terça-feira, 27 de dezembro de 2022

A festa da padroeira

 

Diante de texto que conta, em detalhes, como aconteciam as festas de janeiro, em homenagem à Sagrada Família, padroeira de Uiraúna, Paraíba, eu escrevi o comentário a seguir.

Antigamente era exatamente assim como descrito na excelente crônica do professor Geraldo de Magela, que aborda com muita propriedade os memoráveis eventos referentes à festa da padroeira de Uiraúna, em homenagem à Sagrada Família de Jesus, Maria e José.

Eu tive a felicidade de viver esse momento maravilhoso narrado nesse fantástico texto, que retrata quase tudo sobre os eventos que empolgava toda comunidade, envolta ao puro sentimento de sublimes religiosidade e amor às arraigadas tradições de nosso povo.

Permito-me acrescentar, por fazerem parte importante dos festejos, os inesquecíveis foguetórios especialmente fabricados sob os cuidados e a incumbência de Vitor, que dominava a arte da pirotecnia dos fogos de artifícios e do balão, que também se encarregava do maneja dos espetáculos rumo ao céu estrelado, constituindo magnífica atração à parte, porque ela sempre chamava a atenção, em especial, da meninada, que se encantava com o foguetório e a subida do balão.

Meus avós moravam no sítio Canadá e vinham para a cidade para as festas, com os filhos, e ficavam na casa de tio Tonho, que reservava um quarto exclusivamente para os alimentos os mais deliciosos possíveis, principalmente os bolos, como o manzape, o pão de ló, o de leite etc., sendo que muitos deles tinham a minha participação especial, o toque final no acabamento, posto que eles eram assados sobre a palha da bananeira verde e elas eram escolhidas e colhidas, no pé, por mim, com muito carinho, porque eu tinha o cuidado de selecionar sempre as melhores para tão importante preparo culinário.

Enquanto isso, depois, eu me empanturrava de tanto comer as mil delícias vindas do casarão do Canadá.

Eita tempos fantásticos da minha infância, tendo o bom é o melhor, na casa dos meus amados e saudosos avós Juvino e Úrsula, os patriarcas da família Fernandes.

Que os encantos das festas de outrora sirvam de inspiração para o sucesso das solenidades que estão se iniciando agora, sob as graças generosas da Sagrada Família de Nazaré.

Amém!

Brasília, em 27 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário