sem comando, diante das visíveis gestões incompetentes, ineficientes e irresponsáveis, conforme mostram os fatos do quotidiano.

Diante da realidade dos fatos, pode-se concluir, com absoluto conforto, que o povo tem os seus representantes políticos que bem merece, diante da existência da plena liberdade para os elegerem, em que que pese, sendo verdadeira, a gigantesca dificuldade da escolha entre os piores homens públicos militantes no país, conforme evidenciam os fatos históricos.

Brasília, em 20 de outubro de 2024

sábado, 19 de outubro de 2024

O carinho de amiga

               Diante de crônica da minha lavra, onde discorri sobre a comemoração do Dia Mundial do Escritor, uma amiga seguidora de meus textos escreveu  a  mensagem  a  seguir,  que a recebo como estímulo.

“Parabéns por sábias palavras, admiro demais quem tem essa linda arte de escrever, vc realnente nos enriquece e nos orgulha pelo grande escritor que é, mais uma vez parabéns.”.

Em resposta à amável mensagem, eu disse que tinha ficado muito envaidecido com as palavras dela, de carinho ao meu trabalho literário.

Aproveitei o ensejo para dizer à amiga que não me conformo com o título de grande escritor, porque sei perfeitamente sobre as minhas limitações, embora eu reconheça a generosidade divina de me permitir que eu possa escrever, em abundância, as minhas maus traçadas linhas, como dizia o poeta.

Na ocasião, eu disse que fico orgulhoso em ter os meus fiéis seguidores, como ela, acompanhando, com muita paciência, alguns textos que posto para o público, porque outras crônicas são publicadas somente nos meus livros, em razão do conteúdo com cunho mais pessoal que me aconselha a agir exatamente assim.

Em síntese, escrevo precisamente na tentativa de levar às pessoas um pouco do que penso sobre os fatos da vida, sem qualquer pretensão de ser senão o que realmente penso que sou: esforçado escriba.

Fico feliz e agradecido pelo seu carinho, prezada amiga Graça Sá.

Muito obrigado.

            Brasília, em 19 de outubro de 2024

Socorro às matas

 

No período de janeiro a setembro, o Brasil registrou 22,38 milhões de hectares queimados, o que significa aumento de 150% em relação a igual período do ano passado, segundo informação do Monitor do Fogo do MapBiomas.

Os estragos causados pelas queimadas equivalem à área do Estado de Roraima, tendo sido mais atingido o bioma da Amazônia, onde houve a concentração de 51% das queimadas, o correspondente a 11,3 milhões de hectares. 

O levantamento também aponta que 73% da área queimada era de vegetação nativa, com destaque para formações florestais, o correspondente a 21% da área total.

Entre as áreas agropecuárias, as pastagens plantadas foram as mais atingidas, com 4,6 milhões de hectares queimados.

O Mato Grosso, como o estado mais afetado, teve 5,5 milhões de hectares queimados, seguido pelo Pará, com 4,6 milhões, e Tocantins, com 2,6 milhões, enquanto o São Félix do Xingu (PA) liderou entre os municípios, com 1 milhão de hectares queimados, seguido por Corumbá (PA), com 741 mil hectares.

O mês de setembro foi o que teve o maior registro de queimadas, com 10,65 milhões de hectares dizimados, o equivalente a 47,6% de toda a área queimada, em 2024, até então.

Em termos de registros, houve aumento de 181%, em comparação com o igual mês de 2023.

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) observou que "O período de seca na Amazônia, que normalmente ocorre de junho a outubro, tem sido particularmente severo este ano, agravando ainda mais a crise dos incêndios na região - um reflexo da intensificação das mudanças climáticas, que acabam tendo papel crucial para a propagação de incêndios".

Na mesma linha de muitas queimadas, o Cerrado também registrou grandes impactos, com 4,3 milhões de hectares queimados em setembro, com aumento de 117%, em relação ao ano anterior.

No caso do Pantanal, registrou-se aumento de 2.306% na área queimada em comparação com a média dos últimos cinco anos.

Importa registrar que a Mata Atlântica teve 896 mil hectares queimados, no período de janeiro e setembro, sendo que a cana-de-açúcar foi a principal cultura prejudicada.

Por fim, registre-se que, em contraste com as outras áreas, o Pampa e a Caatinga mostraram reduções nas áreas queimadas, talvez devido à maior umidade e à queda no uso descontrolado do fogo.

Na verdade, os fatos mostram que a evolução das queimadas, no bioma brasileiro, se transformou em quadro de verdadeiro horror, quando as principais áreas estão praticamente convivendo com o fogo, como se isso fosse o mesmo que o seu habitat natural.

Mesmo diante dos alarmantes aumentos das queimadas, mês após mês, as notícias são somente de recorde de áreas atingidas, sem nenhuma perspectiva de controle dos incêndios ou de medida capaz de sinalizar para o fim dessa tragédia sobre a floresta brasileira, exatamente porque tudo permanece como antes no quartel de Abrantes.

Ou seja, o governo não se sensibiliza diante dos incontroláveis e crescentes aumentos das queimadas nas florestas brasileiras, que vem sendo dizimadas naturalmente, como se tudo isso fosse processo normal, apenas em clara evidência do tranquilo e completo desleixo por parte das autoridades públicas brasileiras, que só demonstram omissão quanto à preservação do bioma, com sérios riscos à qualidade de vida, pincipalmente dos brasileiros.

Diante da calamidade imposta às florestas de todo Brasil, com maior incidência na Amazônia, em forma de queimadas absurdas e permanentes, urge que os verdadeiros brasileiros se conscientizem sobre a urgente necessidade de se exigir das autoridades públicas as providências imprescindíveis de combate aos incêndios do bioma, além de políticas voltadas para a sua integral preservação.  

Brasília, em 19 de outubro de 2024

Salve o escritor

  

Nesta data, dia 13, se comemora o Dia Mundial do Escritor, como homenagem às pessoas que se dedicam a escrever obras literárias sobre os fatos da vida.

Na imagem anunciando esse importante carinho ao escritor, na página da internet, mostrava a figura de uma caneta tinteiro, obviamente em forma ilustrativa em alusão ao dom dos que escrevem.

Com base nisso, eu disse que um dos mais poderosos instrumentos sob o domínio do homem é a caneta, porque, por meio da qual, ele pode se tornar célebre aquilo que ele escreve e publica em benefício da humanidade, tendo oportunidade para mostrar o caminho de muitas verdades desconhecidas pelo próprio homem e também sinalizar e orientar para a prática do bem.

Quem quer contribuir para o descortinar dos fatos precisa se travestir de escritor, não importando o quão o seu estilo literário ou a forma como escreve, porque tem valor mesmo todo conteúdo que for produzido com o sentido da essência objetivada, que normalmente tem a finalidade de expressar o momento da vida da humanidade, por meio dos seus escritos variados.

Pessoalmente, digo que tenho enorme admiração pelos escritores, porque eles são capazes de lançar luzes, em muitas vezes, em campos férteis e as suas obras podem contribuir, de alguma forma, para a renovação de ideias e até mesmo para a mudança de atitudes ou compreensão sobre os fatos da vida moderna.

Aproveito a passagem do Dia Mundial do Escritor para saudar todos os escritores e dizer que amo a inteligência, o altruísmo e o esforço dos escritores, por exporem as suas emoções, com a dedicação que lhes é peculiar, nas suas majestosas obras literárias.

Rogo ao deus da arte literária que ilumine os escritores com muita sabedoria em tudo que eles produzem, porque o que eles fazem e escrevem, com o emprego das palavras, extraídas da sua intelectualidade, são certamente fundamentais para o aproveitamento e o aprimoramento da humanidade, que se espelha nos escritores.

Salve os sábios escritores do universo!

Brasília, em 13 de outubro de 2024

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

O rebate

 

O último ex-presidente do país afirmou que é o candidato da direita para a Presidência da República, em 2026, em claro desprezo à atual situação dele de inelegível até 2030, ou seja, ele está inapto ao registro como candidato.

A declaração do ex-presidente veio em forma de rebate ao que disse o presidente do partido dele, que os primeiros da fila para a disputa ao Palácio do Planalto são o governador de São Paulo e o filho do ex-presidente, que é deputado federal.

O presidente do partido disse ainda que acredita que o ex-presidente poderá ser candidato em 2026, caso seja aprovado projeto legislativo que trata  de anistiá-lo, cuja medida tem o apoio do seu partido.

O ex-presidente do país se mostra perplexo pelo fato de ter sido declarado inelegível, por oito anos, tão somente por ter se reunido com embaixadores estrangeiros.

Nas circunstâncias atuais, não assiste razão alguma ao ex-presidente do país em afirmar que ele será candidato ao cargo de presidente da República, em 2026, porque ele se encontra inelegível e sequer poderá registrar o seu nome junto ao órgão eleitoral.

Sim, ele poderá se candidatar caso o Congresso Nacional aprove a anistia dele, evidentemente a depender ainda do consentimento do sistema dominante, que poderá não aceitar medida nesse sentido, uma vez que há precedente em caso de anistia, quando o ex-presidente estava no cargo e ele concedeu a graça a um deputado condenado pela corte maior do país.

Outro ponto que precisa ser mais bem esclarecido, diz respeito ao motivo que deu causa à inelegibilidade do ex-presidente, que não teria sido somente por ele ter se reunido com embaixadores estrangeiros, mas sim por ele aproveitar o encontro com representantes de outros países para discutir assuntos internos exclusivamente de interesse do Brasil, como o sistema eleitoral, que fora colocado sob suspeita por ele, embora ele não houvesse qualquer  prova sobre os fatos denunciados.

Nessa reunião, o então presidente do país denunciou fragilidades sobre a operacionalização do sistema eleitoral brasileiro, com destaque acerca das urnas eletrônicas, quando ele não dispunha de nenhuma de absolutamente nada, em termos de fraude que ele denunciava.

Não é de bom tom que a principal autoridade do país se encarregue de fazer denúncia sobre deficiência do Brasil, quando ela era inexistente, fato este que demonstra promiscuidade perante a obrigatoriedade de ser fiel à integridade sobre o sigilo dos assuntos de interesse do país.

À toda evidência, a denúncia feita pelo então presidente do país teve por finalidade tão somente tentar desmoralizar o sistema eleitoral brasileiro, também ficando muito claro que a denúncia aos embaixadores estrangeiros não teria nenhuma serventia ao saneamento de possíveis falhas no citado sistema, porque eles não teriam qualquer ingerência nos assuntos internos brasileiros.

O certo é que a reunião com embaixadores tinha objetivo definido pelo então presidente do país, que era mostrar a sua insatisfação com autoridades que comandavam o órgão eleitoral brasileiro, mesmo sabendo que aquilo não adiantaria absolutamente nada, salvo para mostrar desvio de conduta que deveria ter sido evitado, em respeito à liturgia prevista na cartilha do verdadeiro estadista.

Ressalte ainda que a reunião em comento aconteceu em dependência pública, para tratar de assunto estranho ao serviço público, na qual foram utilizados bens igualmente públicos.

É evidente que mesmo considerado grave o desvio de conduta do então presidente do país, ao se reunir com embaixadores estrangeiros, para denunciar algo inexiste, a inelegibilidade dele não encontra a mínima justificativa, principalmente porque não ficou caracterizado qualquer prejuízo às relações diplomáticas brasileiras, por conta dessa maldita reunião, ou seja, não houve interrupção nem descontinuidade no relacionamento com os países que participaram de estranha reunião.

Não fosse a questão ideológica, que implica severa oposição de pensamento político, certamente que os fatos que causaram a inelegibilidade do ex-presidente do país não ensejariam nada mais do que mera advertência ou algo no sentido de se informar a ele que não é aconselhável reunião de presidente do país com representantes de países amigos, para o fim de se denunciar algo inexistente, não havendo o menor cabimento qualquer forma de penalidade, quanto mais tão exagerada como foi.

Enfim, os brasileiros até admitem, se for para o bem do Brasil, que o ex-presidente do país possa se candidatar, no próximo pleito eleitoral, ao cargo de presidente da República, mas na condição de que ele tenha a dignidade para assumir os seus atos, tal e qual como eles aconteceram.

Brasília, em 17 de outubro de 2024

Denúncia

 

Um analista político avaliou o fato de que, caso a Procuradoria Geral da República formalize denúncia junto à corte maior do país contra o último ex-presidente do país, por suposta trama golpista, ante o conjunto de atos cuja autoria vem sendo atribuído a ele, há fortes indícios de que o ex-mandatário poderá ser  condenado.

O entendimento desse jornalista se baseia no fato de que a condenação seria praticamente inevitável, principalmente devido ao histórico completamente conturbado entre o ex-presidente e aquela corte, por ocasião do mandato presidencial.

Na opinião desse experiente analista, "O (corte maior do país) foi a principal vítima, o principal alvo de toda a era (omiti o nome)", em que o ex-presidente não se cansava de criticá-lo.

O jornalista adiantou que a composição da Primeira Turma poderá ser fator que terá bastante influência no resultado de possível julgamento do ex-presidente, que teria a incumbência da análise do caso.

Neste ponto, é possível se vislumbrar que não tem como dissociar qualquer julgamento envolvendo o ex-presidente da trajetória e dos acontecimentos que marcaram a relação entre ele e as cortes superiores do país, no seu conjunto dos acontecimentos nada amistosos, durante o governo dele.

Para complicar ainda mais a situação do ex-presidente, qualquer julgamento será levado em consideração o contexto mais amplo possível, com abrangência aos eventos do 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente fizeram protestos que resultaram nas invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da República, em Brasília.

Não há a menor dúvida de que a corte maior do país quer um pretexto para fundamentar penalidade exemplar ao ex-presidente do país, precisando apenas e tão somente da sua formulação pelo Ministério Público, em caso de denúncia, que á a base jurídica para o respaldo do seu julgamento, no qual dificilmente a corte maior do país não o condenará, visto que estariam presentes, nos autos, os elementos indispensáveis para a concretude de tão importante oportunidade de vingança, em especial diante da complexidade que envolve os cenários jurídico e político sobre a trajetória do ex-presidente do país.

Enfim, vislumbra-se que poderá haver tempestade a cair sobre os ombros do ex-presidente do país, caso a denúncia em comento venha a acontecer, diante da avidez com que a corte maior da nação precisa de fato jurídico para julgá-lo e puni-lo, como já assim procedeu ao torná-lo inelegível até 2030, por apenas motivos insignificantes, à vista da dureza da punição em si.

Brasília, em 18 de outubro de 2024