segunda-feira, 6 de maio de 2019

Saudade do casarão do Sítio Canadá


Diante de fotografia de perfil do casarão do Sítio Canadá, publicada no Facebook, não tive senão a inspiração de escrever o texto abaixo, que diz um pouco da minha concepção e do meu sentimento nutrido sobre o que significa aquele monumento histórico para mim, conforme se pode depreender, em ligeiras pinceladas.
É com muita alegria que vejo, por fotografia, o casarão do Canadá, onde nasci há setenta anos.
Minha infância, na maior parte, também foi passada nesse aconchegante e saudoso casarão, no belíssimo açude, que juntava bastante água, tinha muito peixe, e no sítio, que era carregadíssimo de variadas e saborosas frutas, um verdadeiro encantamento da natureza.
É pena que o açude se parece mais com poço avantajado, longe de lembrar o mar de água que se formava durante os invernos.
Muita saudade de lugar belíssimo e de bons tempos que me deram a base de minha existência, para o resto da minha vida.
Agradeço a Deus por ter nascido em lugar que era comparável ao paraíso terrestre, principalmente quando havia inverno e a fartura era vista pelos quatros cantos do sítio, onde as pessoas esbanjavam felicidade, diante das maravilhas que se ofereciam espontaneamente.
Além de ter nascido nesse lugar mágico e fantástico, em um quarto abaixo da janela da esquerda da última fotografia, eu tirei a sorte grande de ser cuidado, por muito tempo, por meus queridos, amados e saudosos avós e tias, que se dedicavam em atenção sobre mim, com muito amor, e tudo isso certamente fez muito bem à minha pessoa, em termos de ensinamentos valiosos, principalmente no que diz respeito aos princípios de cidadania e dos valores da vida.
Resta-me agradecer a Deus por ter orientado a sua competente "cegonha" a despejar a sua importante encomenda, no caso, eu, no quarto abaixo daquela janela do casarão do Sítio Canadá, onde foi ali a morada que, se eu pudesse, teria pedido a Ele que me deixasse exatamente ali, por ser, na ocasião, o melhor lugar do mundo para eu nascer, segundo, evidentemente, a minha ótica de avaliação.
Muito obrigado, meu Deus, por minha vida, sempre agradável e feliz, com as boas e agradáveis lembranças do meu cantinho sempre aconchegante e amado: o casarão do Sítio Canadá!
Brasília, em 5 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário