sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

O sentimento de carinho

Seguindo o caminho que venho trilhando nos últimos dias, com a exposição de comentários relacionados com o transcurso do meu aniversário, a mensagem de hoje, que apresento nesta crônica, é bastante interessante, exatamente pelas agudeza e profundidade das argumentações e do sentimento oferecidos pelo seu ilustre autor, que conseguiu imprimir versão caprichada, em forma traduzida por meio de extrema gentileza, por assim eu considerar que a construção do texto literário atende muito mais à generosidade pessoal, de coração extremamente bondoso, desprendido de muita gentileza.  
É evidente que eu sentir-me-ia plenamente realizado, na qualidade de escriba, se tivesse, pelo menos, um pouco do merecimento sugerido pelo nobre conterrâneo Xavier Fernandes, porque sei perfeitamente o quanto de valia tem o sentimento na forma tão ricamente exposta sobre o meu trabalho literário, exatamente no momento sublime da passagem dos meus setenta anos de experiência de vida.
A notável e valiosa mensagem da lavra do querido mestre e poeta Xavier Fernandes merece ser lida, com o maior carinho, por todos os conterrâneos, muito mais, em especial, por suas sensibilidades intelectual e literária, à vista da facilidade da exposição das ideias, do que propriamente pelo fato em si, diante da densidade do conteúdo do texto, a expor o tanto de sabedoria e imaginação de seu autor.  
Eis a marcante e memorável mensagem, repleta de ensinamentos, do professor Xavier Fernandes, in verbis: “Parece até invenção você chegando aos 70, com essa cara de menino e espirito de jovem adolescente.
O tempo passa e vai somando datas e a gente vai se maquiando para estar sempre em forma.
Com certeza, todas as gerações ganhamos 10 anos a menos. As pessoas a partir dos 50 sempre parecem com 10 anos mais novas... são as novas orientações na disciplina alimentar, nas atividades físicas, no modo comportamental e até mesmo no conforto e na melhoria de vida que a modernidade nos trouxe,.. e assim a vida segue o seu caminho que nos foi traçado.
São muitos os avanços da Medicina em medidas e providências preventivas. E até a chegada da nova maneira das pessoas se comunicarem e interagir...
Veja, nos tempos recentes atuais, tive a grata e feliz alegria de conhecer você através desse canal e importante meio de comunicação, no qual estamos quase que dependentes, quando ficaram esquecidos a velha missiva, o telegrama, e até mesmo o telefone, pouco se usa,..
Então quero aqui me dirigir especialmente a você, que se revelou com sua capacidade, um grande e brilhante observador, escritor, poeta, analista, comentarista; um intelectual de primeira grandeza; um grande escriba que ver as coisas com muita clareza, equilíbrio e lucidez.
Sua sapiência é envolvente, nos transporta para o cerne da verdade e realidade...
A beleza e a riqueza da sua escrita nos fazem cativos das suas palavras...
Quando estamos debruçados nos seus textos, perdemos a noção do tempo de tão fascinantes, magníficos e eloquentes quão suas criações,...
Você é para nós grande um orgulho, uma joia Rara, um diamante que brilha na mais alta vitrine do conhecimento...
Queremos, grande máster, parabenizar por tudo e também agradecer tantos afagos e elogios que tens feito ao meu Pai Ariosvaldo Fernandes. Um verdadeiro resgate de um homem simples que, sem nenhum orgulho e vaidade, foi destacado e enaltecido por você,... grande amigo, parente e conterrâneo...
 Nesta data festiva do seu aniversário, queremos pedir a Deus muita saúde, paz e alegrias, muito sucesso e que o divino espírito santo te cubra de luz de inspirações para que possas sempre nos presentear com tantas maravilhas...
Nossos votos de felicidades vida longa e muitas bênçãos de Jesus, Maria e José...
Viva António Adalmir Fernandes!... aproveite intensamente esse momento ao lado da sua. Família... um forte abraço...conquistas e vitórias...”.
Diante da agradável e surpreendente mensagem, eu disse ao caro e irmão professor Xavier que gostaria muitíssimo de agradecer a sua mensagem de carinho de feliz aniversário, a mim dirigida, à mesma altura da sua eloquência, extremamente caprichada e esmerada, na forma como foi expressada com tantas palavras elogiosas e adjetivadas.
O seu sentimento vai muito além dos meus dotes de intelectualidade e de sabedoria, salvo na sua ótica de inteligência acurada, que tem a capacidade de enxergar com os olhos de extrema magnanimidade aquilo que apenas procuro transmitir, da forma mais autêntica perceptível pelo cidadão comum, sem exagero e procurando seguir o balizamento do bom senso e da razoabilidade, de modo a analisar os fatos do cotidiano sob o ângulo mais fiel da realidade.
É preciso que o nobre mestre Xavier entenda que tudo o que escrevo não tem nada de especial nem de fantástico, porque apenas procuro retratar os fatos do dia a dia e que é do domínio público, diferenciando apenas a forma como tento transmitir o meu pensamento, que o faço com a maior satisfação, por entender que a opinião pública tem o poder mágico de interpretar os fatos segundo as suas conveniências.
Fico feliz que você, professor Xavier, tenha essa belíssima visão sobre meu trabalho literário, mas fique sabendo que tudo o que foi dito apenas tem o condão de multiplicar a minha responsabilidade com relação ao que escrevo, embora não esperem de mim melhores coisas do que venho escrevendo, porque isso é realmente apenas fruto da minha experiência, que procuro retransmitir com o maior carinho, exatamente com o propósito de levar à sociedade algo um pouco mais diferente de tudo que existe por aí, com a maior sinceridade possível.
Diante do exposto, digo que fico muito agradecido e envaidecido com as suas considerações sobre a minha pessoa e o meu trabalho literário, dizendo que o meu pensamento sobre o querido maestro Ariosvaldo Fernandes não representa nem de longe a grandeza da sua personalidade, diante do tanto que ele produziu em benefício da comunidade uiraunense, que tem preito da maior gratidão a ele, pelo tanto da sua dedicação à causa que defendia, sempre com a expressão do maior amor. Muito obrigado e receba abraço fraterno.  
Em seguida do meu agradecimento, o ilustre irmão Xavier escreveu o seguinte: “Agradecemos ao ilustre e nobre conterrâneo. Somos infinitamente agradecidos. Somos seus fiéis admiradores. Saboreando o seu acervo de conteúdos ricos e construtivos. São aulas de muita qualidade. Que venham mais e mais.”.
A minha resposta, à aludida gentileza, foi com o seguinte teor: “Só tenho a agradecer, muito sensibilizado, a demonstração de confiança e carinho vinda de você, querido irmão Xavier, que, mesmo se expressando com tanta firmeza, ainda me deixa a certeza de que eu não tenho toda essa capacidade apregoada nas suas belas mensagens sobre mim, exatamente por entender que elas extrapolam a minha compreensão sobre tudo o que você afirma.
Garanto que vou continuar me esforçando para escrever sobre tudo que interessa à sociedade, de modo que as minhas ideias e análises possam contribuir para a melhor compreensão sobre os fatos da vida.”.
Esta crônica, que considero especial, por homenagear, possivelmente o meu seguidor mais atencioso e disciplinado, pelo menos ele deixou explícita a sua devoção aos meus textos, o prezado irmão mestre Xavier Fernandes, foi preparada para a conclusão, vamos dizer assim, com chave não de ouro, mas, desta vez, de diamante, do 37º livro da minha carreira literária.
Brasília, em 15 de fevereiro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário