quinta-feira, 6 de maio de 2021

Repúdio à tragédia

 

Um jovem rapaz de 18 anos, possivelmente com problemas mentais, tirou a vida de três crianças de dois anos de idade e duas mulheres, em uma escola infantil (creche) da cidade de Saudades, em Santa Catarina.

Ainda não se sabe a precisa motivação dos crimes, mas, aparentemente, o criminoso se encontrava em estado psicótico, completamente alucinado e fora de controle emocional, em razão da inexistência de qualquer fato que vinculante dele com a creche, salvo simples afetação do estado psicológico do criminoso, segundo o conhecimento sobre os fatos, até o momento.

Felizmente que a tragédia foi bem menor do que poderia tencionava o assassino, porque ele ainda tentou entrar em todas as salas da creche, mas as professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças.

Segundo a Polícia Civil, a motivação do crime ainda é desconhecida, porque o criminoso se encontra internado em hospital, depois que ele tentou se matar.

O delegado da cidade disse que "Eu não sei se a gente vai conseguir chegar no ponto do porquê, mas queremos prevenir ações futuras. Tentar entender. O computador do autor foi apreendido e passará por perícia".

Segundo esse delegado, o autor dos crimes mora na cidade, estuda o ensino médio e trabalhava em empresa de produção de roupas.

O delegado disse ter ouvido os pais e a irmã dele, que disseram que “ele era mais quietão, não saía com ninguém, não tinha celular. Tinha se afastado dos poucos amigos".

Já investigador da Polícia Civil disse que “O rapaz era problemático. Pessoas próximas a ele me relataram que ele vinha enfrentando bullying na escola, vinha maltratando alguns animais. Era muito introspectivo. Ele tinha alguns problemas dentro de casa, não queria ir mais para escola. A família é humilde, sem conhecimento de que precisava falar com esse jovem, que enfrentava problema psicológico".

          Trata-se, à toda evidência, de caso extremamente lamentável pelo assassinato, gracioso e violento, de cinco pessoas absolutamente inocentes e indefesas, que perderam a vida prematuramente, em circunstância, ao que tudo indica, sem nenhuma motivação, que nem poderia existir diante apenas de mera fatalidade.

A tristeza é muito grande por parte da sociedade, que fica estarrecida diante de verdadeira tragédia humana, quando o possível descontrole emocional de jovem rapaz chega ao ponto de tamanha violência, certamente inevitável.

À vista desse desastre, fica a lição de que as creches e escolas infantis precisam, urgentemente, se ainda não fizeram, adotar medidas preventivas de segurança, com vistas a se evitar invasão de pessoas descontroladas emocionalmente, com intenções de causar danos à vida de pessoas, como nesse lamentável caso.  

Não há dúvida de que se trata de monstruosidade que comove e abala o sentimento da sociedade e intranquiliza a ordem pública, notadamente envolvendo seres humanos, inclusive crianças inocentes e indefesas, diante da perda momentânea do equilíbrio emocional desse cidadão.

Infelizmente, diante desse bárbaro e doloroso acontecimento, precisamos rezar, com fervor e amor no coração, pelo consolo às famílias das vítimas, com o profundo lamento pelas perdas de muitas vidas ainda no início da jornada terrena, com o sentimento de que Deus há de consolá-las, neste momento de tão grande dor, em situação totalmente inexplicável e injustificável, na esperança de que eles consigam superar situação delicadíssima.

Brasília, em 6 de maio de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário