quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

A beleza da vida


Por ocasião do meu aniversário, ocorrido recentemente, tive o prazer de receber muitas mensagens de carinho, mas uma delas sobressaiu com aquela força que nasce no íntimo do coração, por ter sido produzida por pessoa que faz parte inseparável da minha infância, em razão da nossa convivência sob o mesmo teto, no Casarão do Sítio Canadá, Uiraúna (PB), onde nasci e pertencia aos meus inesquecíveis avós maternos.
Trata-se de Socorro Meira, minha amada tia-irmã Corrinha, que temos idades próximas de nascimento, tendo ela dito o seguinte: “Meu querido sobrinho-irmão, que Deus derrame muitas bênçãos em sua vida, e que esta data seja festejada com muita alegria e que o Menino Jesus te conceda muitos anos de vida. Beijos da tua tia que te ama!!!”.
A minha resposta foi com nesse teor: “Amada tia-irmã Corrinha, veja que aquele menino de nossa infância é hoje setentão, depois de ter caminhado por longos caminhos e que acumulou vasta experiência de vida.
Tudo isso é para dizer que o meu aprendizado no querido Sítio Canadá, ao seu lado, foi rico em lindas lições de vida e que Deus me encaminhou sempre para o bem. Com muito obrigado e beijo no seu coração”.
Imediatamente, ela me respondeu, da seguinte maneira, com a mais rica pureza d’alma: “Como é bom ouvir estas suas palavras, sempre ressaltando sua infância e seu convívio conosco no nosso saudoso Sítio Canadá.
É isso mesmo, você cresceu e procurou novos horizontes e, graças a Deus, hoje é um homem-menino. Digo assim porque não aparenta ter a idade que tem, com tantas experiências vividas, registradas através dos seus livros.
Uma Cultura esplêndida, que irá levar para eternidade.
Tudo isso é fruto colhido desde menino nascido no interior da Paraíba, junto com seus avós e tios, e pudesse um dia ser esse grande homem, esse grande escritor, para puder, nos seus livros, destacar tão bem sua infância e seu lugar de origem onde nasceu e se criou com pouco saber, pois o que foi passado para você foi o amor é o respeito de um pelo outro.
Sua tia-irmã fica muito orgulhosa e lisonjeada de ter um sobrinho neste grau de conhecimento e grato pela família.
O que eu vejo em você é muita humildade e simplicidade com tudo que tens, e este bem maior que você tem por nós reconhecido.
Te admiro muito e peço a Deus que te abençoe cada dia mais com saúde e sabedoria para sempre fazer o que você mais gosta: escrever seus livros, falar da sua infância e da sua família.
Aqui vai meu abraço e um beijo de gratidão da sua tia-irmã que te quer muito bem no coração.”.
Com a forte emoção que normalmente invade o coração, eu lhe disse o seguinte: “Que mensagem cativante e linda, que me fez emocionar diante da espontaneidade do sentimento contido no texto, certamente divagado além dos meus dotes, o que demonstra bondade e generosidade do seu coração, querida tia-irmã Corrinha.
Tenha certeza que os tempos da nossa saudável infância criaram raízes no meu coração e se tornaram eternos.
Agradeço por seu carinho, ressaltando que, por mais que eu me esforce, não seria capaz de corresponder às suas maravilhosas palavras de pura lisonja sobre o meu real merecimento.
Só tenho que agradecer de coração a sua gentileza. Muito obrigado. Beijos.”.
Enfim, a história de minha vida começou precisamente no citado Sítio Canadá, onde residia a mais pura beleza da vida, consolidada no seio de família tradicional feliz e consciente sobre o verdadeiro sentido do lar cristão, que tinha como princípios espontâneos a valorização da união, da harmonia e principalmente do amor, certamente a inspirarem horizontes promissores, diante da síntese de palavras mágicas sempre direcionadas para a bondade, a generosidade e o bem, que certamente serviram de seguros vetores para a trajetória de minha vida.     
Brasília, em 14 de fevereiro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário