terça-feira, 18 de maio de 2021

Publicação do meu 52º livro

          É sempre com muita alegria que anuncio o aparecimento de nova obra literária da minha lavra e o faço agora, quando acabo de mandar para a editora, o meu quinquagésimo segundo livro, que se junta à minha coleção, cujo acontecimento tem o condão de alimentar a seiva que preciso para dar continuidade às preciosas atividades de escrever com entusiasmo, sob a sábia confirmação de que mereci a graça divina para a elaboração das minhas despretensiosas crônicas diárias.

Tenho certeza de que cumpro importante papel cívico e patriótico de comentar, analisar e opinar sobre os fatos da vida, colocando esse pensamento diariamente sob o formato de crônicas, que, segundo imagino, vêm merecendo, em boa parte, a aprovação, o incentivo e o carinho de leitores amigos, que se devotam em apoio ao que escrevo, em perfeita harmonia com o assunto em causa, tendo por base, sobretudo, o meu livre pensamento de expressão.

Agradeço a bondade de Deus, com a maior alegria, pela dádiva da inspiração para escrever e elaborar as crônicas que integram o presente livro, procurando evidenciar a graça que sempre tem acontecido com o surgimento das mensagens que são a razão maior da vazão natural às ideias colocadas no papel.

A maneira como escrevo me faz feliz e me anima ao envolvimento continuado e permanente pelo trabalho literário, para o meu deleite pessoal e o teste da carinhosa tolerância de seguidores à espreita por novos textos que possam atender ao seu gosto pela leitura e quiçá por novos conhecimentos, porque é exatamente com essa finalidade que me proponho a observar e analisar os fatos da vida e sobre eles opinar de forma objetiva, imparcial e verdadeira.

Diante dessa perspectiva, afirmo que a enorme motivação para eu escrever tem sido o combustível vital que me move e anima a viver com a alegria de tentar, com incansável insistência, organizar ideias e resumi-las em palavras, crônicas e livros, vivendo momento importante em cada instante da vida, exatamente por eu me inserir nesse mundo mágico, propiciado pela sublime arte de mexer e trabalhar continuamente com as inarredáveis letras do rico alfabeto pátrio.

É importante a feitura de mais um livro, porque isso tem o condão de me estimular a escrever cada vez mais e mostrar que meu coração bate em ritmo bem forte de felicidade e diz que se encontra em permanente estado de graças, em merecer precioso presente dos deuses da literatura à minha pessoa, diante do domínio mínimo da fantástica arte de escrever, sempre com simplicidade e com o apetite que me encanta diuturnamente pela motivação do encorajamento do recomeço de mais outro livro que logo mais se desponta para o mundo literário.

Agora, concluo, com renovada alegria, o 52º livro, que tem o título de “restauração de fatos”, cujas crônicas discorrem, como de costume, sobre a análise de fatos do quotidiano, na forma como eles são analisados e interpretados, com destaque para as matérias mais importantes do momento, evidentemente sob o meu prisma de avaliação crítica.

Considero importante ressaltar que a análise do noticiário político-administrativo merece o foco principal nas minhas crônicas, que é também do interesse comum dos meios de comunicação em geral, diante das calorosas discussões sobre as políticas e os projetos de interesse da sociedade.

São muitos os assuntos modelados e analisados diariamente por mim, compreendendo a abordagem, o esclarecimento e a opinião pessoal, sempre enfocados com minúcia, verdade e imparcialidade, envolvendo temas da atualidade, normalmente com relevante interesse para a sociedade.

Em seguimento à praxe que venho adotando, com a deferência especial que faço, em termos da dedicatória de meus livros às pessoas importantes e queridas, tendo a alegria de prestar homenagem, desta feita, a ilustre homem público de Uiraúna, que foi emérito e benemerente professor, que prestou importantíssimos serviços à população, tendo colecionado inúmeros títulos pelo reconhecimento da sociedade como pessoa dedicada à causa do bem maior de servir sempre sem ver para quem, em evidente demonstração de amor ao seu semelhante.

Refiro-me, ao cidadão doutor professor Raimundo Barbosa Oliveira, que tinha a unanimidade do provo de Uiraúna como o cidadão que se dedicou por toda a sua vida em benefício da sociedade, de maneira mais ampla nos setores da educação, da cultura, da política, do esporte e do social, sendo reconhecido e recompensado com o carinho da comunidade, pela importância da sua contribuição para o progresso social da cidade e do seu povo.

A fotografia da capa do livro é especial, por se tratar da imagem de belíssimo pôr do sol na amada Brasília, a sempre capital da esperança.

A seguir, transcrevo a aludida dedicatória, que foi elaborada com muito carinho, no meu 52º livro, onde homenageei venerável professor uiraunense, que merece aplausos por sua relevante e vistosa obra social em benefício do povo, que foi distinguido por seu infinitivo amor professoral:

                                               “DEDICATÓRIA

Com enorme alegria, dedico este livro ao ilustre uiraunense professor doutor Raimundo Barbosa Oliveira (in memoriam), por suas relevantes qualidades de homem público e ter se tornado expoente pelo trabalho realizado como professor vocacionado à educação, em especial, para quem se dedicou por praticamente a sua vida, tendo sido considerado eterno símbolo do mestre disciplinado e talhado à voluntária escravidão, no bom sentido, de educador emérito, por pura paixão à arte de ensinar e educar o seu semelhante, na cidade de Uiraúna, Paraíba.

O ilustre doutor Raimundo Barbosa teve formação universitária como dentista, cuja profissão também foi exercida concomitantemente com o que mais se identificava com ele, que era a vida do magistério.

Guardo apenas na lembrança a imagem do doutor Raimundo Barbosa como pessoa pública da índole de maior voluntariedade para a prática de tudo que fosse para beneficiar o seu semelhante, sem ambicionar absolutamente nada em troca, senão o mero reconhecimento por sua abnegação às causas sociais, que eram impregnadas nele como vocação inata de idealista educador incansável e de escol.

Nunca tive oportunidade de aproximação com o doutor Raimundo, por qualquer motivo que fosse, o que vale dizer que lamento por isso, de não ter valido pelos préstimos dele, nem da amizade, do aconselhamento ou das lições da sua sabedoria como educador das maiores importância e responsabilidade que se tornou ao longo da sua vida, porque certamente ele tinha plena consciência sobre a relevância do primado do saber, quando o seu domínio é capaz de contribuir para a formação de grandes homens habilitados para a vida e o mundo.

Ou seja, o meu sentido desânimo de não ter sido discípulo, de nenhuma maneira, pelo doutor Raimundo se justifica pelo fato de eu ser contemporâneo dele, mas faltou oportunidade para que eu pudesse haurir importantes lições da sabedoria dele, que certamente elas poderiam ter sido facilitadoras para o meu aprendizagem, ao longo da vida.

Meus respeito e carinho ao mestre doutor Raimundo Barbosa são acentuados em razão da sua abnegação como homem público que se dedicou à causa do bem e do amor ao ensino, na qualidade de mestre nato, em tudo que estivesse sob a sua batuta entusiástica como notável educador.

Ele foi exemplo de educador voluntário, profícuo, versátil e amigo, que prestou inestimável contribuição às mais diversas áreas humanas, com a educação, a cultura, a política, as atividades sociais, o esporte, entre outras atividades benemerentes ao povo de Uiraúna.

O doutor Raimundo teve importante mérito como grande apoiador e incentivador de projetos de interesse da sociedade uiraunense, que tiveram por propósito o engrandecimento das ações sociais e isso foi o seu permanente trabalho como benfeitor das boas causas humanitárias.

Conheci o dinamismo e a espontaneidade de doutor Raimundo ainda quando ele era jovem acadêmico, em que participava ativa e entusiasticamente, com muitas energia, disposição e eloquência, dos comícios políticos, apresentando discursos com coerência, equilíbrio e sabedoria.

Em que pese a grandeza dentro de pessoa extremamente capaz, inteligente, operosa, voluntariosa e humana, doutor Raimundo era de notória e impressionante simplicidade, que se identificava com a maior naturalidade com as pessoas, com as quais se unia para a verdadeira prática do bem, sempre na perseguição da felicidade  todos.

O ilustre homenageado é reconhecido e respeitado  por sua notável obra como homem público, tendo deixado relevante legado de trabalho, dedicação, empenho em construção de reconhecidas melhorias nas áreas educacional, cultural, esportiva, política, social, entre tantas outras, sempre com a indelével marca da fidelidade aos princípios da honestidade, da transparência e do amor à terra natal, cujo povo sabe perfeitamente reconhecer a grandeza desse filho ilustre que se tornou ícone da sua geração, por sua persistência às grandes realizações em benefício dos uiraunenses.

A maravilhosa ideia que se vislumbra, diante de homem íntegro, criativo, dinâmico, voluntarioso, inteligência, benfeitor, entre tantas outras genialidades atribuídas ao doutor Raimundo Barbosa, é a de que o seu gene poderia ter sido clonado, evidentemente se isso tivesse sido possível, para que a sua descendência genética fosse aperfeiçoada para possibilitar a continuidade de ações em benefício da humanidade, na forma da melhor concepção sobre o aproveitamento de quem viveu para servir de instrumento do bem, em especial porque dificilmente vai nascer outra pessoa com as mesmas qualidades e características excepcionais comparáveis ao do ilustre uiraunense homenageado.

Aproveito o ensejo singular para prestar justa e especial homenagem ao magnífico professor doutor Raimundo Barbosa, por entender que a mensagem de que se trata a seguir tem muita afinidade com a sua personalidade de mestre autêntico e fiel à fidalga missão que ele perseguiu por toda vida, com a grandeza e a relevância do seu trabalho.

Trata-se de magnífico pensamento do notável dom Pedro II, imperador do Brasil, que fez a célebre afirmação, evidentemente em prestígio ao professor: “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.”.

Sinto-me que meu coração foi irrigado com forte dose de felicidade pela lembrança e pelo resgate desse gigante professor filho de Uiraúna, que soube honrar como poucos a sua terra natal, dando o melhor dos exemplos de ensinar e educar com o sublime trabalho voluntarioso, criativo e beneficente em prol do povo que mereceu seus carinho e amor.

O professor Raimundo Barbosa conseguiu deixar seu nome gravado nos anais da cidade como um dos maiores construtores do bem e de amor ao próximo.

Meus aplausos de carinho e admiração, em forma de reconhecimento e gratidão, ao eterno professor doutor Raimundo Barbosa Oliveira, notável e completo educador, que tanto amou o povo de Uiraúna.

Sem dúvidas, o doutor Raimundo Barbosa é ilustre filho de Uiraúna que merece os melhores aplausos, por seu imensurável legado em benefício de seus conterrâneos e esta singela dedicatória representa o apreço que tenho por pessoa que escreveu maravilhosa história de amor ao seu semelhante.”.

          Brasília, em 18 de maio de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário