quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Voto impresso

  

Conforme mensagem postada na internet, parlamentares anunciam que apresentaram proposta de aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro, consistindo na obrigatoriedade do voto impresso e a contagem da votação de forma transparente.

Trata-se de medida legislativa da maior importância para o aprimoramento tanto do sistema eleitoral brasileiro como da democracia, como reafirmação da evolução natural de país moderno e interessado em garantir a fidelidade dos votos dos brasileiros, que prima pela seriedade também na votação.

Pode se tratar apenas de aprimoramento das normas sobre procedimentos eleitorais, a medida pertinente, na forma de projeto de lei apropriado, que poderia perfeitamente ter sido implementada normalmente logo no início do último governo, sem qualquer necessidade de discussão com integrantes do Judiciário, que somente contribuiu para desencadear clima extremamente hostil e prejudicial aos interesses do Brasil e dos brasileiros.

Não obstante, o então presidente do país preferiu eleger o pior caminho da insensatez, ficando exatos quatro anos trocando farpas, críticas e agressões com membros daquele poder, cujo resultado, que não poderia ter sido diferente, foi a inexistência de norma sobre a seriedade e a modernidade do sistema eleitoral.

Além da falta dessa norma, as infrutíferas discussões entre o Executivo e o Judiciário podem ter influenciado a derrota do candidato à reeleição, por conta de seus seríssimos atritos com o sistema dominante, que simplesmente teria decidido afastá-lo do poder, custasse o que custasse, exatamente como tudo aconteceu, com gravíssimas repercussões para os destinos do Brasil e dos brasileiros.

Como se pode notar, um conjunto de desentendimentos pode ter afetado, com extrema gravidade, o destino da noção, quando certamente abstraídas as inúteis e desnecessárias discussões e agressões, teriam a aprovação da norma sobre o aperfeiçoamento do sistema eleitoral e a garantia da reeleição do então presidente do país, uma vez que inexistia qualquer motivo para os atritos com absolutamente ninguém nem se falava na criação do sistema dominante, que é responsável por colocar o pior criminoso no poder, conforme mostram os fatos.

Os brasileiros honrados anseiam por que o sistema eleitoral brasileiro seja finalmente modernizado, em consonância com a evolução dos princípios republicanos e democráticos.

Brasília, em 11 de janeiro de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário