sexta-feira, 11 de outubro de 2024

A recompensa

              Conforme vídeo que circula  na internet,  importante  político  da  oposição  de Uiraúna aparece em público, para pedir voto para os candidatos apoiados por ele, mas tônica do seu discurso giza em torno da pessoa dele, ao enaltecer a sua carreira política, citando a sua magnanimidade como médico que assiste o povo desde a sua formatura.

A verdade é que esse médico-político, pela sua trajetória estritamente como homem público, se destaca no mundo político de Uiraúna, por ter se tornado verdadeiro ícone na história tanto política como médica da cidade, não tendo parâmetro para o caso dele, que realmente é ímpar.

É preciso se reconhecer que a revolução que ele conseguiu promover em benefício de si próprio, como político, tem como causa não as importantes e revolucionárias obras, porque não se conhece nenhum monumental projeto atribuído à autoria do governo dele.

Ou seja, como que o homem público chegou a alcançar o ápice na gestão pública, por cinco mandatos no cargo de prefeito de Uiraúna, como ele enfatiza muito apropriadamente, sem ter construído absolutamente nada proporcionalmente a tanto tempo de mandato?

A resposta é muito simples e ele mesmo responde, no vídeo, tendo utilizado a ciência da medicina para fazer o bem à saúde da população de Uiraúna e, com isso, ele angariava a simpatia, a confiança e o apoio dos eleitores, ou melhor, dos pacientes.

Essa esperta estratégia política ele faz questão de ressaltar que sempre fez com ímpar desenvoltura, naturalmente por ele achar isso natural, de ter usado a medicina para ganhar prestígio na arte da política ou para ajudar na política.

Trata-se de importante mérito, no caso da associação da medicina com a política, prática essa que sempre foi muito bem aceita pelo povo de Uiraúna, que sempre o aclamou, em forma de reconhecimento, no sentido natural da recompensa, principalmente em se tratando de pessoa que sempre esteve e está à disposição de todos, no momento mais necessitado, quando a doença bate à porta e a primeira pessoa imaginada tem o endereço certo, na certeza de que não faltará acolhida, seja em qualquer hora, do dia ou da noite.

Tudo isso que foi relatado acima é fato verdadeiro, porque é a síntese narrada por ele, no vídeo em referência, para pedir voto para os candidatos apoiados por ele.

Não obstante, a carreira política desse grande homem foi travada com deslize que ganhou notoriedade em todo Brasil e teve gigantesca repercussão quanto ao predicativo da maior importância para o homem público, que diz respeito à moralidade, por ser exigência essencial na administração pública.

A verdade é que ninguém tem o direito de julgá-lo por isso, senão a própria Justiça, que tem incumbência constitucional para dizer se houve irregularidade ou não, no caso dele.

Por seu turno, cabe a ele provar a sua inocência e é precisamente aí que a sociedade tem interesse em saber que ele foi capaz de provar a sua inocência, pois, enquanto ele estiver respondendo a processo, na via judicial, seria interessante que ele respeitasse a consciência política dos eleitores, no sentido de somente voltar a tratar de atividades políticas depois da obtenção do certificado de nada consta perante a Justiça brasileira, porque é exatamente assim que procede os verdadeiros homens públicos, como forma de prezar a dignidade eleitoral, uma vez que há uma pendência de moralidade que precisa ser resolvida antes da participação política de quem não se encontra plenamente capaz de provar o requisito principal da conduta ilibada, na vida pública.

Esse fato é muito importante, em especial e principalmente para o próprio político, que pode olhar nos olhos dos eleitores sem nenhuma mácula, depois de ter provado a sua inocência e é exatamente isso que o povo de Uiraúna espera que ele prove a sua inocência e somente depois disso volte triunfante aos braços de seus fiéis eleitores.

Boa sorte, doutor!

Brasília, em 10 de outubro de 2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário