terça-feira, 4 de outubro de 2016

Aniversário de Aldenir



"A humildade é a mãe de todas as virtudes - a pureza, a caridade e a obediência. É em ser humilde que o nosso amor se torna real, dedicado e ardente...". Santa Teresa de Calcutá



As singelas palavras de Madre Teresa de Calcutá são a base de inspiração para as pessoas viverem em estado de humildade e harmonia com o seu semelhante, em permanente valorização dos princípios de simplicidade e de humanidade, com o eterno sentimento de sempre puder servir, sem nunca exigir recompensas pelas contribuições ao próximo.

          A compreensão sobre os verdadeiros sentimentos de humildade não tem a menor dificuldade para as pessoas de bom coração, porque a sua materialização é espontânea e transparente, mediante atos e ações de pessoas desapegadas de vaidade e de pretensões impossíveis.

Os fatos e as circunstâncias da vida mostram que as pessoas que praticam as benfazejas ações de humildade são pródigas na compreensão sobre os sentimentos do seu próximo, tendo maior facilidade para tanto do que aquelas que os ignoram, porque a simplicidade exige domínio, aprendizagem e ensinamento permanentes.

Tudo o que foi dito acima faz sentido tão somente para dizer que ninguém chega aos setenta anos de vida, com tamanhos vigor, entusiasmo, dedicação e amor sem primar pelos sentimentos de humildade, na convivência com seus semelhantes.

Estamos, agora, muito felizes diante da comemoração dos setenta anos de vida da amada Aldenir, que nos brinda com a sua permanente disposição de otimismo, humildade, alegria e felicidade, espargindo sobre nós seus sorriso fácil e carisma de quem sempre estar de bem com a vida e ainda consegue transmitir às pessoas, espontaneamente, seus sentimentos de amizade, paz, bondade e amor.

Este momento exige que eu olhe para o passado, contemplá-lo demoradamente e ver a verdadeira importância da sua pessoa, especialmente para mim, por ter ocupado, com totais desapego e desprendimento às realizações e aos interesses pessoais, o maior tempo da sua vida ao meu lado, compartilhando majestoso projeto de vida absolutamente vitorioso e exitoso, conforme comprovam, de forma sobeja, a união e a solidez de uma família muito bem estruturada e alicerçada no bem comum, bastante consciente da relevância dessa maravilhosa união de longa data, que foi construída passo a passo, sob rigorosos métodos e padrões de qualidade familiar, tendo a firmeza da sua batuta.

Há um providencial provérbio chinês, que sabiamente diz: “Se você quer felicidade por toda vida, ajude alguém”. Sou testemunha que esse sentimento especial de ajuda foi sempre perseguido e conquistado por Aldenir, que tem como lema permanente ajudar seu semelhante, sem pensar em recompensa, sem se preocupar com as circunstâncias senão de servir ao próximo.

Uma característica fundamental da aniversariante é a forte cresça nos princípios espirituais, não importando suas origens, fato este que certamente pode ter contribuído para explicar e se compreender como ela sempre consegue superar as dificuldades enfrentadas na vida e ainda procurar transmitir para as pessoas verdadeira lição de vida, haurida de suas experiências.

Outra marca importante de Aldenir é a insistência em ser gentil com todos e demonstrar sua atenção e o seu amor do próximo, na certeza de que essa é a maneira apropriada para a realização da felicidade por todos, que é conseguida com a bravura de quem acredita que ela realmente existe e está ao alcance das pessoas que têm amor no coração e demonstra isso no dia a dia, por meio de atos e ações que nos tocam de verdade.

Aldenir é dessas pessoas que nunca ficam velhas, em que pese o passar do tempo, porque nela há permanente disposição para servir, ajudar e participar em algo que possa contribuir para a construção do bem, sempre com o propósito de se manter em atividade e de ser útil, mostrando vitalidade, força de vontade e capacidade para dizer que eu quero, eu posso ajudar e contribuir para a felicidade de todos.

A história mostra que, por trás de uma grande e vitoriosa mulher sempre há alguém com cabeça dura e isso até pode ser verdade, mas também é muito mais verdadeiro que, logo abaixo desse crânio resistente, haja um coração mole, que tem a sensibilidade de compreender que tudo na vida tem suas razões, que a própria razão desconhece, e que existe plena convicção de que o amor dentro desse coração é muito forte e capaz de entender que, pensando e agindo assim, é possível progredir e alcançar a união familiar, repleta de belos exemplos de harmonia, união e amor.

Antes de concluir, abro espaço para registrar mensagens enviadas pelos pimpolhos, em forma de promessas, como presente pelo transcurso do aniversário da mãezona, na forma a seguir:

Alysson: - Querida baixinha, felicito por seu “Setentão” e prometo doravante intensificar as inscrições em corridas atléticas, passeios comemorativos e até maratonas, para que você cuide, com zelo ímpar, de Ana Luísa e Pedro, nesses eventos maravilhosos.

Aline: - Querida mãe, receba meus parabéns por mais uma importante primavera, prometendo a você que venho pensando muitíssimo como minimizar meus incontroláveis e obsessivos desejos de participar de curso de pós-graduação.

Andersen: - Querida mamãe, parabenizo pelos setenta anos da sua vida, comprometendo-me que terei imenso prazer em sempre levar você para fazer companhia a Liz e Lara em tudo que disser respeito a eventos infantis, pois sei que você se diverte muito.

As queridas noras Clara e Priscilla também pediram que fossem transmitidos os parabéns para dona Aldenir, pelo aniversário especial, dizendo que terão o maior prazer em conviver com ela, pelo menos, o dobro da sua idade.

Os amados netos, a par de desejar feliz aniversário, fizeram questão de mandar breves mensagens para a vovó, conforme abaixo:

 Ana Luísa: - Vou pedir a Papai do céu que, neste dia, conceda a você muita saúde, para que eu tenha a felicidade de estar sempre usufruindo a sua bondade e o seu amor.

Pedro Henrique: - Quero que Deus atenda seus desejos como presente de aniversário.

Liz: - Agradeço a você, vovó Denir, por sua dedicação às nossas brincadeiras muito proveitosas, sempre com novidades e muito divertidas, que me deixam bastante feliz.

Lara: - A Liz já me disse que você anseia em brincar também comigo e que suas brincadeiras são muito estimulantes e alegres.

Obrigado, Deus, pela graça da comemoração em família do aniversário de Aldenir, quando celebramos com muita alegria as dádivas da vida, na certeza de que, juntos, é muito mais fácil se compreender as suas belezas, principalmente quando decidimos compartilhar nossos projetos de vida, tendo como propósito a valorização de nossos sentimentos e nossas convicções.

Parabenizo a querida Aldenir, pelo transcurso de seu natalício, augurando ao bondoso Deus que continue abençoando e iluminando a sua vida, que ela seja cada vez mais recheada de saúde, energia, otimismo, bondade e amor.

          ANTONIO ADALMIR FERNANDES

          Brasília, em 04 de outubro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário