domingo, 27 de fevereiro de 2022

Adeus, dona Evanilze

 

          Foi com muita tristeza que recebi a notícia de que a admirável Evanilze havia ido para junto do Pai eterno.

          Essa pessoa extraordinária foi fiel e inseparável companheira do querido primo Severino Moreira, que a conheci quando cheguei em Brasília, nos primórdios do ano de 1966.

          Dona Evanilze faz parte da minha vida, porque o meu convívio com a sua família era constante, em especial porque eu ia sempre à casa desses queridos amigos, evidentemente a pretexto de visitá-los, mas, na verdade, o meu objetivo mesmo era “filar”, no bom sentido, a comidinha dominical, sempre acompanha do galináceo especial, à moda regional do Centro-Oeste.

          Nessa ocasião, além da serventia da casa, da melhor qualidade possível, eu tinha o carinho desse casal bondoso, em atenção com a cortesia paternal mesmo, porque era assim com que eles me tratavam e assim durou por bom tempo, de modo que o meu amor por Evanilze e Severino é algo inestimável que permanece indelével no meu coração.

          Com isso, quero dizer que acompanhei, por muito tempo, a vida desse casal exemplo de amor matrimonial e também ao seu próximo, diante da dedicação que mereceu a minha pessoa, em momento que eu precisava do melhor amparo que tive deles.

A minha gratidão aos amigos Evanilze e Severino Moreira foi traduzida por ocasião da conclusão do meu 42º livro, que foi dedicado ao amigo, por se tratar de pessoa especial e de grande estima, que permanece dentro da minha memória como ser de muito luz e que me acolheu, na sua casa, como alguém da família, sempre sob demonstração de carinho.

Eu disse, na ocasião, que estava dedicando aquele livro, com carinho especial, a Severino Moreira, com o simbolismo do reconhecimento e da gratidão, pelo seu acolhimento amigo e bondoso à minha pessoa, quando cheguei em Brasília, em momento que todo apoio era muito valioso.

Nessa mesma dedicatória, fiz questão de enaltecer um pouco das qualidades humanas da pessoal de dona Evanilze, conforme mostram os textos a seguir, que expõem o meu reconhecimento por pessoal realmente especial na minha vida.

Peço que relevem a repetição de fatos, mas o que abunda não prejudica, não é mesmo?

Eu disse, na dedicatória do livro: “Aqui chegando, nossos contatos se estreitaram nos finais de semana, quando sempre visitava a casa dele, com a finalidade de “filar”, no bom sentido, aquela comidinha especial domingueira, à base do frango caipira, feita no peculiar capricho da sua amada, a dona Evanilze, pessoa de igual índole à dele, em bondade, simpatia e atenção, que também me acolhia com especial carinho e fidalguia.”.Você, Severino Moreira, e sua esposa, Evanilze foram pessoas maravilhosas, que me deram o maior apoio quando eu cheguei em Brasília. Tratavam-me com o maior carinho e consideração. Tenho enorme gratidão pela amizade e por tudo o que vocês fizeram por mim. A bondade de vocês para comigo certamente foi recompensada por Deus, porque ele prestigia as pessoas com o coração bondoso como os que vocês têm, que eram dominados completamente pelo sentimento do amor e da bondade. Que Deus abençoe Severino Moreira, Evanilze e sua família.”. “(...) lembro-me da saudosa cama de armação, muito comum à época, diante da sua facilidade de guardar e armar, que serviu de meu leito, sempre que eu decidia pernoitar na casa dele, depois de a conversa se estender noite adentro. Essa cortesia de acolhimento saudável à minha pessoa durou por muito tempo e se consolidou com inesquecível amizade que resultou na minha eterna gratidão. Somente agradecer com palavras não condiz verdadeiramente ao sentimento que guardo no meu coração sobre as pessoas maravilhosas de Severino Moreira e sua esposa, dona Evanilze,  porque são lembranças que se eternizam para nunca mais serem esquecidas, por seus exemplos de amabilidade ao ser humano, motivo pelo qual peço a Deus que, na sua generosidade, continue protegendo e abençoando esse casal divinal, a quem rendo singela homenagem de gratidão, lembrando que os seus carinho e acolhimento à minha pessoa ficaram marcados, de forma indelével, na minha vida. Com forte sentimento no coração, transmito a vocês, Severino  e Evanilze, o amor que sempre esteve guardado comigo, para dizer agora em bom e alto som, na graça de Deus, na imaginação de que Ele quis que fosse exatamente assim que eu fizesse esta declaração sincera, que é a prova verdadeira do meu reconhecimento por sua gentileza para comigo. Muito obrigado, meus queridos homenageados, rogando que Deus permaneça sempre vivo nas suas vidas...”.

Essa é singela homenagem que quero fazer, agora, a dona Evanilze, que parte para o céu, depois de cumprir brilhante missão junto a seus familiares e amigos, deixando muitas saudades por parte das pessoas que a amavam por toda a sua bondade de ser humano inigualável.

Acredito que é muito difícil se despedir de pessoal tão maravilhosa como foi dona Evanilze, mas o conforto para o amado esposo, querido primo Severino Moreira, filhos, netos, demais familiares e amigos vem com a certeza de que a paz celestial será a sua melhor recompensa por tudo de bom que a senhora foi capaz de produzir como pessoa, que soube amar a todos na sublime extensão divinal.

Ao ensejo, reafirmo ao querido primo Severino Moreira, filhos, netos, familiares e amigos dessa pessoa genial meus sentimentos de muita dor, por sua despedida prematura, quando a sua amabilidade vai fazer muita falta para todos nós.

Muito obrigado dona Evanilze, por sua gentileza de ter me acolhido no seu bondoso coração.

Amém!

Brasília, em 26 de fevereiro de 2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário