terça-feira, 15 de outubro de 2024

Salve o professor!

 

Se a figura que permanece gravada em nossas mentes é precisamente a do professor (compreenda-se também da professora), chegando a fazer companhia em boa parte da nossa vida e por muito tempo, tendo por exclusiva finalidade nos educar, nos instruir, nos orientar e nos conduzir sempre para o melhor caminho, com o detalhe especial de que ele sempre contribui para o nosso engrandecimento, evidentemente na forma preconizada para a sua nobre função de ensinar.

A verdade é que grande parte da nossa vida, enquanto estudamos, fica sob os cuidados e o comando do professor, a quem confiamos a nossa sublime ignorância, na certeza de que ela será transformada em conhecimentos, sensibilidade e sabedoria, porque Deus deu a ele a nobre vocação para transmitir a nós a preciosidade da educação, no seu conjunto, que é a verdadeira base para o desenvolvimento do saber em nós, em forma de múltiplos lições de ensinamento.

É preciso se reconhecer a enorme relevância do professor, que é de suma importância, por ensinar as melhores lições, tendo por objetivo tanto educar como ensinar conhecimentos, uma vez que ele também tem o relevante papel de moldar mentalidades, inspirar ideias, orientar rumos e motivar escolhas, como pessoa que se preocupa com o melhor de seus alunos.

Diante da imprescindibilidade do professor em nossas vidas, do muito que ele foi útil e necessário, é sempre prazeroso se dizer o quanto ele foi e é importante e fundamental em nossas vidas, por ele ter sido e ser responsável direto pela transmissão de conhecimentos que sedimentam em nós, evidentemente sendo mais do que razoável se dizer a ele tudo de agradecimento que possa traduzir pelo trabalho árduo e especial dele, aproveitando para demonstrar carinho e agradecimento, como forma de expressar a normal gratidão pelo esforço dele em benefício do progresso da humanidade.

Sim, é imprescindível que nós alunos nos engajemos em reconhecer o esforço do professor, não apenas como questão de mera etiqueta, no seu dia especial, mas sim de manifestação de puro amor a quem tanto se dedicou em nosso benefício, a par de se validar com palavras sinceras o impacto do seu trabalho na vida dos alunos.

Essa forma de expressar gratidão pelos alunos e ex-alunos, além de demonstrar o respeito e o amor que existem em nossos corações, tem o condão de fortalecer o real sentimento de amizade e respeito que existe entre o professor e o aluno.

Aproveito o Dia do Professor para relembrar que tive alguns mestres que exigiam muito mais do que a capacidade intelectual dos alunos, por todo o ano letivo, mas essa maneira peculiar de ensino, ao contrário que se poderia imaginar, sempre me estimulava ainda mais a superar as minhas limitações, porque isso me obrigava a estudar e aprender ainda mais, de modo que, mais era exigido, mais eu me esforçava e aprendia muito mais.

Imbuído com o sublime sentimento de amor ao precioso e fundamental trabalho realizado pelos mestres, aproveito ainda o ensejo pelo transcurso do Dia do Professor, para a agradecer a dedicação e o esforço de todos aqueles que contribuíram para a minha educação, desde os primórdios do primário, no saudoso Grupo Escolar Jovelina Gomes, nas pessoas das professoras Espedita Veloso, Maria do Céu Fernandes e Juvanira, até os educadores da Universidade do Distrito Federal.

Todos os meus professores me ensinaram e me incentivaram à busca incessante do conhecimento e do aprimoramento educacional, de modo que todos contribuíram igualmente no tanto da sabedoria que me faz entender o quanto foi importante a participação de cada um deles.

Meus queridos professores, sou imensamente grato por tudo de maravilhoso que vocês fizeram por mim, ao me ajudarem a subir cada degrau exigido na vida escolar, tendo aprendido com vocês a decifrar os difíceis meandros da educação, que seria impossível sem a sua ajuda.

Agradeço aos meus professores por cada momento que passei aprendendo com vocês, evidenciando dedicação e carinho à minha pessoa, sedento de aprender as suas lições, sempre da maior importância.

A minha gratidão aos meus professores, dizendo que os seus ensinamentos foram muito bem aproveitados por mim, porque sempre os utilizei para a construção do bem e o progresso da humanidade.

Salve o Dia do Professor!

Brasília, em 15 de outubro de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário