Diante das críticas oriundas dos pais de outros
alunos da mesma escola onde tudo teve origem, a mãe da menina criadora da
página “Diário de Classe” decidiu desabafar sobre os acontecimentos, se referindo
a eles como covardes e afirmando que sua filha não é “cordeirinho”. Após a ida
da filha à Delegacia de Polícia se explicar, em razão dos seus comentários na
rede social, ela disse que estava surpresa com as represálias de pais e alunos
da escola quanto às postagens das denúncias. Ela afirmou que "A escola está mudando por causa da Isadora,
por causa de sua ousadia, e todos são beneficiados com isso, pois as mudanças
continuam ocorrendo, mas algumas crianças nem querem se sentar do lado dela,
como se ela tivesse agredido os professores". A sua preocupação é
quanto à falta de apoio dos pais dos demais alunos, que preferem se passar por
cordeirinhos, não reclamando das precariedades na escola, para não ficarem de
mal com a direção e com os professores, deixando de se envolver com as causas
do bem do ensino dos seus filhos, cuja acomodação tende a prejudicar a
conscientização sobre as melhorias pretendidas por todos. Por fim, ela deixa
claro que sua filha não é criminosa, pelo fato de ter mostrado ao mundo as
falhas na escola onde estuda e ter conseguido por isso melhorias nas suas instalações,
não merecendo, por questão de justiça, haver desprezo pelos seus atos. A ideia
do “Diário de Classe” suscitou maravilhosa oportunidade para que a sociedade
pudesse discutir, de forma democrática, os problemas no âmbito das escolas,
como instrumento para convocar os envolvidos à participação do entendimento
quanto à necessidade da melhoria do ensino como um todo, consistindo na
valorização dos professores, na qualificação do ensino, no estímulo dos alunos
e no saneamento das deficiências das dependências e instalações escolares. Em
se tratando da melhoria do ensino, seria conveniente que houvesse a espontânea
disponibilização de todos, tendo em vista que não há, nessa luta justa, vencido
em hipótese alguma, mas sim beneficiários das melhorias proporcionadas com
correção ao ensino. É pena que a lição dessa
inteligente garota não tenha servido para mostrar o quanto o brasileiro tem o
cérebro reduzido, quando demonstra preferência pela continuação de aplausos à
incompetência e à falta de gerenciamento do serviço público, em todos os níveis
de governo. Este singular momento do "Diário de Classe" pode ser
aproveitado como instrumento capaz para a reafirmação da sociedade, no sentido
de não mais permitir que as mazelas continuem acontecendo no país, que, com
raras exceções, vêm acorrendo devido ao costumeiro desmazelo na prestação dos
serviços de qualidade, a exemplo da precariedade das escolas e suas
instalações. Urge que a sociedade tenha sensibilidade para compreender que a
união de todos tem o poder de contribuir para a consecução dos objetivos de
reafirmação dos princípios democráticos, independentemente de quem teve a
iniciativa da ideia, haja vista que a maior importância desse processo é o
resultado das medidas adotadas, certamente em benefício de todos. Acorda,
Brasil!
ANTONIO ADALMIR FERNANDES
Brasília, em 09 de outubro de 2012
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