terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Visita ao sítio Canadá

 

Em razão da falta de menção ao sítio Canadá, muitas pessoas indagaram se eu teria ido lá.

Em resposta, digo que fui lá sim, porque eu não teria como justificar tamanho desprezo, se não tivesse o visitado.

A ida ao Canadá tem importantes motivos, que consistem, em especial, em se tentar “matar” as saudades do meu amado torrão sagrado, que convive comigo, permanentemente, nos meus pensamentos, e reverenciar o meu cordão umbilical, que permanece “vivo” em algum lugar das proximidades do casarão.

Ressalte-se que a principal finalidade da visita ao querido Canadá foi realmente o recarregamento das energias que alimentam a minha mente, o meu coração e a minha alma, posto que não há fonte outra com a potencialidade da capacidade positiva que existe naquele lugar abençoado por Deus, onde há motivação que aflora espontaneamente e me recoloca recarregado com os bons eflúvios próprios do lugar.

Desta vez, tive a oportunidade de visitar, palmo a palmo, os recintos do casarão por onde passei a minha preciosa infância, tendo entrado em quase todos os lugares que ainda são memoráveis em mim, na lembrança dos aposentos que tinham, um a um, a sua serventia para as pessoas que viviam ali, com destaque para a quantidade enorme de baús, que guardavam roupas pessoais, redes e demais roupas de dormir, além de banho e da cozinha.

Apenas não visitei o sobrado, onde passei momentos importantes, pois era ali onde eu criava meus passarinhos, como canários e rolinhas, e guardava alguns objetos meus, como alçapão, baladeiras, gaiolas etc.

O acesso ao sobrado pende de reforma, por questão de segurança das pessoas.

Também não tive acesso ao quarto onde nasci, porque ele se encontrava fechado, à chave.

A minha grande alegria foi verificar que o açude retém grande quantidade de água, levando-se em conta a aridez da região, que não impediu que o volume do precioso líquido se mantivesse em quantidade bastante razoável.

Certamente que posso resumir como extremamente proveitosa a visita que fiz ao amado sítio Canadá, que em tudo ali eu sentia que sorria para mim, como quem querendo me agradar, à vista da presença do filho que sempre demonstra ter inexcedível amor por aquele lugar, que já foi e continua sendo o meu paraíso terrestre.  

Brasília, em 11 de dezembro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário