segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

A sabedoria de conterrâneo

 

Diante de crônica por meio da qual agradeci a bondade da mensagem escrita por nobre conterrâneo, o mestre Xavier Fernandes, mais uma vez o meu trabalho literario foi alvo de importantes avaliações, pela lavra dele, conforme o agradável texto a seguir.

          Caríssimo irmão Conterrâneo Antônio Adalmir! Sua retribuição de forma tão generosa a minha mensagem foi em dose bastante reforçada, me deixou por demais lisongeado, e ao mesmo tempo sem jeito, As palavras da minha mensagem que felicitamos pelo seu Aniversário, apenas se aproximaram um pouco do seu potencial indiscutível de expor tantos temas e textos importantíssimos carregados com argumentos inesgotáveis vindos de uma fonte infinita de conhecimentos, textos e obras de muita beleza, estilo e elegância vocabular. A sua inteligência brilha e nos encanta fazendo sim, nos faz vaidosos e orgulhosos em pertencer ao mesmo pedaço do planeta que o ilustre Amigo pertence: A nossa querida Uiraúna. Agradecemos a Deus por presenteá-lo com toda essa inspiração e sabedoria! Nossos aplausos e homenagens para Você: Grande e Genial Mestre das letras.”.

Como resposta à gentil mensagem, eu digo que não há nada em sentido reforçado quando apenas se diz a verdade sobre a sua pessoa, mestre Xavier Fernandes, que tem brilhante histórico de vida, laureado de formidáveis capacitações dignas da nossa admiração, que precisam sim ser ressaltadas, como forma de se evidenciar viva lição de amor ao povo de Uiraúna.

Diante da sua importância, mestre Xavier Fernandes, é motivo de regozijo ter a companhia de pessoa que realmente merece a admiração de todos, graças aos seus fantásticos méritos, como é o seu caso.

Quanto à minha pessoa, digo que você, ilustre conterrâneo, esbanja bondade em me avaliar, cujo resultado me deixa cada vez mais sem jeito para compreendê-lo e aceitá-lo, normalmente, conforme é do meio feitio de simplicidade e modéstia, em tudo na vida.

É evidente que convêm ser respeitados a sua inteligência e o seu tirocínio quanto às qualificações atribuídas com tanta generosidade à minha pessoa, em que pese eu imaginar que elas são dosadas em medidas bastante magnânimas.

Quem não gostaria de ser lembrado, no dizer do alto da autoridade e da competência do notável mestre Xavier Fernandes, como o “Grande e Genial Mestre das letras”, sendo autor de “textos e obras de muita beleza, estilo e elegância vocabular” e também que “A sua (minha) inteligência brilha e nos encanta...”, a ponto de nos fazer “vaidosos e orgulhosos em pertencer ao mesmo pedaço do planeta que o ilustre Amigo pertence: A nossa querida Uiraúna.”?

A bem de se ver, não poderiam haver melhores expressões como essas, porque elas falam por si sós e dizem, em magistral síntese, tudo de bom que alguém gostaria de conhecer e sentir sobre si, mesmo que isso seja fruto da prodigalidade de coração divinamente abençoado para a disseminação das coisas do amor humano.

Sei perfeitamente das minhas limitações e capacidades para escrever meus textos, certamente para me exprimir na forma como gosto, tendo visão de que tudo isso se situa no campo apenas da normalidade intelectual.

Daí a minha agradabilíssima alegria de ser merecedor dos elogios da lavra desse grande uiraunense, que me encantam e me estimulam ao continuado exercício da escrita, com o amor de quem pretende contribuir com a minha experiência para a disseminação de muitas obras literárias.

Enfim, é muito importante, na vida, que nossos atos possam, de alguma forma, refletir junto às pessoas e que eles sejam lembrados como ação dignas de valorização do ser humano, como tentativa de, pelo menos, ser agradável ao semelhante.

Com essa compreensão, rogo a Deus que eu possa ser merecedor de grandiosas inspirações para a escrita de importantes textos, para satisfazer à ansiedade de meus geniais e bondosos seguidores.

Muito obrigado, mestre Xavier Fernandes, por suas palavras de apoio e estímulo ao meu trabalho literário.

Brasília, em 30  de janeiro de 2023  

Nenhum comentário:

Postar um comentário