sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Título de Moção de Aplausos

           Hoje foi transformado em dia muito especial, na minha vida, nesta data histórica de Uiraúna, PB, eu tive a grande honra de receber o título de Moção de Aplausos, conferido pela ilustrada Câmara de Vereadores de Uiraúna, em sessão solene, onde contou com a presença de ilustres autoridades políticas da cidade e também fora dela.

Trata-se de título da maior importância para mim, uma vez que a sua concessão depende de rigorosa avaliação sobre os predicados do homenageado, que precisa atender às exigências de ter contribuído, de alguma forma, com, no mínimo, a prática de bons exemplos em engrandecimento do povo de Uiraúna.

Em agradecimento pelo recebimento de tão relevante comenda, eu pronunciei as palavras a seguir.

“Excelentíssimo Senhor Benevenuto Claudino, presidente da Câmara de Vereadores de Uiraúna, Excelentíssima Senhora Leninha Romão, prefeita de Uiraúna, Excelentíssimos Senhores Vereadores, ilustríssimos desmaia autoridades, ilustríssimos homenageados, queridos familiares, prezados conterrâneos,

Sinto-me forte, porque há um Deus que habita em mim e me capacita para lutar e vencer.

Com antecedência às minhas palavras de agradecimento, confesso que sou privilegiado por poder dizer, na Casa do Povo, o meu regozijo de me associar aos bravos uiraunenses, neste dia especial em que se comemora a independência político-administrativa de Uiraúna, cuja importante data ainda ressoa nas minhas longevas lembranças de menino, quando presenciei o entusiasmo das pessoas, nas ruas, em deslumbrante felicidade.

Pois bem, o simbolismo da láurea que recebo acresce de importância justamente pela coincidência da sua entrega no dia que é só alegria, nas ruas da cidade, por mais uma comemoração de data histórica de Uiraúna.

Aproveito o ensejo para parabenizar a nossa querida Uiraúna, pelo seu festivo aniversário, orando à Sagrada Família de Nazaré, nas pessoas de Jesus, Maria e José, que derrame muitas bênçãos sobre os filhos desta cidade e fortaleça a união e o amor entre eles, a par de favorecer o seu progresso.

Dito isto, senhor presidente e senhores vereadores, sei precisamente a importância simbólica de ser aplaudido pelos uiraunenses, nesta solenidade especial, em que meu coração se transforma literalmente em agradecimento, diante dos festejos em consagração dos aplausos à minha pessoa.

Em primeiro lugar, agradeço a Deus, pela generosidade em permitir que meu nome tenha sido distinguido entre tantos filhos ilustres de Uiraúna, igualmente merecedores de tão honrosa homenagem.

Depois, aos senhores vereadores desta venerável Casa Olinto Pinheiro, com atuação na legislatura anterior à atual, pela grandeza em reconhecer qualidades em mim, merecedoras da aprovação do honroso título que confere a Moção de Aplausos à minha pessoa.

Sinto que tenho sido esforçado filho de Uiraúna que procura honrar o berço que me foi dado por Deus, tentando me identificar, em especial, com a cultura do povo da minha época, para enaltecê-la, na medida do meu alcance.

Reitero meus melhores sentimentos de amor, pensamentos, palavras e ações em homenagem aos meus conterrâneos, que são o testemunho de muitas crônicas enaltecendo esses gestos especiais de carinho e admiração pela terra natal.

Ao revés, diante do bônus vindo dos aplausos, vem o ônus que se coloca sobre meus ombros com o peso da espinhosa responsabilidade de cada vez mais eu precisar me dedicar com amor e muito mais penhor, àqueles que, neste momento, de forma aprazível, aplaudem-me por intermédio desta colenda Câmara de Vereadores, na pessoa de seus ilustres integrantes, à qual estarei vinculado pelo resto da minha vida, em eterna gratidão.

Digo isso porque os aplausos patenteados nesta ocasião hão de ecoar para sempre, de maneira incessante, no meu coração.

Não existem palavras que eu possa traduzir meus sentimentos de agradecimento aos senhores vereadores, pela nobreza da lembrança do meu nome, merecendo citar, em destaque, o combativo homem do povo, o ilustre vereador José Fernandes.

Não há a menor dúvida de que as minhas incessantes atividades literárias, na qualidade de dedicado autor de setenta e um livros, versados em crônicas, tenham servido de vitrine bem visível para mostrar aos olhos da sociedade, inclusive de Uiraúna, um pouco de mim como pessoa pública, que se preocupa em escrever ideias diferenciadas e arejadas sobre os fatos da vida, na esperança de propiciar melhor compreensão acerca deles.

Sim, esta é forma especial de se homenagear as pessoas que se destacaram, no mínimo, em honrar, ao máximo possível, o bom nome de Uiraúna, servindo de exemplo para a vida em sociedade, como talvez seja o meu caso.

A propósito da láurea que acabo de receber, digo que feliz é quem sabe ser grato por tudo que recebe, por tudo o que se adquire, a partir da dádiva da vida, desde a concepção e por toda a sua existência, principalmente os benefícios nela acumulados, que constituem precioso patrimônio que ajuda a explicar e compreender a dimensão da pessoa.

Neste momento, é importante que eu pondere o conjunto da minha existência, em avaliação dos meus valores, para eu poder concluir que tudo isso começou precisamente aqui, em Uiraúna, a quem rendo eterna gratidão.

Tendo certeza sobre a existência das dádivas da vida, externo o meu carinho e a minha gratidão a Deus, ao querido povo de Uiraúna, à Câmara de Vereadores de Uiraúna, ao ilustre vereador José Fernandes e, em especial, às pessoas que, com palavras e de alguma forma, se empenharam para que o meu nome fosse lembrado para tão honrosa homenagem, na compreensão de que eu estaria à altura desses aplausos, muito disso em razão da minha preocupação voltada para a defesa dos interesses do povo de Uiraúna.

Por isso, não à toa que faço questão de dividir esse importante prêmio com as pessoas de coração generoso, que tudo fizeram para que fossem reconhecidos e valorizados o meu trabalho literário e a minha demonstração de amor ao povo da amada Uiraúna.

Finalizando, digo que, em coerência com o meu sentimento de amor ao povo de Uiraúna, eu elaborei dois importantes projetos de cunho cultural, que procuram enaltecer a grandeza de nossos bravos antepassados, os quais eu entrego nas mãos de meus conterrâneos, na esperança de que eles se interessem por sua aprovação.

Por fim, se me for permitido, gostaria de, em gesto igualmente simbólico de retribuição ao carinho a mim conferido, pedir salva de palmas para o povo de Uiraúna.

Muito obrigado!

Uiraúna, em 2 de dezembro de 2023.

Antonio Adalmir Fernandes”.

Esclareço que, na ocasião, logo depois do discurso, o Excelentíssimo Senhor Vereador José Fernandes invocou, para a proteção dele, os dois projetos aludidos no discurso acima, que tratam da criação dos títulos de “Herói” e de “Heroína” de Uiraúna e da criação de área especial para a colocação de bustos de personalidades que se destacaram com o seu trabalho em benefício do povo de Uiraúna.

            Uiraúna, PB, em 2 de dezembro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário