quarta-feira, 8 de abril de 2020

Belo gesto de solidariedade


Alguns postes de simples rua de um bairro de Sorocaba (SP) ganharam, desde o último dia 1º, dizeres de solidariedade e esperança junto a suportes com água e sabão, sob a iniciativa de duas irmãs, de 12 anos e 9 anos.
As duas meninas tiveram a genial ideia de proporcionar um pouco de higiene para as pessoas que dependem da reciclagem para tirar o sustento da sua família e não podem deixar de trabalhar, ao meio da pandemia do coronavírus.
As irmãs imaginaram colocar, em garrafas pets, separadas, água e sabão líquido, penduradas em outra garrafa pet furada na lateral, que foram amarradas com barbante, nos portes.
As cabecinhas cheias de criatividade e boas intenções das duas irmãs foram notadas e logo fizeram sucesso na rua onde elas moram, ao se despertar o interesse da disseminação da ideia delas, com a continuidade da colocação de outros kits das garrafas.
De acordo com a mãe das garotas, a família assistia ao noticiário quando viu uma reportagem expondo a situação dos coletores, sem nenhuma proteção contra possível contágio, em que pesem os casos de Covid-19, em plena atividade, país afora.
A mãe das meninas disse que "Vimos que muitos estavam com medo de mexer nos contêineres, aí tivemos essa ideia juntas, porque onde moramos passam vários coletores".
A necessidade veio à tona quando um coletor passou pela rua das irmãs e elas notaram que, logo depois de separar os materiais, o homem passou a mão pelo rosto para limpar o suor e isso pode contribuir para o contágio com bactérias e vírus, inclusive o Covid-19.
Além da colocação de água e sabão, na maneira acima indicada, as meninas disseram que "Amarramos o suporte no poste e elas ainda colaram o cartaz com a frase: ‘Mais vida e menos mortes’, além da hashtag #contra o coronavírus.”.
Uma das irmãs disse que "Eu me senti com orgulho de mim mesma, por saber que podia ajudar alguém. Essas pessoas que vivem na rua. Me senti feliz, porque não tem muita gente que lembra deles.".
Segundo a menina, o projeto da sua iniciativa já ganhou mais adeptos, porque seus coleguinhas da rua também vão espalhar os suportes por outros pontos do bairro.
É evidente que é muito bom ter orgulho de si, linda menina, porque o seu coração exprime real sentimento de amor ao próximo, que tanto precisa disso, uma vez que o Estado jamais vai lembrar de proteger o povo que não tem condições de viver sem essa forma de reciclagem.
Como é bom se conhecer iniciativa vindo da imaginação de crianças, que se preocupam com o seu próximo, em atitude que muito contribui para a elevação do ser humano, que ainda tem tempo para entender, até involuntariamente, que o ensinamento do Evangelho é exatamente esse de bem servir o seu irmão.
Trata-se de duas garotas de ouro, que demonstram que ter o Espírito Santo nos seus corações, ainda na flor da idade, que batem felizes por terem a oportunidade de fazer obra que eleva o seu sentimento de ser humano especial, diante de obra digna de reconhecimento, tanto útil como saudável.
Essas garotas especiais merecem os parabéns e o incentivo para que elas continuem praticando boas ações e as pondo em prática, porque a sua obra, que parece de muita singeleza, constitui maravilhoso exemplo que deve ser seguido Brasil afora, diante da criação de algo que pode contribuir para se evitar contaminações e doenças graves.
Espero que esse grande Brasil, tão cheio de gente desacreditada, receba como importante lição de amor ao próximo esse maravilhoso exemplo que nasce exatamente na periferia, onde é preciso aumentar os cuidados com a higienização das pessoas, que têm muito pouca assistência do Estado, nesse sentido.
Confesso que meu coração se encheu de alegria, tão logo tomei conhecimento dessa feliz iniciativa e só queria agradecer a Deus pelo fato de que as boas ações podem surgir a qualquer momento, bastando ter boa vontade no coração, até mesmo com inacreditável singeleza, como foi a colocação, separadamente, de água e sabão, que tem a finalidade de facilitar a assepsia de pessoas.
Parabenizo as graciosas meninas de Sorocaba, São Paulo, por seu gesto de amor e solidariedade ao seu semelhante, na esperança de que sua ideia se multiplique e sirva de lição para outras igualmente maravilhosas.    
Brasília, em 7 de abril de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário