segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Salve a ex-professora Lourdinha Bastos

 

Diante de crônica da lavra do grande historiador uiraunense, mestre Xavier Fernandes, que escreveu importante obra sobre a ex-professora Lourdinha Bastos, também nossa conterrânea, eu fiz o resumido comentário a seguir.

Confesso que fiquei bastante emocionado ao reler a preciosidade de narrativa escrita pelo historiador, musicista, professor e doutor da arte de escrever, o ilustrado mestre Xavier Fernandes, grande amante da história do povo da nossa querida Uiraúna, berço de notáveis pessoas da estirpe da admirável dona Lourdinha Bastos, professora e diretora emérita do saudoso Grupo Escolar Jovelina Gomes, meu berço escolar, onde aprendi não somente a ler, mas também importantes lições de civilidade e patriotismo, que certamente forjaram a minha consciência de moralidade e amor aos valores de cidadania.

Sem dúvida alguma, a ex-professora Lourdinha foi uma das dádivas divinas sob encomenda para servir de modelo ao mais sublime ser humano, em termos de candura e beleza de sentimentos cristãos e amor ao próximo.

Ela tinha enorme disposição para servir ao seu semelhante, com naturalidade, bondade, gentileza e inteligência, em forma de aprimorada educação que espargia espontaneamente apenas como instinto de amor a tudo que vinha da pessoa dela.

Guardo no coração a lembrança de dona Lourdinha como pessoa dotada dos dons divinos da maior grandeza atribuída ao ser humano, por terem existido, na pessoa dela, as melhores qualidades de sabedoria que a ajudaram à realização de importantes projetos educacionais e culturais, em benefício do povo de Uiraúna, que ficaram registrados não somente nas consciências dos uiraunenses, mas também no acervo histórico da cidade.

Considero preito da maior relevância o brilhante texto da lavra do mestre Xavier Fernandes, que põe em evidência a grandeza imortal da ex-professora Lourdinha Bastos, pessoa eternamente gravada nos corações de seus contemporâneos, por ela ter deixado legado que a faz ser uma das maiores professoras da história de Uiraúna.

Por fim, registro afetuosos aplausos, em reconhecimento, ao ilustrado mestre Xavier Fernandes, pelo magnífico resgate do pouco da história dessa notável mestra da vida e do saber.

Brasília, em 29 de janeiro de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário