quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Pensamento livre

  

Com a criação de novo grupo de amigos da Turma 162 da Escola de Especialistas de Aeronáutica, surgiu a ideia de se juntar os quatro grupos agora existentes, em um único, para que essa uniformidade seja em benefício de seus integrantes.

Eu disse que se trata de ideia muito interessante, embora eu ache que se trata de medida de difícil pacificação, diante de múltiplos interesses em jogo, já demonstrados ao longo da nossa convivência em grupo, em que as ideias fluem a todo momento e de forma diferente.

Contudo, quem sabe se não possam prevalecer o bom senso e a sensatez, como forma de se pensar no bem comum de todos, bastando apenas que alguém se esforce em aceitar a opinião do próximo, porque a verdade ou mentira não tem paternidade nem maternidade, porque elas nascem livremente das ideias, a dependerem da capacidade de criação do homem.

Se depender de mim, pode contar com o meu apoio incondicional para o melhor da querida Turma 162, porque carrego parte importante de mim para onde ela for, até mesmo para o precipício, na certeza de que eu serei o último da fila, não por falta de coragem, mas por eu ser baixinho e sempre ter sido cerra-fila em tudo.

A verdade é que a discussão sobre a unificação dos grupos continuou carregada de ideias e proposições, sendo que algumas são centradas em restrições sobre postagens de mensagens e ideias, sob ameaças restritivas e de exclusão de pessoas e outras ideias contrárias à saudável liberdade de expressão.

Em razão disso, eu disse que esse nenhém, nenhém, parece conversa tão improdutiva que não leva a coisa alguma, senão à desnecessária limitação da liberdade do pensamento humano.

Não seria muito mais inteligente e racional, em respeito à liberdade de expressão se permitir, neste grupo e em qualquer lugar das redes sociais, que se publiquem livremente os fatos do dia a dia, as notícias da atualidade e tudo o mais que esteja compreendido no âmbito do respeito, da seriedade, da civilidade e da moralidade, como devem se comportarem as pessoas normais, a exemplo dos vídeos que foram postados por mim neste grupo, que estão exatamente em sintonia com o meu pensamento aqui esposado?

Nessa mesma linha de compreensão e sensatez, quem não se interessar pelas postagens ou pelos assuntos, apenas, em respeito a quem aprecia, deletaria normalmente as mensagens ou os vídeos, sem necessidade da estupidez de se impedir a sua postagem ou até mesmo excluí-los, em prejuízo da aceitação das outras pessoas.

Com total respeito a quem pensa diferentemente de mim, penso, data vênia, que constitui certo egoísmo quando as pessoas somente aceitarem aquilo que atendam ao seu gosto ou seu pensamento, porque isso pode ser interpretado como evidente desrespeito aos direitos das outras pessoas de terem a liberdade e a preferência diferentes delas.

Isso da aceitação da divergência de hábitos se insere perfeitamente no salutar e magistral princípio democrático, em que são livres o pensamento e a opinião, como forma de se privilegiar a inteligência humana.

Enfim, é preciso que alguém tenha a inteligência suficiente para justificar, de forma absolutamente plausível, em que ponto as mensagens de cunho cultural, social, informativo, esclarecedor e atualizado sobre a vida e o quotidiano das pessoas possam merecer a infeliz censura de mentalidades anacrônicas, medíocres e retrógradas, porque esse fato somente tem o condão de prejudicar a evolução da modernidade humana, em forma de retrocesso tanto quanto prejudicial ao próprio homem, que precisa ter o arejamento das ideias e do conhecimento salutares à vida.

É preciso ficar muito claro que esta mensagem não é contra o pensamento de ninguém, mas é sim preciso chamamento para a necessária reflexão sobre o despertar da inteligência e do pensamento humanos, em respeito à liberdade de pensamento e expressão.

Brasília, em 28 de dezembro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário