quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Cinquenta anos de formatura na EEAer

Conforme entendimento da Turma 162 da Escola de Especialistas de Aeronáutica, que completa cinquenta anos da sua formatura, o ideal é se comemorar essa efeméride na própria escola.

Diante disso, eu elaborei documento a ser enviado ao comandante do aludido educandário, na forma da minuta a seguir.

Guaratinguetá, SP, em   de janeiro de 2024

Excelentíssimo Senhor Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues

Digníssimo Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica

Nesta

Senhor Comandante,

Com o devido respeito, vimos à presença de Vossa Excelência formular pleito, na forma descrita a seguir, que consideramos da maior importância para ex-alunos dessa conceituada Escola de Especialistas de Aeronáutica, quando eles completam cinquenta anos da sua formatura.

Pois bem, nós, senhor Comandante, somos integrantes da Turma 162 da Escola de Especialistas de Aeronáutica, cujo curso foi concluído em 11 de dezembro de 1974, evidentemente fazendo apologia à mensagem da lavra de Vossa Excelência, sob a égide do código de “Disciplina, Amor e Coragem”, os quais certamente deram tudo de si em contribuição ao engrandecimento da Força Aérea Brasileira, ajudando a mantê-la altaneira na importante função constitucional de proteção e manutenção dos cuidados com a soberania do espaço aéreo, a integração do território nacional e a defesa do Brasil.

Como se pode constatar, no próximo dia 11 de dezembro do fluente ano, nós temos muito orgulho de assistir ao quinquagésimo aniversário da nossa formatura, cujo evento ainda ressoa em nossas mentes como algo muito especial e da maior importância em nossas vidas profissionais.

Fica muito claro, em nossas mentes, hoje veteranos de muitas guerras, que essa data tem um simbolismo mais do que especial e relevante na nossa trajetória de vida, que precisa ser comemorada com o requinte do seu real significado como marco inicial de muitas lutas e batalhas em prol do engrandecimento da Força Aérea Brasileira e do Brasil.

Em nossos corações ainda pulsam muitas lembranças, algumas gloriosas e outras nem tanto, referentes aos bons tempos de alunos, que pensamos, agora, que esta importante data pode ajudar a resgatar um pouco da nossa linda história vivida na amada Escola de Especialistas de Aeronáutica, em visitação aos locais sempre e permanentemente ligados à vida escolar.

Há esse bom sentimento que permeia dentro de nós, que nos permite reviver presencialmente um pouco da resplandecência e do entusiasmo de alunos sonhadores e ávidos pela realização profissional, diante da certeza de que ali se aprendia as melhores especialidades que garantiam a segurança e o progresso nas missões que nos seriam atribuídas para o resto da vida, como de fato aconteceu com a maioria dos Sargentos Especialistas.  

Para que nossos anseios e objetivos possam ser concretizados, os ex-alunos da Turma 162 da EEAer vêm, muito respeitosamente, solicitar a Vossa Excelência permissão especial para que o cinquentenário da nossa formatura de Sargentos Especialistas se realize exatamente no dia 11 de dezembro de 2024, nessa sempre amada Escola de Especialistas de Aeronáutica, de modo que essa data não somente seja apenas relembrada, mas sim materializada como marco de grandeza em nossas vidas.

Nesse sentido, caso seja acatado o nosso pleito, ante toda trajetória de relevantes serviços prestados à Força Aérea Brasileira e ao Brasil, os alunos e familiares precisam contar com o livre acesso a dependências da Escola, a exemplo de galpões, rancho, uma sala de aulas, banheiros, um alojamento (para ver), a capela, auditório (cinema), a biblioteca, se possível, o hospital (há enfermeiros), bebedouro.

Ao ensejo, informa a Vossa Excelência que a programação desejável para o evento compreende a seguinte grade: 1 - 08h30: Entrada na EEAer dos integrantes da Turma 162; 2 – 09h00: Visita, por três pessoas, à maior autoridade da Escola, para agradecimento; 3 - 09h20. Curto discurso de lembrança dos tempos de alunos e de agradecimento, seguido de curto desfile; 4 - 10h00. Visita aos galpões das especialidades e outras dependências disponibilizadas (auditório/cinema, biblioteca, alojamento etc.); 5 - 12h00. Concentração em frente ao refeitório dos alunos, para o almoço de confraternização da turma; 6 - 14h00. Missa celebrada pelo Padre da EEAer, em ação de graças pelos 50 anos da formatura na Escola de Especialistas de Aeronáutica; 7 - 16h00. Encerramento da solenidade, pequeno discurso de agradecimento e despedida.  

De antemão, senhor Comandante, sabemos perfeitamente sobre as dificuldades para a disponibilização de tudo que formulamos neste documento, mas também temos a verdadeira dimensão de tudo e do tamanho do benefício, caso seja deferido o pedido em apreço, que o gesto de magnanimidade de Vossa de Excelência irá proporcionar aos veteranos da Turma 162, que irão sentir, no coração, a felicidade do reencontro com o seu segundo berço da vida, ao visitar cada espaço que foi o seu aconchego de alunos.

Diante de momento da maior importância do que foi para nós a vida de alunos, porque ela representou a base para a nossa trajetória profissional, contamos com a sua experiência também de aluno nessa Escola, para que Vossa Excelência veja o nosso pleito com muito carinho e compreenda que a superação das dificuldades pode contribuir para a satisfação maior de fazer a felicidade de dezenas ou centenas de ex-alunos, que foram fiéis escravos do bem servir à Força Aérea Brasileira e ao Brasil.

Colocamos no coração a esperança de que Vossa Excelência não medirá esforços para o acolhimento do nosso pleito, como forma bastante atenciosa de justiça e compreensão àqueles que tanto se devotaram à causa de amor à  Força Aérea Brasileira e ao Brasil.

Respeitosamente,

a)    Ex-Alunos da Turma 162 da Escola de Especialistas de Aeronáutica.”.

            Brasília, em 10 de janeiro de 2024     

Nenhum comentário:

Postar um comentário