sexta-feira, 21 de maio de 2021

Em defesa da cultura

 

Por ocasião da dedicatória que fiz no meu livro, em homenagem ao ilustre professor doutor Raimundo Barbosa, que tem sido lembrado por seu importante trabalho em benefício do povo de Uiraúna, Paraíba, muitas pessoas se manifestaram em apoio ao meu texto.

Entre as muitas mensagens de carinho ao meu homenageado, destaco a que foi especialmente redigida pela nobre professora Socorro Fernandes, que disse o seguinte: ”PARABÉNS amigo e grande literário, Antonio Adalmir Fernandes! Uma homenagem muito merecida! Ao inesquecível e ilustre conterrâneo Dr. Raimundo Barbosa! Foi meu colega de trabalho quando na sua gestão, como diretor do Colégio Estadual de Uiraúna, atuei com ele como vice-diretora! Dr. Raimundo deixou um grande legado na educação, no profissionalismo, da área de odonto, além de suas maravilhosas atuações como presidente do Club, quando a sociedade Uiraunense viveu um período de glória, com suas inteligentes ideias de atrações para divertir a nossa cidade e todos, do maior aos mais jovens da nossa terra! Essa homenagem, é por demais, importante! Jamais esqueceremos esse tão querido, e amado conterrâneo! PARABÉNS, amigo, por mais uma belíssima e inteligente obra! Sou uma leitora e admiradora assídua dos seus brilhantes e belos trabalhos! SUCESSO! SEMPRE”.

Querida amiga professora Socorro Fernandes, confesso que suas palavras sempre me tocam diante do seu acurado sentimento de bondade e afeto às pessoas, como neste caso do doutor Raimundo Barbosa, que realmente foi pessoa da mais pura bondade no coração, diante da sua sensibilidade aos sentimentos humanos, quando ele foi magnânimo no compartilhamento do seu amor ao seu semelhante, sempre com o intuito de concorrer para a prática do bem, em benefício do povo de Uiraúna.

Gostaria muitíssimo de ter convivido com pessoa com a áurea tão especial como a do doutor Raimundo, que soube disseminar, como poucos, os verdadeiros sentimentos de humanismo e cristandade, como forma de aproveitamento do seu enorme dom de sabedoria, inteligência e magnanimidade, em forma prazerosa de multiplicação do bem comum, que parece ter acontecido com efetividade na pessoa desse memorável uiraunense.

Fico muito honrado em sentir o pulsar forte dos corações dos familiares e amigos do doutor Raimundo Barbosa, neste momento lindo e especial de se relembrar apenas pinceladas sobre fatos marcantes protagonizados por esse notável mestre, lamentando a limitação de meus conhecimentos sobre ele, que apenas serviram para que eu pudesse mostrar o amor que sinto por pessoas dignas de eternos reconhecimento e gratidão, que é o caso do meu querido homenageado.

É sempre com muita expectativa no coração, com o misto de esperança e tristeza, quando resgato, em texto literário, com muito carinho, a figura de importante personagem da querida Uiraúna, por sentir que ele vai sendo esquecido, de maneira lenta, indevida e descuidada, com o decorrer no tempo, até ser totalmente eliminado da memória do povo, logo mais, sem ficar nada que possa ser motivo das boas e agradáveis lembranças sobre as importantes obras produzidas por ele, porque elas fazem parte da gloriosa história de Uiraúna, em especial porque elas aconteceram em momento delicado e difícil da vida do povo e da cidade, onde a participação comunitária teve importante significado para a superação dos obstáculos, que eram bem sentidos na época e os abnegados conterrâneos entenderam no coração a necessidade da melhor convivência possível, quando resolveram fazer o bem para todos, da melhor maneira, como certamente foi o caso do doutor Raimundo Barbosa e muitos outros, que eu os qualifico de os verdadeiros heróis e heroínas de Uiraúna.

Eu gostaria muitíssimo, em respeito, reconhecimento e gratidão, que o poder público de Uiraúna, com o apoio integral do seu povo, tivesse sensibilidade para entender a importância das obras realizadas por esses bravos pioneiros, para que seus nomes tanto sejam permanentemente lembrados, como verdadeiros heróis, como o seu legado servisse de bons exemplos para a atual e a futura gerações.

A pretensão que imagino é a instituição, por lei, de local público para se manter viva a memória do povo de Uiraúna, a exemplo da disponibilização lugar especial, onde se possa erigir bustos das personalidades que contribuíram, de alguma forma, com o progresso intelectual, educacional, cultural, artístico, musical, esportista, econômico, comercial etc., devidamente regulamentado, contando resumida notícia sobre a sua vida e a sua obra, de modo que essas pessoas sejam veneradas eternamente e se mantenham nos corações de seus conterrâneos, em forma de homenagem póstuma.

Diante disso, por imaginar que meu pleito é da maior importância para o engrandecimento da cultura de Uiraúna, por fazer justiça aos bravos e ilustres filhos da cidade, faço veemente apelo à prefeita Leninha Romão, com vistas à viabilização desse projeto de suma expressão sociocultural.

Brasília, em 21 de maio de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário