sexta-feira, 28 de maio de 2021

lembrança da minha escola primária

 

Circulou recentemente, nas redes sociais, a fotografia do saudoso Grupo Escolar Jovelina Gomes de Uiraúna, Paraíba, a propósito do anúncio sobre o início, nesta semana, dos estudos nessa instituição, conforme se vê abaixo, na certeza de ter autorização, sem pedi-la previamente, do seu autor (a), para publicá-la.

Diante disso, eu disse, na ocasião, que se tratava de linda fotografia do querido Grupo Escolar Jovelina Gomes de muitas e eternas saudades, lembrando que foi daí onde nasceu o esplendoroso facho encimado de poderosa ponta de lança do conhecimento e do saber, com o prenúncio de que, dali, partiria verdadeiro intrépido guerreiro na busca de permanentes conhecimentos sobre a vida e o mundo.

Todo conjunto do meu patrimônio do saber, que sei nem caber em um dedal, nasceu precisamente nesse amado Grupo Escolar, que tem sido importante berço do saber de infinidade de ilustres e dignos uiraunenses que ajudam no desenvolvimento do Brasil.

A saudade é forma especial de se mostrar o quanto se ama algo na vida e a minha passagem pelos bancos escolares desse educandário diz muito do que sou e da grandeza dos seus ensinamentos.

A minha eterna gratidão ao Jovelina Gomes se traduziu na linda homenagem que fi-lo, em momento especial onde quis exaltar o meu amor, em agradecimento, à sua contribuição prestada no arranco da minha vida escolar.

Imagino que o início dos estudos foi uma das fases mais importantes da minha vida, por fazer parte de mim pretender alcançar algo especial na vida, que até posso não ter chegado a tanto, mas certamente consegui atingir o topo que jamais imaginei um dia.

Isso diz muitíssimo com a preciosa aprendizagem haurida nessa saudosa escola primária, onde existia uma plêiade de professoras acima da competência especial para ensinar e educar, cuja viva lembrança somente memorizei, infelizmente, de três das minhas professoras ali, das quais me recordo bastante de seus estilos de lecionar.

Sei perfeitamente das excelentes professoras Expedita Veloso, Maria do Céu Fernandes e Juvanira (in memoriam), às quais sempre presto meu mui afetuoso carinho, em respeito à dedicação para com este atencioso discípulo delas, que reconhece, penhoradamente, a importância de seus valiosos ensinamentos, dizendo que eles foram muito bem aproveitados, porque as suas lições se consolidaram em mim e foram impregnadas para sempre na consciência do saber.

Minha homenagem de carinho ao amado Grupo Escolar Jovelina Gomes, às queridas professoras Expedita Veloso, Maria do Céu Fernandes, Juvanira e às outras minhas queridas professoras que não me lembro delas, dizendo do meu eterno amor às bondosas "tias" (nem existe isso na época). Kakaká

          Brasília, em 28 de maio de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário