terça-feira, 23 de julho de 2019

Amor ao Brasil!


Precisamente ontem, escrevi a crônica intitulada “Amor à Paraíba”, onde descrevi, a título de esclarecimento e em ligeiras palavras, algumas passagens sobre o emprego popular do vocábulo “paraíba”, mais precisamente por parte de cariocas, inclusive pelos que imigraram, concluindo por que, verbis: “É claro que eu espero que minha querida Paraíba seja sempre e apenas falada e comentada sobre as suas belezas e encantos naturais, sua deliciosíssima culinária, seu povo maravilhoso e gentil e principalmente o amor abundante existente nos corações das pessoas que sabem perfeitamente valorizar com carinho os sentimentos humanos.”.
Diante disso, muitas pessoas gostaram do texto a que se refere e outras se manifestaram em seu apoio, sendo que o querido companheiro de bancos escolares, na inesquecível Escola de Especialistas de Aeronáutica, Márcio Nakandacare, surpreende-me com uma pérola, enaltecendo o verdadeiro sentimento de amor ao Brasil.    
Eis o texto da lavra do Márcio: “MUITO BEM ESCRITO ADALMIR, E VEJA SÓ ONDE NOSSA VIDA MILITAR NOS LEVOU. EU PAULISTANO RADICADO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES E AMO MUITO ESTA TERRA, SIM COMO OS SEUS NATIVOS, E VOCÊ PARAIBANO RADICADO NO PLANALTO CENTRAL, MAS O QUE NOS LEVOU A ISSO FOI NOSSA EDUCAÇÃO MILITAR, ONDE SOMOS UM SÓ, QUER SEJAMOS PARAÍBAS, CEARENSES, ARATACAS, BAIANOS, JAPAS, GAÚCHOS, CARIOCAS, PAULISTAS, ALEMÃES, CATARINAS. ENFIM, SOMOS ANTES DE TUDO MILITARES QUE APENAS AMAMOS O BRASIL.”.
É tudo verdade, meu caso irmão Márcio, o que você resumiu como sendo a nossa história de brasilidade, que tem por base os princípios que nutrimos e consolidamos ao longo de nossas vidas.
Não há a menor dúvida de que o sentimento de brasilidade precisa ser demonstrado com relação ao todo e jamais somente no tocante à parte, porque o amor do coração se manifesta por completo, espontâneo.
É evidente que cada cidadão pode ter suas preferências, mas isso há de ter um motivo particular, como, especificamente, no meu caso, que tenho enorme paixão por Brasília, onde me foram propiciadas reais condições para que eu pudesse dá vazão à minha vocação de destemido batalhador à procura de vencer os obstáculos naturais da jornada da vida e me realizasse plenamente como servidor público.
Ou seja, isso é meramente circunstancial, mas, em linhas gerais, somos brasileiros e sentimos enorme ansiedade para que o Brasil seja integrado com o verdadeiro espírito de patriotismo e amor ao povo, sem discriminação nem forma de superioridade nem inferioridade entre os irmãos dessa bela pátria amada: Brasil!
Parabenizo o respeitável Márcio, por sua bela e autêntica forma de expressar seu sentimento de amor ao Brasil, em demonstração de que pensamento diferente disso só contribui para a desintegração e o distanciamento sobre a defesa dos princípios de brasilidade e patriotismo.
Brasil: apenas o ame!
Brasília, em 23 de julho de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário