domingo, 18 de agosto de 2019

Publicação do meu 40º livro


Desta feita, sinto-me com o coração transbordando de felicidade, diante do anúncio que faço agora sobre a façanha de ter concluído mais um precioso livro na minha carreira literária.
Aproveito a oportunidade para agradecer a bondade de Deus, que tem me ajudado decisivamente na elaboração das minhas crônicas, a evidenciar a graça que sempre acontece uma após a outra, numa sequência que me enche de contentamento, o que tem sido motivo de alegria e realização de puder participar desse mundo mágico trabalhando com as palavras e as ideias, fato que me ajuda a sentir que meu coração fica em permanente estado de graças, por esse maravilhoso presente dos deusas da literatura à minha pessoa.
Trata-se do meu 40º livro, que recebeu o título de “Cirurgia sobre fatos”, em forma de privilegiar o trabalho e a dedicação do homenageado da vez, o qual versa, como de costume, sobre a análise de fatos da vida, na forma como gosto de interpretá-los, com destaque para as matérias mais importantes do dia a dia, evidentemente sob o meu prisma de avaliação.
Impende ser enfatizado que a análise do noticiário político-administrativo continua em realce nas minhas crônicas, que também têm sido o foco da mídia, diante das discussões sobre os projetos e as reformas de interesse do governo, que, para variar, sempre se encontra em meio ao engalfinhamento com os problemas de ordem econômica e política, que parecem nunca ter fim.
Nessa mesma linha de análise dos fatos, despontam, nas minhas crônicas, matérias relacionadas com a governabilidade do país, entre outros assuntos que são modelados e analisados diariamente, versando, em especial, sobre a abordagem, o esclarecimento e a opinião pessoal, sempre enfocados com minúcia, envolvendo temas da atualidade, com a devida relevância para a sociedade.
Como já houve a benfazeja institucionalização, que se tornou praxe nos meus livros, sempre renovo o prazer de se prestar carinhosa e merecida homenagem, em forma de dedicatória, a uma personalidade considerada importante na minha vida, que é digna da sua lembrança, nestes momento e local especiais.
Nesta oportunidade, Deus me prestigiou com a fartura da alegria de puder homenagear uma das pessoas que eu mais prezo desde quando cheguei em Brasília, diante da imensurável importância que ele representa na minha vida, dizendo que a minha gratidão por ele é eterna, ilimitada e não caberia em somente um livro.
A elaboração deste livro coincidiu exatamente com as comemorações do aniversário dos noventa anos do ilustre e respeitável doutor Francisco Pinheiro Rocha, a quem eu o dedico, em reconhecimento pelo muito que ele fez em benefício da minha pessoa.
A propósito, convém que seja ressaltado que escrevi as seguintes crônicas dedicadas a doutor Francisco Pinheiro Rocha ou relacionadas com as comemorações dos seus noventa anos de vida, todas constantes deste livro, que receberam os títulos a saber: “Parabéns ao meu anjo da guarda” (5/07/2019); “O sentimento do coração” (6/07/2019); “O carinho de conterrâneos” (7/07/2019); “Salve o maior filho de Uiraúna” (14/07/2019); e “O orgulho de Uiraúna” (15/07/2019), respectivamente sumariadas às fls. 84, 88, 91, 127 e 132.
As referidas crônicas foram escritas com o carinho que brota naturalmente do coração, para traduzir o muito do meu sentimento de apreço por padrinho Pinheiro, a par de enfatizar que os textos falando sobre essa personalidade de  extraordinária grandeza somente enriqueceu o conteúdo deste livro.
Por certo, tive o especial merecimento da felicidade de ter contado com a ajuda de Deus para declarar o que meu coração sente e jamais teria sido possível com o tanto das palavras nascidas de bom sentimento por pessoa tão valoroso na minha vida.
Ao menos, o tanto do que sinto por padrinho Pinheiro, em termos de gratidão, fica descrito e patenteado muito claro e para sempre nos anais da literatura escrita por mim, que imagino ser seu principal admirador conterrâneo, a exemplo do que consta, sucintamente, do texto a seguir, sobressaindo a sua grandeza como astro de muita luz no mundo da medicina, pela importância do seu trabalho em benefício revertido para o ser humano.
A fotografia da capa do livro em causa mostra lindo e encantador pé de Pinheiro, colocado ali de maneira deliberada para prestar homenagem ao nome do estimado padrinho Pinheiro, a mostrar a sua fortaleza como pessoa.
Eis a seguir a citada dedicatória registrada, com muito carinho, no meu 40º, que certamente nem teria sido escrito se não fossem as ajudas e os apoios dados por doutor Pinheiro à minha pessoa:
                                                 “DEDICATÓRIA
É com enorme satisfação, em forma de sublime gratidão, que dedico este livro ao prestigiado e célebre doutor Francisco Pinheiro Rocha, meu primo, padrinho e mais importante apoiador da minha vida, desde os primeiros momentos da minha chegada em Brasília, nos memoráveis idos de 1966. Este singelo reconhecimento ganha relevância ao ensejo das comemorações de seus noventa anos de vida, certamente que muito pouco representa diante de seus extraordinários apoios e ajudas à minha pessoa, sempre com a melhor das boas vontades e desejos quanto ao meu sucesso, com o que não se pode negar que somente um anjo da guarda seria capaz de fazer o que padrinho Pinheiro fez em meu favor, que, de per si, pareciam algo de somenos importância, mas os resultados foram capazes de alavancar e transformar a minha vida, por completa. Já não tenho mais a menor dúvida de que, qualquer forma de homenagear esse respeitadíssimo homem, seria impossível traduzir, em atos e/ou palavras, o tamanho da importância da sua contribuição para o meu progresso, o que vale dizer, em síntese, que, não fossem a sua atenção e o seu apoio, eu jamais teria atingido o topo do Everest – como figura de linguagem -, como assim eu me considero, que eu soube aproveitar, de forma espetacular, as oportunidades que me foram propiciadas, tanto por ele como por outras valiosas pessoas, que também merecem a minha gratidão. Esse gênio da medicina é responsável pela execução de importantes missões e projetos com viés praticamente sobre-humano no campo da Ciência Médica, que ele se propôs a cuidar e gerenciar a vida inteira, sempre com inexcedíveis zelo, dedicação, competência e responsabilidade profissionais. Hoje, doutor Pinheiro é pessoa extremamente realizada na vida, quando completa seus invejáveis noventa anos, na certeza tanto de ter realizado magníficos trabalhos como também de conhecer, em vida, o excelente retorno do manancial planejado e executado sob as suas eficientes orientação e gestão, onde ficaram registradas as marcas da sua brilhante passagem, com o selo garantido e atestado do melhor padrão de qualidade, observando-se que tudo isso teve importantíssimo significado revertido em benefício do seu semelhante. Doutor Pinheiro se valeu da Ciência Médica para se projetar no cenário nacional como inteligente médico que conseguiu realizar preciosas práticas técnico-científicas voltadas diretamente para o bem da humanidade, sendo referência nacional de competência, eficiência e responsabilidade. Certamente que doutor Pinheiro, na altura da sua vastíssima experiência como médico e cientista de notoriedade na sua especialidade de cirurgião geral, sabe perfeitamente avaliar a grandeza da sua magnífica obra e o real significado do seu legado, que certamente passará para a história como sendo da maior significância para a humanidade. Convém assinalar que o sucesso do homem, via de regra, nunca acontece sem importante parceria, que sempre tem forte ligação na sua vida, por ser a ressonância das suas inquietações, ideias e decisões, refiro-me, no caso, à pessoa de dona Kilma Pinheiro, uma dama de mulher atenciosa, prestativa e de inigualável educação, que sempre me tratou com a finesse muito além do meu merecimento, a quem não tenho senão gestos de reconhecimento e gratidão, por sua imensurável gentileza. Por derradeiro, resta-me aplaudir, sobretudo, a gigantesca e importante obra realizada por doutor Francisco Pinheiro Rocha e, de mãos postas, aproveitar o ensejo para agradecer a Deus pela felicidade de tê-lo colocado na trajetória da minha vida, porquanto ele foi fidelíssimo em cumprir a majestosa missão de me apoiar e socorrer sempre que precisei de seus préstimos, rogando ao Criador que não se canse de protegê-lo, em todos os sentidos, propiciando-lhe as graças de longa vida, sempre abençoada com felicidade, saúde, harmonia e amor, sendo que este tem sido inarredavelmente companheiro de seu coração, como demonstrado em toda a sua vida.”.
Com o meu muito obrigado.
Brasília, em 17 de agosto de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário