domingo, 29 de janeiro de 2023

O carinho de Xavier Fernandes

            Por ocasião do meu aniversário, recebi inúmeras mensagens de carinho, em que todas encheram meu coração de alegria, em razão da evidente atenção das pessoas ao meu trabalho literário.

Uma dessas mensagens foi escrita pelo ilustre conterrâneo, mestre Xavier Fernandes, escritor, musicista, professor, historiador de renome, entre outros dotes intelectuais, que não economizou adjetivação ao meu trabalho literário, conforme a mensagem a seguir.

Hoje Parabenizamos o nosso ilustre Amigo Conterrâneo: Dr. Antônio Adalmir Fernandes! Uma personalidade de destaque no mundo da cultura, Escritor, cronista, comentarista e Autor de quase setenta obras que descreve personalidades que fizeram a história da nossa terra, e outros temas importantes e atuais. Adalmir É um fenômeno, um gênio na Arte de Escrever: vaidade e orgulho para nós seus conterrâneos e admiradores! Um homem inspirado e abençoado com o Dom da inteligência e da sabedoria! Feliz Aniversário! Com as bênçãos de JMJ. Vida longa! Saúde e sucesso! Um forte abraço de Xavier e Consolação! Viva o Mestre Adalmir, Ilustre Uiraunense!”.

Em resposta, em disse ao nobre conterrâneo que sabia perfeitamente que a intenção dele não era me emocionar, logo no dia em que aniversario, mas as suas palavras são muito fortes e carregadas de elogios que vão muito além do meu merecimento, posto que elas certamente brotam do seu pensamento generoso de agradar o seu semelhante.

A verdade é que não poderia haver presente melhor, no meu aniversário, do que ser mimado, no bom sentido, com a atribuição em forma de gigantesca responsabilidade de ser considerado "um fenômeno, um gênio na Arte de Escrever", a ponto de me tornar "vaidade e orgulho para nós seus conterrâneos e admiradores!", por eu ser "Um homem inspirado e abençoado com o Dom da inteligência e da sabedoria!".

Tudo isso, por certo, traspassa à minha real capacidade de escritor que realmente tenho, de fato e de direito, por ser apenas dedicado escravo fiel aos sentimentos sobre a verdade dos fatos da vida, procurando mostrar, com muito amor, os meus propósitos por que escrevo, na tentativa de ser útil à sociedade, ao querer levar, ao conhecimento dela, algo diferenciado, sob o aspecto relacionado à visão corajosa de analisar esses fatos e sintetizar opiniões pertinentes.

Procuro sim me identificar também com a história de muitos conterrâneos da minha época de infância, como forma auspiciosa de resgatar valores humanos e culturais de Uiraúna, a quem tenho preito de gratidão, por ter nascido nessa querida terra de ilustres e inteligentes homens, de notória grandeza intelectual, como você, mestre Xavier Fernandes, que tem sido laureado e aplaudido, em reconhecimento por seu brilhante trabalho de historiador astuto, justo e fiel à verdade da história de um povo.

Enfim, afirmo que me emocionei muito com a generosidade das palavras ditas pelo admirável mestre Xavier Fernandes, que tem sido pródigo, até demais, em apreciar e avaliar os meus escritos, fato este que tem o condão de aumentar a minha responsabilidade na escrita, no sentido do aprimoramento dos textos, para corresponder às expectativas pessoas do alto nível intelectual, como o nosso admirável conterrâneo, de boa cepa.   

Sim, fico muito feliz de ser alvo de tão expressivas e especiais referências ao meu trabalho literário, dizendo, enfim, que essa bondade condiz, certamente, com a magnanimidade própria das pessoas vindas de linhagem nobre, acostumadas à valorização da cultura e do ser humano.

Diante do exposto, digo, mestre Xavier Fernandes, que sou muito grato por suas palavras de muito carinho ao meu trabalho literário, rogando a Deus que eu possa experimentar o sabor das suas expressões elogiosas, porque elas são realmente ansiadas pelos mais modestos escribas como eu.

Muito obrigado, mestre Xavier Fernandes.

          Brasília, em 29 de janeiro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário