sábado, 25 de dezembro de 2021

Feliz Natal!

 

Já é Natal, que tem como anúncio para a humanidade que o Menino Jesus nasceu e se encontra entre nós, para alegrar nossos corações e enchê-los de júbilos, pelo maravilhoso presente enviado por Deus, permitindo a chegado de seu filho unigênito, que veio para trazer esperança da renovação do mundo, por meio da evolução e do aperfeiçoamento dos homens.

Na verdade, o homem somente se aperfeiçoa quando ele se conscientizar de que o simbolismo do Natal, como força maior do amor divino, somente faz sentido se a humanidade compreender que esse sentimento poderoso deva proliferar no seu seio, por meio de ações efetivas de compaixão disseminadas pelos homens de boa vontade.

É bem possível que haja o convencimento de que o Natal seja propício para o homem refletir sobre o seu comportamento diante do seu viver, como forma da renovação das esperanças.

Essa renovação precisa ficar especificamente no plano do sentimento humano, uma vez que a evolução da humanidade caminha em velocidade tão rápida que convém que a nossa reflexão seja despertada em cada momento de nossas vidas e não somente nesta data especial da comemoração do nascimento de Jesus Cristo, onde, na verdade, há o real despertar para as boas ações, como a necessidade da solidariedade, da compreensão e do amor entre os homens, mas isso é desejável que aconteça de maneira espontânea e continuada, não somente na época natalina.

Na prática, o melhor sentido do Natal é realmente a oportunidade da esperança de se comemorar a existência de Deus em nós, pelo sentimento do verdadeiro viver plenamente, aproveitando o ensejo para a disseminação do melhor de cada um de nós, em forma de amor ao próximo, segundo o mandamento do Evangelho.

O Natal é sim o momento que se harmoniza com a busca da paz, em especial no coração das pessoas que têm dificuldade para a construção desse sentimento de amor dentro do seu íntimo.

É preciso que a paz do mundo se opere dentro de cada um nós, que tem o poder de controlar os impulsos e vislumbrar os melhores caminhos na construção do mundo melhor para se viver, em perfeita harmonia com a paz interior, que é um dos maiores sentimentos natalinos com plena capacidade para a compreensão da grandeza da humanidade.

Não se consegue construir e dominar a paz com meras palavras, mas sim com trabalho persistente de domínio dos sentimentos, por meio da aceitação e do amar à realidade da vida.

Convém que as pessoas se interessem pela busca da espiritualidade superior de compreensão e fortalecimento do corpo e da alma, como forma altruísta de domínio da mente, para a somatização do estado de serenidade capaz de compreender o seu próximo, sem necessidade de julgá-lo por seus atos, porque isso tem o sentido de censura e condenação, que são poderes estranhos à competência do homem.

Assim, a bondade do Natal é também a maravilhosa esperança do renascimento do céu de bondade que inspira muito mais sentimento de amor entre os homens de boa vontade, pelo desejo de alegrias, felicidades e principalmente do fortalecimento dos princípios da paz e da harmonia nas relações entre os homens.

A felicidade do homem só acontece quando ele é capaz de viver em paz consigo mesmo e com o seu próximo e essa paz, por incrível que possa parecer, sempre aparece em forma de brilhos intensos no Natal, exatamente por força dos poderes milagrosos do Menino Jesus, que aparece entre nós, em cada ano, precisamente para lembrar que não faz sentido algum para a felicidade do homem a vida sem a paz, em todas as suas formas.

A paz nasce dentro de nós e é tão sólida quanto ao amor construído em cada coração, segundo os ensinamentos emanados pelo Evangelho de Jesus Cristo, que tem como princípio essencial o amor ao próximo.

O permanente Natal em nossas vidas pode ser sentido no dia a dia e só depende querer que o culto especial que o inspira seja acalentado na constante alegria pela presença de Jesus Cristo vivo dentro de nós.

Enfim, na época natalina, percebe-se, no íntimo das pessoas, com clareza, o verdadeiro e mais puro sentimento dos princípios inspiradores do significado das comemorações do Natal, que é a beleza do amor simbolizado no Menino Jesus.

Feliz Natal para todos!

Brasília, em 25 de dezembro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário