quarta-feira, 6 de março de 2024

Publicação do meu 73º livro

 

É sempre com a alegria que se renova no coração que venho anunciar a conclusão de mais uma importante obra literária, que vem se juntar à minha coleção de livros, contribuindo para o que eu possa acreditar que seja substancial alimento da energia que preciso para a continuidade da minha atividade de escrever, ante a compreensão de que Deus me deu o dom de gostar intensamente de preencher o ócio da vida com a elaboração das minhas modestas e despretensiosas crônicas.

Tenho certeza de que cumpro, com intenso amor, a missão cívica e patriótica de comentar, analisar e opinar sobre os fatos da vida, como forma de contribuir para a sua melhor compreensão, a par de colocar esse pensamento diariamente sob o formato de crônicas, que, segundo penso, vêm merecendo a aprovação e o incentivo de leitores amigos, que se devotam em apoio ao que escrevo em perfeita harmonia com os assuntos em causa e segundo o meu livre pensamento.

Agradeço a generosidade divina, com enorme satisfação, pela dádiva da exuberante inspiração para escrever e elaborar os textos que integram o presente livro, procurando evidenciar a graça que sempre tem acontecido com o surgimento das mensagens que são a razão maior da vazão natural às ideias colocadas no papel.

Trata-se do meu 73º livro, que tenho a alegria de dedicá-lo, em forma de deferência especial, a uma pessoa muito importante e admirável, a quem presto carinhosa e merecida homenagem, por sua reconhecida relevância para Uiraúna, por ter sido empresário que contribuiu para o progresso da cidade.

Assim pensando, tenho o satisfação de homenagear, neste livro, em forma de merecida dedicatória, o saudoso conterrâneo José Daniel Duarte, um dos maiores empreendedores que Uiraúna já conheceu, exemplo de amor ao próximo e ao progresso.

A fotografia da capa do livro é flagrante especial do amanhecer em Brasília, mostrando o quanto é linda a natureza.

Eis a seguir a citada dedicatória, que se encontra registrada, com extremo carinho, no meu 73º livro:

                                               DEDICATÓRIA

É com imensa satisfação que dedico este livro ao nobre conterrâneo José Daniel Duarte (in memoriam), pessoa muito especial, que tive a honra de conhecer em Uiraúna, nos longínquos tempos da minha vivência por lá.

Essa magnífica criatura possuía o respeito e a admiração de seus conterrâneos, por ser possuidora de atributos de quem realmente se diferenciava das pessoas do seu tempo.

Como uma das suas vocações especiais, o dinamismo era destaque na maneira de notório e pujante empreendedor, por desempenhar as suas intensas atividades de empresário com tenacidade e inigualável qualidade de eficiência.

O empresário José Daniel, por sua força inquebrantável de trabalho, foi assim que ele construiu o seu império como homem de progresso, tendo sido merecedor do respeito e da admiração no seio da sociedade, exatamente por primar pela intransigente e cuidadosa observância aos salutares princípios da sinceridade, da honradez, da integridade e da dignidade, nos seus negócios, a par de ter se tornado verdadeiro exemplo de confiança e segurança no relacionamento com as pessoas.

No bom sentido de se expressar, José Daniel certamente teria sido um dos donos de Uiraúna, por possuir inúmeros prédios, casas, terrenos e propriedades em cada “palmo” de chão da cidade (força de expressão).

A par disso, esse grande empreendedor, embora de estatura baixa, tem como protagonismo, pasmem, a edificação de cerca de 200 casas e prédios, tendo construído a primeira usina de algodão de Uiraúna e outra de energia elétrica, sendo que esta fornecia iluminação, nos primórdios da localidade, por algum tempo.

Contam-se ainda que ele possuía engenhos de cana-de-açúcar e propriedades rurais, tendo se tornado invejável dono de patrimônio imobiliário, como que confirmando a minha assertiva acima.

Na qualidade de bem-sucedido empresário, José Daniel, na qualidade de homem religioso, teve a benevolente iniciativa de construir, com recursos próprios, a querida Capelinha de São José, que é destaque no bairro do mesmo nome, a qual pertence ao patrimônio da igreja matriz de Jesus, Maria e José, por doação.

Por seu amor e dedicação às atividades imobiliárias, não seria nenhum favor cognominá-lo, por justo mérito, o autêntico patrono dos corretores imobiliários, por ele ter desempenhado, com maestria e competência, esse trabalho altamente especializado, por longo tempo, cujas atividades certamente contribuíram para o desenvolvimento de Uiraúna.

Além de tudo isso, sobrelevavam em José Daniel as elevadas qualidades de homem inteligente e visionário, em termos imobiliários, posto que ele cuidava sozinho do seu universo de imóveis, tudo sob a marca pessoal dos eficientes gerenciamento, planejamento e controle.

Ressalte-se que, em Uiraúna, dos velhos tempos, o domínio do ramo imobiliário ficava exclusivamente a cargo dele, que, praticamente, “batizava” e “casava” nessa atividade imobiliária, com a competência que lhe era peculiar.

Ressalte-se, a propósito, que é da autoria dele essa pérola de frase: "Assim você me lasca, neguinho", que se tornou célebre, sempre  que alguém fazia proposta de compra de imóvel que ficava abaixo do interesse dele.

José Daniel foi, sem qualquer dúvida, um dos maiores uiraunenses do seu tempo, por ter sido pessoa de muito caráter, respeitador, honesto, justo e um dos maiores empreendedores da sua época, que realmente teve o fascínio de ser brilhante em tudo que empreendia, conforme mostram o seu histórico rico de sucesso.

Enfim, José Daniel foi personalidade da maior importância para a história socioeconômica de Uiraúna, como o principal empresário do ramo imobiliário, tendo prestado monumental contribuição à sua comunidade, cujo legado é extraordinário e merece a eterna admiração de seus conterrâneos.

Ao admirável José Daniel, dedico o meu carinho e justa homenagem, embora singela, por sua relevante contribuição ao povo de Uiraúna, por ter sido o maior de todos do seu tempo, no seu ramos imobiliário, tendo honrado e dignificado o  nome de Uiraúna.

 Diante disso, é com alegria no coração que dedico este livro ao admirável José Daniel, rogando a Deus que os bons exemplos dele sejam fonte de inspiração para as pessoas que aspiram se beneficiar das práticas do bem.”.

Muito obrigado.

              Brasília, em 06 de março de 202

Nenhum comentário:

Postar um comentário