domingo, 25 de dezembro de 2022

Viva o Natal!

                Como hoje é Natal, é muito importante para os cristãos passarem vistas sobre alguns escritos sagrados, conforme a seguir, que fazem referência à origem da vinda do Salvador Jesus Cristo à Terra, onde a sua presença bondosa e milagrosa foi capaz de transformar o mundo, à luz da evangelização, em especial, sobre os princípios fundamentais do amor ao próximo.  

          Evangelho de Jesus Cristo (Lucas 1,26-38): “’Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo! Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.’ Palavras da salvação”.

          Evangelho de Jesus Cristo (Lucas 1,39-45): “’Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha me visitar?’ Palavra da salvação”.

Evangelho de Jesus Cristo (Lucas 1,57-66): "’Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela. O que virá a ser esse menino? De fato, a mão do Senhor estava com ele.’ Palavra da salvação”.

Evangelho de Jesus Cristo (Lucas 1,67-79): "’Graças à misericórdia e à compaixão de nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte e dirigir nossos passos no caminho da paz’. Palavra da salvação”.

Evangelho de Jesus Cristo (Lucas 2,1-14): “’Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: ‘Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura’. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: ‘Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência’. Palavra da Salvação”.

Aleluia, aleluia, aleluia (Lucas 2,10s): “Eu vos trago a boa nova de uma grande alegria: é que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor”.

          Eis que hoje, exatamente convencionado o Dia de Natal, em que se comemora o nascimento do Menino de nome famoso: Jesus Cristo, em dia muito feliz, que o Senhor de amor fez vir à Terra, nascido em Belém, que foi reconhecido como o salvador da humanidade.

          Eis que os pastores e os anjos dos céus anunciaram a chegada de Jesus Cristo, o Salvador, com missão de evangelizar as palavras de Deus, o seu pai, no altíssimo.

          Com muita alegria, os homens de boa vontade festejam, com muito amor no coração, este importante dia, como forma do melhor presente de Deus aos homens, que também é marco de luz e amor perante os cristãos que creem na grandeza infinita do grande Messias, que tem o poder maior de amor no coração, conforme isso Ele deixou muito claro nos seus atos de muitos ensinamentos e milagres.

          O merecimento de Jesus Cristo, como verdadeiro Deus, transparecia no seu acolhimento diante da certeza do por vir, tendo por base os seus ensinamentos de afabilidades e luzes para o destino da humanidade, que foi transformada a partir da sua inusitada concepção anunciada por meio do Espírito Santo e depois do seu nascimento, com a disseminação dos bons eflúvios perante todos que ficavam sabendo da boa notícia.  

          A evidência da grandeza de Jesus Cristo é sentida pela força da paz incutida a partir da chegada do Salvador, que tem o poder transformador da vida, por meio de ideia maravilhosa da remissão dos pecados do mundo, mediante a confissão do arrependimento, que é algo especial e pessoal, operado pela mudança de comportamento por força do sentimento de pureza d’alma perante os melhores propósitos de bondade vindos em Seu nome.    

Comemorem-se o Natal, singelo, sincero, imbuído de luz, alegria e amor, sob o embalo de mensagens belas e de esperanças trazidas nas ondas sagradas do nascimento de Jesus Cristo, que teve o poder especial de incutir no coração dos homens esse sentimento maravilhoso de paz e harmonia no seio das famílias.

Nesta data, há esperança de que as pessoas possam sentir as belezas do verdadeiro Natal, que é do permanente renascer do amor em nossos corações, com a possibilidade de cultuá-lo no dia a dia, cada vez mais amoldado às coisas ligadas à santificação estendida ao próximo, para se viver permanentemente o clima natalino, no sentido de sentirmos sensíveis o suficiente para encontrar na alegria dos outros a nossa própria alegria de viver em Cristo.

Aproveitemo-nos o maravilhoso clima de Natal e nos esforcemos para implantá-lo em nossos corações, porque isso certamente tem o condão de alegrar o aniversariante Jesus Cristo, que se rejubila em sentir a felicidade da humanidade, motivada por seus ensinamentos de amor entre os homens.

Enfim, é preciso que a nossa consciência perceba a importância da celebração do Natal de Jesus Cristo, por tudo que ele representa para a humanidade, que, por certo, sente, à unanimidade, o verdadeiro sentido do amor e da paz.

Feliz Natal!


          Brasília, em 25 de dezembro de 2022 

Nenhum comentário:

Postar um comentário