terça-feira, 22 de outubro de 2024

À mestra, com carinho!

 

Diante de fotografia da venerável professora Maria do Céu Fernandes, publicada no Facebook, ainda dos tempos da sua jovialidade, quando ela foi minha professora, no querido Grupo Escolar Jovelina Gomes, eu escrevi o texto a seguir.

É sempre muito bom rever, até por fotografia, a figura da admirável e querida professora Maria do Céu, especialmente nessa fase mostrada na imagem, quando eu me lembro com perfeição dela exatamente com esse perfil jovem da minha época, em que eu estudava naquele saudoso educandário.

Agradeço muito à professora Maria do Céu, por sua performance de muito exigente nas suas aulas, inclusive nos deveres de casa, que obrigavam os alunos a se esforçarem aos estudos com muito afinco.

Ao contrário de muitos alunos, eu percebi os reais objetivos das suas aulas, no sentido de que as suas exigências eram para o bem dos próprios alunos.

Por consequência disso, eu correspondi plenamente às pretensões dela e sempre conseguia me esforçar e tirar as melhores notas, me consagrando como aluno estudioso, sendo reconhecido como o aluno primeiro em notas.

É por isso e por outras formas melhoradas de ensino, sempre procurando o melhor para os alunos, que a tenho como a professora que contribuiu em muito com os meus estudos, por eu entender que as suas exigências foram excelentes para o meu enriquecido aprendizagem, certamente valioso para sempre.

Enfim, essa foto me faz voltar aos bons tempos escolares do querido Jovelina Gomes, onde não só aprendi bons ensinamentos, mas principalmente a importância dos estudos na minha vida, iniciados com excelentes professoras, que valorizavam em muito o sentido na persistência no ensino de qualidade.

À professora Maria do Céu Fernandes, com carinho, agradecendo a sua dedicação à majestosa missão de ensinar, com a vocação especial emanada por Deus.

Saudades!

Brasília, em 22 de outubro de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário