quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

A simplicidade do sertão!

 

Diante de texto escrito sobre a vida no sertão, mostrando a convivência do seu povo em ambiente alegre de muita simplicidade, mas com bastante ânimo no trabalho e na reafirmação do amor às origens, eu escrevi o comentário a seguir, porque sei perfeitamente o valor que os sertanejos representam para o Brasil, principalmente em termos culturais e religiosos.  

O sertão encanta por tudo que oferece de abundância nos seus modos e comportamentos criativos como forma peculiar de vida do seu povo, culturalmente mantido de acordo com a natureza regional, completamente descomplicada e despreocupada senão com os próprios padrões de viver, no ritmo da sua rica cultura que se amolda às suas peculiaridades e tradições regionais.

Sem dúvida alguma, a identidade do sertanejo é própria e atávica, absolutamente diferenciada das demais regiões brasileiras, que tem sido vista como que se acostumada com as suas vicissitudes, na forma conjunta e mesclada das bonanças e das dificuldades, na certeza de que esse é o melhor processo de se viver em paz e harmonia.

Tenho saudades da minha meninice nas ricas terras de Uiraúna, meu berço, onde o meu viver foi o mais proveitoso possível, porque pude  usufruir de uma gama de atividades existentes nessa exuberante região, tendo participado das brincadeiras e dos eventos próprios para os meninos do meu tempo.

Ah se fosse possível, em passe de mágica, a regressão ao passado, para se reviver exatamente todo o meu passado de menino sertanejo, evidentemente sem se mexer em nada com o presente, que também é maravilhoso, nas circunstâncias da vida, que precisa seguir o seu curso, com a normalidade pré-estabelecida pelas generosidade e sabedoria do Criador.

Agradeço a Deus, por ter nascido exatamente no local mais fantástico do sertão, com a abundância das suas diversidades e multiplicidades regionais, cheias de ricas lições de vida, que certamente me proporcionaram grandes aprendizagens em meu benefício, como forma apropriada para melhor enfrentar as metas pretendidas e alcançadas.

Muito obrigado, meu Deus, por eu ter nascido no sertão da Paraíba, onde a simplicidade que ali tem morada certamente me ajudou a encontrar a felicidade na vida.

Brasília, em 28 de dezembro de 2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário