segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Presépio

Os presépios são cenários que simbolizam o exato momento depois do nascimento do Menino Jesus, em Belém, mantendo entre nós a tradição mais popular do Natal, envolvendo importante figura sagrada para os brasileiros.

O presépio foi criado por São Francisco de Assis, que teve a inspiração divina de organizar o primeiro presépio, exatamente em 25 de dezembro de 1223, há 800 anos, na cidade de Greccia, na região do Lácio.  

As figuras do presépio mostram, normalmente, nos mínimos detalhes, além da sagrada Família de Nazaré, como Jesus, Maria e José, as figuras dos pastores, dos três reis magos, Belchior, Baltazar e Gaspar, de anjos e animais, em adoração ao Menino Jesus, nascido na manjedoura.

Aqui em Brasília, já se tornou importante tradição as pessoas montarem essas lindas artes sacras, todos os anos, compreendendo pequenas obras até colossais maquetes, compostas de imagens em tamanho normal das figuras reais.

Na verdade, o presépio concentra e simboliza o verdadeiro sentido do Natal, dando a ideia de vida, misericórdia, amor e esperança, relembrando o nascimento de Jesus Cristo, que representa vida, na fé católica, que é a razão dos cristãos, de suma importância em quem crer em Deus de amor.

Os presépios têm a importância de manter viva a figura do Menino Jesus, como sendo a fonte primária da religiosidade, da esperança e do amor, que nutrem em nós a felicidade que se renova com a força da fé e da crença no poder de Deus.

Acredita-se que o presépio seja a encenação maravilhosa do que poderia ter sido o momento do nascimento de Jesus Cristo, em situação mais simples de maior pobreza, cujo berço foi ornado com palhas encontradas no local, o que mostra que, para ser grande e poderoso em nome de Deus, não precisava que ele tivesse nascido em berço de ouro.

Viva os presépios que mantêm vivos a verdadeira história de quem veio ao mundo despojado de todos os recursos materiais, tendo precisado do amparo de meras palhas, como o conforto que o acalentava ao nascer, mostrando ali a pureza de quem seria poderoso pelo praticado em benefício da humanidade.

Que novos presépios sejam construídos continuamente, em homenagem à graça da vinda ao mundo de quem representa o sentido no nosso viver: Jesus Cristo.    

Brasília, em 25 de dezembro de 2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário