sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Parabéns, Uiraúna!

 

Por ocasião do aniversário da emancipação político-administrativa de Uiraúna, nesta data, é com muito júbilo que parabenizo o seu povo, agradecendo a Deus pela oportunidade de ter nascido nessa cidade e vivido os primórdios da minha vida, até os dezessete anos, quando vim embora para Brasília.

Este é um dia muito importante para cada filho de Uiraúna, que têm sim motivo para se orgulhar por todas as pessoas que se empenharam para que a emancipação do vilarejo fosse, enfim, concretizada, sabendo das notórias dificuldades daquela época, em que o jogo político era simplesmente brutal e direto, mas a perspicácia dos bravos políticos de então soube contornar os gigantescos obstáculos, com o que foi possível se escrever essa linda e encantadora história que se comemora com 69 velinhas, em homenagem aos nossos inesquecíveis heróis.

É forçoso o meu reconhecimento de que vivi por muito tempo em Uiraúna, mas o necessário para ser plasmado em mim todos os fundamentos necessários de cidadania e civilidade, tendo a consciência sobre os objetivos que eu pretendia perseguir ao longo da minha caminhada.  

Tive a oportunidade de acompanhar, ainda menino usando suspensório, os festejos da emancipação, no dia 2 de dezembro de 1953, em que o povo ganhou às ruas do então vilarejo e comemorou o tempo todo, com efusividade e alegria, saudando os novos tempos de progresso, que se anunciavam a partir daquela data memorável e histórica.

Certamente que, sob as bênçãos de Deus e a brava vontade do povo, o crescimento de Uiraúna foi acontecendo paulatinamente, a ponto de se tornar, hoje, esse importante polo que atrai bons fluidos espargidos desde o empenho inicial dos destemidos pioneiros, que trabalharam e batalharam para a consolidação do permanente progresso da cidade, os quais são credores do reconhecimento e da gratidão do povo da cidade, por seu brilhante e altruísta feito.

Com esse mesmo sentimento, espero que a força e o empenho do povo de Uiraúna se unam em robusta corrente tendo por finalidade o atingimento de objetivos cada vez mais ambiciosos, de modo que o município possa ser destaque no âmbito do Estado, graças ao interesse demonstrado por seus amados filhos.

A propósito da comemoração festiva do aniversário de Uiraúna, convém que sejam enaltecidos e louvados, por justiça, o empenho e a dedicação da prefeita Leninha Romão, que tem sido exemplo de parceria com o povo, na forma de gestora interessada em atender às necessidades básicas da população, sendo merecedora do reconhecimento da comunidade.   

Enfim, ao parabenizar Uiraúna e o seu povo, neste dia especial, rogo a Deus que os abençoe e os ajude nos seus propósitos, permitindo que as forças benfazejas conspirem para a produção de riquezas e qualidade de vida para os munícipes.

Parabéns, minha amada Uiraúna, por seus quase setenta aninhos de vida, repleta de amor e felicidade para os seus filhos.

Brasília, em 2 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário