domingo, 10 de dezembro de 2023

O médico de Brasília

 

Tive a grande honra de participar do lançamento, em alto nível, do livro escrito pelo jornalista Gutemberg Fialho, sob encomenda especial do Sindicato dos Médicos de Brasília, em justa e merecida homenagem ao notável médico doutor Francisco Pinheiro Rocha, cognominado “O Médico de Brasília”.

O homenageado era só emoção e não escondia isso de ninguém, tendo declarado que tinha ficado bastante surpreso com a presença dos familiares e amigos, que superlotaram as dependências do mencionado sindicato, para prestigiá-lo, em momento memorável.

De fato, o interesse pelo livro dedicado ao doutor Pinheiro foi bastante concorrido, o que não poderia ter sido diferente, ante a importância do seu legado, tanto com relação aos profissionais da medicina no que se refere à história de Brasília, que teve a bem-aventurança de conhecer um dos maiores empreendedores na administração pública brasileira, na qualidade de modelar Secretário de Saúde do Distrito Federal, além de médico dedicado à área cirúrgica, identificado aos anseios da sociedade.

O livro se destina a revelar verdadeira relíquia histórica sobre a rica vida, em especial, profissional e política do insigne doutor Pinheiro, com o descortinar do que foi cognominado de “Ícone da Saúde Pública do DF”, fato este que realmente patenteia a grandeza do homenageado, que realmente se destacou por sua intrepidez como homem predestinado ao sucesso nos seus empreendimentos.

Consta, no livro, que o doutor Pinheiro “foi figura central na construção da rede médico-hospitalar do Distrito Federal, contribuindo de modo decisivo para garantir a oferta de um dos serviços mais essenciais para uma população: a saúde pública.”, conforme a menção sobre construção de alguns hospitais e a conclusão das obras do Hospital de Base de Brasília, o principal da capital federal.  

O autor do livro deixa muito claro que era preciso resgatar a importante trajetória sobre a preciosa obra do doutor Pinheiro, como forma de não se permitir a perda de rica literatura sobre a vida de quem atuou com invulgar desenvoltura no sistema médico-hospitalar do Distrito Federal, na qualidade de médico cirurgião e, em especial, como competente e modelar gestor público, quando entregou a Brasília importantes unidades hospitalares.

Em vista do seu desempenho global, na implementação de importantes missões institucionais, o doutor Pinheiro se revelou verdadeiro ícone da medicina brasiliense, à vista dos seus legados de altruísmos, méritos e atributos pessoais, unanimemente reconhecidos pela classe médica.

O livro revela que doutor Pinheiro nasceu em Uiraúna, interior do sertão paraibano, onde ainda muito jovem teria decidido se formar em medicina, posto que a sua vocação era salvar vidas humanas, como assim se resume a sua trajetória de vida.

Em coerência com essa ideia de menino, o doutor Pinheiro teria dito que “Aos oito anos, eu já pensava em ser médico. E nunca desisti dessa ideia. Eu achava bonito ser médico, porque o médico era, e ainda é, uma personalidade muito importante e respeitada na sociedade.”.

O autor do livro diz que doutor Pinheiro construiu a sua vida se dedicando, com muito amor, à medicina, à saúde pública e ao salvamento de vidas, tendo por princípio basilar os sentimentos cristãos de solidariedade e de amor ao próximo.

Como pessoa que acompanha a vida profissional e política de padrinho Pinheiro, eu me atrevo a afirmar que a saúde pública de Brasília jamais teria alcançado o nível de qualidade que ostenta na atualidade não fosse a competência administrativa desse revolucionário e visionário homem, que se empenhou ao máximo para permitir que o sistema de saúde pública do Distrito Federal se engrenasse e pudesse funcionar com eficiência e eficácia, graças às medidas implementadas na sua gestão, conforme e reconhecimento feito nas páginas desse expresso livro.

É com muita honra que me associo ao povo de Uiraúna para parabenizar o seu mais ilustre filho, o notável doutor Francisco Pinheiro Rocha, neste dia em que ele recebe o reconhecimento, em forma de gratidão, pelo conjunto da sua importante obra, que realmente é motivo de orgulho para a sua terra natal, uma vez que não poderia haver nada mais expressivo do que a entrega da láurea de ícone, à vista da realização de notáveis empreendimentos em prol do seu próximo, em especial, para o povo do Distrito Federal.

Enfim, saúdo o querido padrinho Pinheiro, pelo reconhecimento, consignado no livro intitulado “DR. PINHEIRO, o médico de Brasília”, que mostra um pouco do seu importante legado, na forma de resumo da evidenciação do bem maior que foi feito por toda a sua vida, em benefício do seu semelhante, que se traduz em lição de amor ao próximo.      

Brasília, em 9 de dezembro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário